Seguidores

terça-feira, 29 de novembro de 2011

´Guarda Municipal não precisa de arma´, defende Rodrigo Pimentel


Resposta a Especialista, do Especialista.

Rodrigo Pimentel 'Guarda Municipal não precisa de arma',








Fábio André do Nascimento, Especialista em Gerenciamento de Crise discorda.






Desculpe-me por estar adentrando em sua casa ou trabalho cidadão, por meio deste meio de comunicação para falar deste assunto o qual reflete na insegurança vivida na cidade do rio de Janeiro. Com invasões em comunidades, corrupções policiais e a dificuldade do Estado fazer cumprir a lei em todo o território não só no Rio como em diversos estados pelo Brasil.

Mas como especialista em gerenciamento de crise e atuando na segurança pública na cidade do Rio de Janeiro, me sinto no dever de participar e dar a minha  contribuição não só por ser especialista e atuar na segurança pública mas por ser cidadão e querer ver uma cidade mais segura para todos, e não posso lança mão desta ferramenta de comunicação em massa que é a internet, para responder a infeliz colocação de um grande profissional da área da Segurança Pública o qual tem repercutido de forma negativa em diversos lugares por ter utilizado um canal de grande circulação que é a GLOBO.

Bom Senhores (a) (s), hoje ao ler a seguinte matéria a qual o tema era: 'Guarda Municipal não precisa de arma', defende Rodrigo Pimentel  na internet BOM DIA BRASIL, me levou a pensar se realmente não é hora de termos um comentarista da Guarda Municipal para falar sobre este tema relativo ao Guarda Municipal!

 

Caro Especialista Rodrigo Pimentel não consigo entender aonde quer chegar levantando esta bandeira, a qual esta descrita na lei a sua legalidade acredita que o Sr deveria antes ter feito um levantamento da real necessidade de um guarda municipal e de sua atribuições e contribuições para com a SEGURANÇA PÚBLICA DO CIDADÃO.

 

Abaixo citarei texto escrito na reportagem pelo Rodrigo Pimentel e todas serão respondidas pelo Especialista, Fábio André do Nascimento.

 

_Rodrigo Pimentel: As Guardas Municipais, que surgiram depois da Constituição de 1988, não eram pra ser uma polícia de cada prefeitura. O município pode construir sua Guarda Municipal para proteger seu bem, seu serviço e seu patrimônio.

_Fábio André do Nascimento: Para esclarecer diz, que a vida do cidadão é o maior patrimônio que um cidadão pode ter.
Sendo assim a Lei Complementar 100 de 15 de outubro de 2009, abarcou onde que no REGIME DISCIPLINAR ESPECIAL Art. 18. Os servidores da área operacional da GM-RIO manterão observância dos seguintes preceitos de ética: I - servir à sociedade como obrigação fundamental; II - proteger vidas e bens; (...)

_Fábio André do nascimento: Concerteza tem razão NÃO ERA, mas devido à grande demanda e efetivo reduzido da policia militar e civil que era para realizar o serviço INVESTIGATIVO vem também realiza o serviço ostensivo demonstrando que a Policia Militar sozinha não consegue dar conta de prover segurança sem lançar mão de uma integração, o que em contra partida tem comprometido as INVESTIGAÇÕES.

_Fábio André do nascimento especialista explica sobre poder de Polícia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro:

Lei Complementar 100 de 15 de outubro de 2009 a qual passou os  Guarda Municipal para o Regime Estatutário diz: (...) XIII - exercer o poder de polícia no âmbito do Município do Rio de Janeiro, inclusive sancionatório, ressalvadas as hipóteses em que, por força de lei, a atribuição seja privativa de outra categoria funcional, situação em que poderá auxiliar a fiscalização com a prática de atos meramente materiais; (...)

PEC534 proposta em seu art.1 o parágrafo 8° do art.144 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

“8° Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas á proteção de suas populações, de seus bens, serviços, instalações e logradouros públicos municipais, conforme dispuser a lei federal.”

_Rodrigo Pimentel: Ela não tem poder de polícia, não pode abordar.

_Fábio André do Nascimento, conceito de abordagem para a guarda municipal Rio de Janeiro.
É um processo ordenado para aproximar-se de pessoa, objeto, área ou local. Este procedimento visa à verificação e constatação de irregularidade ou sinistro, utilizando-se de procedimentos, técnicas e meios apropriados. Instrutor André.

_Fábio André do Nascimento: Discordo o guarda municipal pode sim fazer a abordagem no caso de flagrante delito art.301, ou para orientar no caso de irregularidade administrativa Código de Postura Municipal 29.881 de 18 de setembro de 2008, Ex quando tem um vendedor comercializando produto obstruindo a calçada ele poderá realizar a abordagem com base nos 17.931 de 24 de setembro de 1999 e Decreto 33.657 de 14 de abril de 2011 que diz: abordagem do guarda deve ser feita com base no PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO-POP e esta ação do guarda deve ser realizada durante a abordagem de pessoas que estão praticando algum ato perturbador da ordem pública.

_Então o juiz coloca: “Como o guarda vai enfrentar o bandido?”. Mas ele não serve para enfrentar o bandido; serve para prevenir o pequeno delito. A sociedade não quer mais uma polícia, já tem polícia demais no país.

_Fábio André do Nascimento: como fará o guarda municipal para identificar se o pequeno delito irá ou não ser praticado com arma de fogo, e se o praticante é ou não BANDIDO? Cito o triste fato que ocorreu na Avenida: Rio Branco Rio de Janeiro, Complementando a resposta acima, onde diz A sociedade não quer mais uma polícia, esta resposta deve ser vinda de uma pesquisa onde se prima pela ética e a participação do povo.
 O corpo do soldado Bruno de Castro Ferreira foi enterrado no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio na manhã desta quinta-feira (18), dia em que completaria 30 anos. Ele foimorto com um tiro na cabeça, na tarde de quarta-feira (17), ao perseguir assaltantes na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio

_Rodrigo Pimentel: Mas a Guarda Municipal tem um papel importante, que é evitar o pequeno delito na praça, na escola, na frente da prefeitura.

 
_Fábio André do Nascimento: Caro Especialista a Polícia Militar e a Polícia civil estiveram em Copacabana realizando operação em uma praça onde existia tráfico de entorpecente será que o guarda municipal que fizer a denúncia ou acionar a policia militar estará seguro para trabalhar alí no dia seguinte com um bastão?

Operação contra tráfico de drogas em Copacabana prende 5, 26 de novembro de 2011  12h12 TERRA ONLINE.

Foto: A ação contou com 50 policiais e cães farejadores. Os agentes cercaram as principais entradas e saídas da praça.


Uma operação realizara por agentes da 12ª DP (Copacabana,) em conjunto com policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar (Copacabana), prendeu cinco pessoas e apreendeu dois adolescentes na noite de sexta-feira, no Rio de Janeiro. A ação teve como objetivo coibir o tráfico de drogas na praça Edmundo Bittencourt, no bairro Peixoto, zona sul da capital fluminense.
Os policias prenderam Roberto Luiz Garcia dos Santos, 23 anos, João Victor Baptista Trindade, 19 anos, Diogo Salgado Gomes, 26 anos, André Luis Mendonça de Moura, 23 anos, e Carlos Magno Cavalcanti Gonçalves dos Santos, 18 anos. Eles vão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte de arma e corrupção de menores. Com os suspeitos foram apreendidos um revólver calibre 38 com numeração raspada, R$ 509 em dinheiro, seis tabletes de maconha, 73 papelotes de cocaína e 57 pedras de crack.
De acordo com o delegado Antenor Martins Junior, titular da 12ª DP, as investigações tiveram início há cerca de três meses, a partir de denúncias de moradores ao Disque-Denúncia, à delegacia e ao batalhão de Copacabana. Ainda segundo o titular, todos os presos são moradores de Copacabana, sendo Diogo professor de educação física e residente na avenida Atlântica, área nobre do bairro. Fonte: TERRA ON LINE


_ Rodrigo Pimentel: Essa é a função que a Constituição de 1988 fez previsão. Mas, para isso, não precisa de arma.

_Fábio André do Nascimento: Especialista. Como realizar uma abordagem sem os recursos necessários frente às ameaças de um perpetrador da criminalidade, ou acredita que só existe bandido nos morros e que eles nunca descem ainda mais agora com as Unidades de Polícia Pacificadora tomando seus territórios?

_Rodrigo Pimentel: Nenhum guarda estava utilizando arma não-letal, que é o que tem de mais moderno, que se utiliza na polícia preventiva no mundo inteiro. A Guarda Municipal tem de ter um bom rádio para falar com a Polícia Militar. Isso é prevenção.

_Fábio André do Nascimento discorda com base no Estatuto do Desarmamento sobre o uso da arma, faça cumprir a lei sobre arma no que tange a Guarda Municipal de acordo Federal n.º 10.826/03 e Decreto Federal n.º 5.123/04 eDecreto nº. 5.871, de 10 de agosto de 2006 Leis.


Arma não mata e sim, que usa de forma inadequada. Como faca, corda, martelo e outros equipamentos usados de forma inadequada irão causar a morte.
.



_Fábio André do nascimento:
A sociedade esta cansada de esperar, e em um minuto pode ser perder uma vida. Agora o que temos que analisar é até que ponto uma vida é importante para o Estado.

- Rodrigo Pimentel: O bandido não se estabelece onde você tem comunicação, articulação e presença do guarda. Até os municípios com menos de 50 mil habitantes têm Polícia Militar, que anda armada.

_ Fábio André do nascimento: Não foi bem isso que vimos na na Praça em de Copacabana acima mencionado.

_Fábio André do nascimento
Então você esta dizendo que nas comunidades onde tem o Exército e a Polícia Militar não tem BANDIDO?

_ Fábio André do Nascimento: Deixo aqui uma pergunta ao especialista se fosse um guarda municipal em uma cidade como a cidade do rio de janeiro utilizaria um bastão ou uma arma não letal e se sentiria seguro para desempenhar sua função? Faria abordagem nos vendedores de produtos supostamente piratas? Coibiria a máfia das vans multando-os em determinados casos e no outro dia ficaria tranqüilo aguardando o apoio de um policial militar para te proteger?

Poderíamos esta discutindo treinamento qualificação e logística e salários.

Os Polícias Militares já tem muito trabalho, e todos os dias ariscam suas vidas para proteger a de muitos cidadãos agora teriam que proteger a do Guarda Municipal e o pior e recebem uma vergonha. Poderíamos utilizar este espaço na mídia para solicitar melhores salários e condições dignas de trabalho para esses profissionais tanto a POLICIA MILITAR QUANTO A GUARDA MUNICIPAL. JUNTOS SOMOS FORTES!

 

Posso concluir que muitos especialistas desconhecem um tanto a atividade destes profissionais. Deveria perguntar o que de fato acontece no dia a dia de um guarda municipal de uma cidade como o rio de Janeiro São Paulo e ademais, as suas atribuições antes de fazerem suas colocações.

Fonte da Reportagem: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/guarda-municipal-nao-precisa-de-arma-defende-rodrigo-pimentel.html

Especialista Fábio André do Nascimento.

Pseudo especialista diz groselha / Guarda Municipal não precisa de arma,defende Rodrigo Pimentel / Serviço de desinformação prestado pelo BOM DIA BRAS



Guarda tem um papel importante: evitar o pequeno delito. Mas, para isso, não precisa de arma´, afirma o comentarista de segurança pública Rodrigo Pimentel.(FALAR ATÉ PAPAGAIO FALA ) e Chico Pinheiro, a Guarda surgiu em 1988 com a Constituição??? Vai estudar um pouco, e leva o Ricardo com você especialistas de que ????
A Rede Globo presta um serviço de desinformação no programa BOM DIA BRASIL a respeito das Guardas Municipais. A Guarda Municipal é uma instituição de extrema importância na Segurança Pública do país, com homens e mulheres que tem por objetivo contribuir com a sociedade nos mais diversos seguimentos.
A GM ou GCM de todo o Brasil sente-se ofendida pela falta de responsabilidade da Rede Globo formar uma opinião contrária aos interesses da sociedade estes pseudos intelectuais usam de uma tática Hiteleriana
Uma mentira dita cem vezes,torna-se verdade um dia , dizia Hitler.
A ineficiência do Estado em prover segurança não pode obstar o trabalho honrado destes profissionais que são dignos de vestir o uniforme desta valorosa corporação. Não é a primeira vez que a Rede Globo chama os Guardas Municipais de "despreparados". Isto não pode e não será admitido pelos integrantes das Guardas Municipais de todo o Brasil, que continuarão a desempenhar o seu papel, protegendo o maior bem jurídico de todos, a vida!
Está de parábens o Juiz Jayme Walmer de Freitas veja sua fala no segundo vídeo.
A atuação da Guarda Municipal desde a sua criação foi motivo de destaque, conforme citação do Ex-Regente Feijó, que em 1839, dirigiu-se ao Senado, afirmando que:
"Lembrarei ao Senado que, entre os poucos serviços que fiz em 1831 e 1832, ainda hoje dou muita importância à criação do Corpo Municipal Permanente; fui tão feliz na organização que dei, acertei tanto nas escolhas dos oficiais, que até hoje é esse corpo o modelo da obediência e disciplina, e a quem se deve a paz e a tranqüilidade de que goza esta corte".

Esta Corporação Ducentenária, teve em quadro vultos nacionais que souberam conduzi-las honrosamente, tendo como destaque o Major Luiz Alves de Lima e Silva - "Duque de Caxias", que foi nomeado Comandante do Corpo de Guardas Municipais Permanentes, em 18 de outubro de 1832.
Ao ser nomeado Coronel, passou o Comando, onde ao se despedir dos seus subordinados, fez a seguinte afirmação:
"Camaradas! Nomeado presidente e comandante das Armas da Província do Maranhão, vos venho deixar, e não é sem saudades que o faço: o vosso comandante e companheiro por mais de oito anos, eu fui testemunha de vossa ilibada conduta e bons serviços prestados à pátria, não só mantendo o sossego público desta grande capital, como voando voluntariamente a todos os pontos do Império, onde o governo imperial tem precisado de nossos serviços (...). Quartel de Barbonos, 20/12/39. Luís Alves de Lima e Silva".
A ducentenária Guarda Municipal, pioneira em segurança pública no Brasil não abandonará suas atribuições constituídas desde a criação deste país. Seus 100 mil Guardas estarão sempre prontos para defender a sociedade e proteger o cumprimento da Carta Magna desta nação.

3 comentários:

  1. Rodrigo Pimentel e Oficial da PM.Assim como ele e muitos PM do Brasil não querem que o nosso Pais se desemvolva muito menos Guarda Municipal, isso pra mim e dor de cotovelo..idiota

    ResponderExcluir
  2. Esse cara e um falastrão, baba ovo do governador, e quando abre a boca na emisora de merda que ele trabalha, so fala besteira, nunca vi ele defender a causa de que os policias ( praças) estão passando nas comunidades e ainda quer falar de GM_RIO. o cara so esta aposentado por invalidez pq o pai dele e coronel, po ele se aposentou com salario integral de capitão pq segundo laudo ele e surdo kkkk po tdo mundo ja cansou de ver essa cara escuta muito bem mas esse e o governo que nos votamos, o governo que aposenta um capitao demerda e ainda contrata aempresa dele para fazer segurança de orgãos publicos.governador e roriguinho pimentel vai tmar no c...

    ResponderExcluir
  3. Esses comentários são sempre bem oportuno,no que diz respeito a esses "coiotes oportunistas" travestidos de especialista em segurança pública,embora já seja do conhecimento de todos que o sujeito ai não passa de um fanfarrão.Esse tipo tem em todos os lugares.Esse já falou besteiras demais,foi infeliz nos comentários contra o cabo bombeiro Daciolo,da ação da equipe de elite da polícia civil no intuito de tentar invalidar os procedimentos adotados pelos policiais na operação que culminou a então morte do matemático.Percebam senhores que esse cara joga contra o patrimônio.Urinou nas calças durante uma operação e foi substituído por um sargento que enfim terminou a missão com sucesso.Hoje, com reforma aos 29 anos em 2001 por invalidez definitiva,vamos combinar..., agora devemos focar as nossas priores,o povo está nas ruas... clamando mudanças,a hora é agora, independentemente de continuarmos a colher assinaturas na petição pública para a votação e quiçá,o sancionamento da Presidente da República,da p.e.c. 534,devemos nos alinhar sim e interagir,para uma segurança pública mais eficiente e dinâmica,o grande desafio de fazer este modelo, embora já ser feito de fato.Vários requerimentos na câmara dos deputados federais já foram citados na inclusão da ordem do dia no que tange a alteração do artigo 144,mas nada se compara a força de mobilização social de todos neste momento.

    ResponderExcluir