Seguidores

domingo, 4 de abril de 2010

GEP – Grupamento Especial de Praia -Comandante-Sub-Wanderson.

Sub-Wanderson, Atual Comandante do 7° GEP, Grupo Especial de Praia- da Guarda Municipal.

O Grupamento Especial de Praia (GEP) foi criado em 1º de março de 2000 com a missão de patrulhar as praias da Zona Sul, desenvolvendo ações de assistência a banhistas e frequentadores em geral. Usando uniformes especiais (short, camiseta e tênis), os guardas realizam diversas frentes de orientação, visando conscientizar a população quanto a condutas a serem adotadas nas praias. Eles reforçam ainda a segurança de banhistas, coibindo atos anti-sociais e fazendo cumprir o Código de Posturas Municipais que proíbe, entre outros, a presença de animais e ambulantes irregulares na areia, estabelecendo horários e locais apropriados para jogos de futebol e frescobol, entre outras normas.


Atuação – Em 11 anos de existência, o grupamento saltou de 60 para 238 guardas, com uma média de 94 guardas operacionais atuando diariamente das 7h às 19h em praias da Zona Sul (Flamengo, Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon) e Zona Oeste (Prainha e Pontal) distribuídos em 18 tendas operacionais instaladas em pontos estratégicos da areia, além da sede do grupamento no bairro de Botafogo. No dia-a-dia, os guardas do GEP lidam com grande diversidade de ocorrências, como crianças perdidas, cães soltos na areia, afogamentos, furtos e prisões.
 
Estrutura – Para agilizar as operações na areia, o GEP conta com 31 rádios de comunicação e sete veículos (um Saveiro, duas picapes, duas Kombis, um gol, furgão e um buggie). Para o suporte das equipes que trabalham à beira-mar, os veículos circulam nas orlas de Copacabana, Flamengo, Ipanema, Leblon e Recreio dos Bandeirantes para supervisão, deslocamento de GMs e condução de ocorrências.


Tendas – As tendas operacionais do GEP oferecem espaço para abrigar com conforto vítimas de mal súbito e crianças que se perdem do responsável, entre outras situações.

Flamengo: As duas tendas funcionam na Praia do Flamengo, nas proximidades das Ruas Silveira Martins e Dois de Dezembro.
 

Copacabana: Há duas tendas instaladas na areia da Praia de Copacabana: na altura da Siqueira Campos e da Rodolfo Dantas (em frente ao Hotel Copacabana Palace).
 

Ipanema: As nove tendas estão distribuídas no Arpoador e em frente às Ruas Farme de Amoedo (na altura do Hotel Sol de Ipanema), Gomes Carneiro, Vinícius de Moraes, Joana Angélica com Maria Quitéria, Garcia d’Ávila com Maria Quitéria, Aníbal de Mendonça, Almirante Guilhem, General Artigas.

Leblon: A tenda funciona em frente à Rua General Venâncio Flores, no Baixo Bebê.

Recreio: Há duas tendas, uma na Estrada do Pontal, em frente à Rua 1 W, e outra na Prainha.

Grupamento Especial de Praia
Rua Bambina, 37, Botafogo
Telefone: 2535-2551





O Grupo Especial de Praia vem contribuindo desde sua criação em 01 de mar de 2000, para a segurança do cidadão nas praias do Rio de Janeiro.O GEP foi criado para suprir uma demanda em toda orla das praias da Cidade do Rio de Janeiro que carece por Ordem Pública nas praias e fiscalização.
E que por muitas vezes acabam por invocar atribuições que vão além do esperado desde  sua criação, como resgate no mar na "ausência do GMAR". entre outras...



Grupo Especial de Praia fazendo parte em todos os momentos do cidadão, colaborando com a segurança pública e com qualidade de vida.

2 comentários:

  1. bom queria denuncia um estacionamento irregular que fia na rua soares caldeira em madureira atras do parque de madureira esse estacionamento dar propina para sub comandante da guarda municipal Carlos Vinicius do grupamento do GAU TODOS QUE SÃO SUBORDINADOS TO SEU GRUPAMENTO LEVAM PROPINA ATE GUARDA FEMININAS

    ResponderExcluir
  2. bom queria denuncia um estacionamento irregular que fia na rua soares caldeira em madureira atras do parque de madureira esse estacionamento dar propina para sub comandante da guarda municipal Carlos Vinicius do grupamento do GAU TODOS QUE SÃO SUBORDINADOS TO SEU GRUPAMENTO LEVAM PROPINA ATE GUARDA FEMININAS

    ResponderExcluir