Seguidores

quarta-feira, 20 de julho de 2011

19/07/2011 21:02 Linha com cerol faz mais uma vítima Este é o terceiro caso registrado em Rio Preto, neste mês; de janeiro até agora a Guarda Municipal fez 71 apreensões de material, 35 só no final de semana


Janaina de Paula
Agência BOM DIA
O mototaxista Jesus Aparecido Preda, 50 anos, teve o pescoço cortado ao ser atingido por uma linha com cerol segunda-feira (18), em Rio Preto.
A vítima fazia uma corrida pelo Distrito Adail Vetorasso quando aconteceu o acidente. O caso só não foi mais grave porque Jesus foi protegido pela gola de uma camiseta. O cerol era tão potente que destruiu a antena de proteção que Jesus tinha na moto.

Este é o terceiro caso de acidente envolvendo cerol registrado na cidade neste mês. Em setembro do ano passado, uma pessoa morreu no município vítima do cerol. 
Guarda Municipal mostra apreensões feitas durante este ano. 
(Foto: Milena Aurea/Agência BOM DIA)

De janeiro até agora, a Guarda Municipal apreendeu 71 pipas com cerol. Dessas, 35 só no último final de semana. O número de apreensões ainda deve aumentar no próximo mês. As férias estão acabando, mas vem aí a temporada de ventos, período preferido de quem solta pipa. De acordo com Cinira Martins, diretora operacional da Guarda, a maior parte de apreensões de linha com cerol é feita na zona norte.
Ela afirma também que agora a Guarda está com atenção voltada para a linha chilena, uma espécie de cerol turbinado feito com pó de alumínio. “Temos informações de que este tipo de linha está sendo fabricada na cidade. Mas ainda não flagramos nenhum caso”, disse Cinira.
Em Rio Preto, a lei 10.842 proíbe o uso de cerol. Quem for flagrado com o artefato será multado. O valor da multa é de meiosalário mínimo, o equivalente a R$ 272,50. Em caso de reincidência, a multa será em dobro. “Qualquer lugar que vende pipa é fácil comprar a linha chilena. É só pedir bem baixinho para o dono do local”, disse um adolescente de 16 anos, morador do Jardim Bela Vista, na zona norte.
Pipas também prejudicam energia
As pipas também prejudicam o abastecimento de energia em Rio Preto. Só neste mês, 2.080 clientes tiveram o fornecimento interrompido por causa de ocorrências envolvendo pipas, o que representa 3,70% do total de incidentes na rede registrados pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).
77 ocorrências com pipas foram registradas em Rio Preto de janeiro a julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário