Seguidores

sexta-feira, 28 de junho de 2013

COMO LIDAR COM GÁS LACRIMOGÊNEO, AGENTE DE PIMENTA E GRANADAS EFEITO MORAL.

O Blog Só Replicou a Informação.
Os proponentes desta arma química referem que, se usada corretamente, seus efeitos nocivos são transitórios e não deixam sequelas. O uso dos gases lacrimogêneos nos fatos recentes claramente demonstra que a exposição a esta arma química é difícil de controlar e é indiscriminada, isto é, não só afeta aos manifestantes que se tentam dispersar ou controlar, mas também ao resto da população que se encontre nos arredores como passantes ou observadores. Quando se detona ao ar livre uma granada de CS se gera uma nuvem de 6 a 9 metros de diâmetro, concentrando-se uma maior densidade no centro de até 5.000 mg/m3 que se vão dispersando ao redor. As concentrações são muito mais elevadas em espaços fechados e potencialmente fatais pela montante de 50.000 mg/m3 em 50% dos casos.
A população, em geral, não tem nenhuma informação sobre gás e seus efeitos, muito apesar de constituir praticamente parte “habitual” as frequentes ações de rua que terminam em um confronto com as autoridades repressivas do estado. Outro ponto muito grave é que a informação toxicológica disponível é deficiente quanto aos potenciais danos pulmonares, carcinogênicos, reprodutivos e genéticos de largura prazo. Muitos países proíbem o uso desta arma química e inclusive tentam incluí-la dentro das armas proibidas sob o Protocolo de Genebra.
Estes são disparados como embalagens ou granadas, popularmente conhecidas como “bombas lacrimogênias”; também por meio de latas de aerossol. O CS é mais forte, mas se dispersa e dissipa com maior rapidez.
22dez2012-manifestantes-se-protegem-de-gas-lacrimogeneo-jogado-pela-policia-durante-protesto-a-favor-de-uma-maior-seguranca-para-as-mulheres-em-nova-deli-capital-da-india-a-cidade-tem-sido-palco-de-1356171523705_615x300

Os efeitos mais comuns do CS são:
-irritação intensa dos olhos,
-lagrimejo abundante,
-hipersensibilidade à luz,
-conjuntivites e cegueira temporária,
-irritação das membranas do nariz, traqueia e pulmões,
-secreção nasal,
-sensação de sufoco,
-tosse,
-irritação da garganta e do estomago, com indução de vômito e possível diarreia,
-irritação da pele com sensação queimante dolorosa e coceira.

Estes sintomas são aumentados pelo calor e a umidade, e duram de poucos minutos a algumas horas, dependendo do grau e tempo de exposição ao gás. Inalações intensas de CS demonstraram capacidade de produzir pneumonite química e congestão pulmonar fatal. Também se registraram casos de insuficiência cardíaca, dano hepatocelular (do fígado) e morte em adultos.

Em casos de queimaduras por contato se produziram sensibilizações com dermatite. Alguns dos agentes CS são potencialmente tóxicos em nível genético.


Como lidar com bombas de gás lacrimogêneo

As luvas grossas usadas por trabalhadores da construção civil são boas para jogar as latas de gás lacrimogêneo de volta a policia.
Aviso: As latas de gás lacrimogêneo são quentes demais para segurar com as mãos!
jogar-gas-cs-devolta

Dicas para a prevenção aos efeitos da bomba de gás lacrimogêneo
O método de prevenção mais eficaz seria o uso máscaras de gás, já que mascaras descartáveis ou bandanas com vinagre oferecem pouca proteção. Uma opção para a proteção dos olhos são lentes de natação.
gas-lacrimogenio

Seguem outras dicas:
a. Prepare um neutralizador (água potável com 5% de bicarbonato de sódio ou metade antiácido em suspensão e metade água).
b. Outro método, mesmo que menos efetivo, para prevenir os sintomas é reunir vários lenços ou mascaras molhadas em vinagre de cozinha e colocá-las dentro de uma sacola de plástico. Se dispararem uma bomba lacrimogênea, coloque o lenço ou bandana sobre o nariz e respire através dela. Não se preocupe com os seus olhos, já que graças ao fluxo natural de lágrimas os resíduos químicos serão eliminados de maneira espontânea.
c. passar suco de limão proximo a região dos olhos ajuda a amenizar os efeitos do gas!
EVITE usar lentes de contato já que prolongam o tempo de ação dos CS e aumentam o risco de ulceração de córnea.
remedio-lacrimogeneo
MUITO IMPORTANTE É NÃO TOCAR OS OLHOS NEM A PELE E RESPIRAR SEM BAFORADAS SEMPRE A TRAVES DO LENÇO COM VINAGRE OU ÁGUA. Se é asmático avise a seus companheiros ou pessoas ao redor em caso de risco, de maneira que eles saibam como ajudar em caso de inalação, dar sua medicação ou levá-lo ao centro medicinal médico mais próximo.
EM CASO DE EXPOSIÇÃO AOS CS. • Mantenha a calma, respire normalmente e evite tomar “baforadas” de ar. Caminhe com cuidado, olhando sempre a seu ao redor. Em caso de não ver utilize os braços como guia. Nunca corra cego, pois corre o perigo de cair ou acidentar-se.
a.. Se se encontra em um espaço fechado saia de imediato ou abra as portas e janelas para ventilar a área.
b.. Dirija-se contra do vento do lugar da explosão e retírese da área da granada ou embalagem de CS o mais rapidamente possível, sempre evitando estar frente ao agressor.
c.. Mantenha-se contra do vento o mais que possa para dispersar rapidamente o gás.
d.. Se tem abundante lagrimejo não o interrompa já que ajuda a eliminar os químicos (não se toque ou esfregue os olhos lembre que as mãos estão também impregnadas de tóxico). Assoar o nariz, evite tragar e cuspa se sente sabor e desconforto na boca ou garganta.
e.. Enxágüe abundantemente a área afetada com os neutralizantes ou água SEM ESFREGAR. O esfregar pode disseminar os químicos ao redor e dentro dos poros.
f.. Assim que possível, tomar um banho em água fria durante 3 a 5 minutos e depois continue com um banho rotineiro com sabão. Evite a água quente já que abre os poros e permite o passo do gás a seu organismo e os banhos de banheira porque os redistribuem. Em caso de uma contaminação muito severa use o neutralizante como se indicou anteriormente.
g.. A roupa deve ser colocada ao ar livre exposta ao vento para dispersar os últimos remanescentes do gás. As peças devem ser lavadas separadas do resto da roupa, primeiro com água fria e depois de maneira habitual. Uma vez realizado este procedimento poderá ser vestidas normalmente.
jovem-palestino-usa-saco-de-plastico-para-se-prot

Gás lacrimogêneo não é difícil de evitar, desde que haja uma brisa ou algum vento. Se o vento é obsoleto, tente ficar longe de becos apertados e fique em áreas abertas.
Quando uma lata é atirada em sua direção, pare, não corra. Olhe para cima, veja onde ele vai cair, e só se mova se ela for bater em você. Uma vez que ela chega ao chão e o gás começa a sair, olhe para qual direção está indo.
Neste momento a maioria das pessoas na multidão estará fugindo como loucos para evitar o gás, mas muitos deles vão ficar presos nele. Tudo o que você precisa fazer é andar na direção oposta do vento, ou se você precisar escapar, rapidamente corrida em torno do gás antes que ele se espalhe cobrindo sua saída.
Enquanto você corre, tente segurar a respiração para evitar a inalação de qualquer gás por acidente. Se você é forçado a correr através do gás, então o faça extremamente rápido e não respire. Em caso de ser preso sem nenhum lugar para ir, não se agache, mantenha a cabeça alta, já que o gás é mais pesado que o ar. Respire lenta e calmamente o quanto for possível e mova-se lentamente, para evitar aumentar a sua taxa de respiração, e não entre em pânico. Além disso, aperte sua máscara de gás, tanto quanto você puder com a sua mão.
CAPSAICINAO spray de pimenta é uma arma não letal manual química de aerossol usado para cegar temporariamente um atacante e dominá-lo através de intensa irritação dos olhos, nariz e garganta. O ingrediente ativo em spray de pimenta é a Capsaicina, um poderoso irritante extraído de pimenta chily. Em forma concentrada, a capsaicina provoca uma sensação de queimadura intensa no tecido humano. No entanto, a capsaicina pode ser fatal em altas quantidades, os agentes policiais devem usá-lo criteriosamente.

Como eles são disparados:
Spray de pimenta pode ser pulverizado de latas portáteis do tamanho de um desodorante até o tamanho de um grande extintor.
disparo-de-spray-de-pimenta

Como eles afetam os seres humanos:
Spray de pimenta é irritante a pele, causando dor em queimação e drenagem aos olhos, nariz, boca e vias respiratórias. O spray de pimenta é mais popular com as autoridades como um agente de controle por causar dor imediata. É mais difícil de remover da pele e tem a capacidade de provocar queimaduras de primeiro grau. Sintomas:
- Ardor, queimação nos olhos, nariz, boca e pele.
- Lacrimejamento excessivo, fazendo com que a sua visão desfoque.
- Corrimento nasal.
- Salivação aumentada.
- Tosse e dificuldade para respirar.
- Confusão, desorientação e, às vezes pânico.
Desconforto de spray de pimenta pode levar de 20 minutos a 2 horas a diminuir. Os efeitos diminuem mais rapidamente com o tratamento. O spray de pimenta penetra para as terminações nervosas, os seus efeitos podem durar horas após a remoção da pele.
efeitos-fisicos-spray-de-pimenta

Evite mitos, tratamento impreciso e perigoso:
Existem muitos mitos sobre tratamento e prevenção. Grande parte dessa desinformação é potencialmente perigosa. Alguns dos que, se aplicado, poderia aumentar ou prolongar a reação de uma pessoa para a exposição, ou pelo menos dar uma falsa sensação de segurança.

Quando evitar a exposição:
Para as pessoas mais saudáveis, os efeitos do spray de pimenta são temporários. No entanto, para algumas pessoas, os efeitos podem ser de longa duração e com risco de vida.
Pessoas com as condições listadas abaixo devem estar cientes desses riscos e se necessário, tentar evitar a exposição. Por favor, esteja ciente de que em ações intensas como o comportamento da polícia pode ser imprevisível, e prevenções não são sempre possíveis.  Condições:
- Pessoas com doenças respiratórias, tais como asma, enfisema, exacerbação etc, risco ou dano permanente se exposta.
- Pessoas vulneráveis, como crianças, idosos e com o sistema imunológico comprometido.
- Qualquer pessoa com condições crônicas de saúde ou aqueles com medicamentos que debilitam o sistema imunológico, (ou seja: a quimioterapia, lúpus, HIV).
- As mulheres que estão ou podem estar grávidas ou que estão tentando engravidar, pode estar em risco de aborto espontâneo, ou aumento do risco de defeitos congênitos.
- As mães que amamentam, pois há risco de passar toxinas para o seu bebê.
- Pessoas com problemas de pele (ou seja: a acne severa, psoríase ou eczema) e nos olhos (ou seja: conjuntivite ou uveíte).
- Pessoas que usam lentes de contato podem sofrer irritação ocular e danos devido aos produtos químicos sendo presas sob as lentes.

Proteção:
- Evitar a utilização de óleos e loções porque pode aprisionar os produtos químicos e, assim, prolongar a exposição. Lave suas roupas, seu cabelo e sua pele de antemão em um sabão-detergente livre e sem perfume.
- Recomendamos o uso de protetor solar à base de água ou de álcool (em vez de óleo).
Obter pimenta borrifada em cima de uma queimadura solar não é divertido.
- Recomenda-se também minimizar a exposição da pele, cobrindo-se, tanto quanto possível. Isso também pode protegê-lo do sol.
- Máscaras de gás fornecem uma melhor proteção facial, se devidamente equipado e selado. Alternativamente, óculos de natação, respiradores, até mesmo uma bandana úmida embebida em vinagre sobre o nariz e a boca pode ajudar.

O que fazer quando exposto:
- Mantenha a calma. Pânico aumenta a irritação. Respire devagar e lembre-se que é apenas temporária. Eduque-se antes de sair, para saber o que esperar, e, assim, reduzir a probabilidade de entrar em pânico.
- Se você perceber que esta em risco, colocar equipamentos de proteção, se possível, tentar se afastar ou ficar contra o vento.
- Assoar o nariz, lavar a boca, tossir e cuspir repetidamente. Evite engolir.
- Se você usa lentes de contato, tente remove-las ou arranjar alguém para removê-las para você, com os dedos limpos, não contaminados. Evite usar lentes de contato antes de sair.
- Não esfregue a região afetada.

Remédios
Algumas coisas definitivamente vão ajudar a minimizar o desconforto, nenhum destes são curas milagrosas, usando esses remédios vai ajudar as pessoas a sentirem-se melhor mais rápido, mas ainda vai levar tempo.

Para os olhos e boca:
Recomendamos uma solução de metade antiácido líquido (como Maalox) e metade de água.Um frasco de spray é ideal, mas uma garrafa que tem uma tampa esguicho também funciona. Sempre irrigar a partir do canto interno do olho para fora, com a cabeça inclinada para trás e ligeiramente para o lado que está sendo lavado.  Ela funciona como uma grande solução para bochecho também.

Para a pele:
Recomendamos o óleo de canola, seguido pelo álcool. Evitando cuidadosamente os olhos, vigorosamente limpar a pele que foi exposta à substância com uma esponja ou pano de gaze saturada com óleo de canola. Siga este imediatamente com uma fricção de álcool. Lembre-se que o álcool nos olhos dói muito.
Os tratamentos secundários podem incluir: cuspir, assoar o nariz, tossir, andar com seus braços abertos, remover a roupa contaminada e colocar roupa limpa, na verdade, é essencial tomar banho e lavar suas roupas assim que possível.

Ferramentas essenciais para proteção:
Para proteger os seus olhos, óculos de natação funcionam bem, pois têm uma vedação. Experimente-as com o seu respirador ou bandana para assegurar que eles são compatíveis, e que ambos irão proporcionar uma boa vedação.
Você deve estar ciente de que qualquer proteção que você escolher vai ser visualmente muito poderosa. Máscaras de gás funcionam melhor, pois eles também parecem bastante assustador e intimidante para as outra pessoas. Podem, contudo, também torná-lo um alvo de violência policial. Pense cuidadosamente sobre o seu impacto sobre os outros quando você decidir como proteger-se. Destinam-se a usar o mesmo tipo de equipamento, como um grupo, e não apenas você como um indivíduo. A força dos números.
Sugerimos que você teste a sua arte em casa antes de sair, para ter certeza de entender seus mecanismos de proteção e estar familiarizados com eles, antes de entrar no calor da ação.

Como se livrar do spray de pimenta – Não aplique água!
Sprays de pimenta são ativados e reativados pela água. Em outras palavras, mesmo se você deixá-lo secar sobre a pele ainda estará em risco de reativação.
A maneira mais segura para eliminar a contaminação da pele é deixar a pele seca, produtos como xampu pode ser aplicado na área contaminada em torno dos olhos e da face (que funciona ainda melhor se for refrigerado antes da aplicação), para proporcionar um alívio temporário (também a secagem do shampoo irá ajudar a remover uma grande quantidade da capsaicina).
Não é raro se sentir incapazes de abrir os olhos, mas quanto mais você os deixar fechados, mais tempo a contaminação vai durar, portanto é aconselhado a abrir os olhos e ficar contra o vento.
garrafa-contra-pimenta
Elas fazem parte dos chamados “armamentos de distração”, usados quando se quer amedrontar ou incapacitar um inimigo sem matá-lo. A bomba de efeito moral propriamente dita é parecida com a granada militar comum. Quando acionada, ela inflama uma mistura química que explode com grande estrondo, normalmente espalhando uma nuvem de talco. Mas, enquanto as granadas militares soltam estilhaços de metal mortíferos, as de efeito moral são feitas com um plástico que se desintegra – assim, não ferem ninguém, pelo menos em teoria.
policial-segura-pino-de-bomba-de-efeito-moral-durante-protesto-de-manifestantes-do-mtst-movimento-dos-trabalhadores-sem-teto-na-praca-gomes-pedrosa-proxima-ao-palacio-dos-bandeirantes-sede-do-governo-1333391052296_956x500
Na prática, as explosões são fortes o suficiente para provocar contusões graves em quem estiver por perto. Muitas vezes, esse tipo de granada acaba soltando estilhaços que podem acertar quem estiver por perto, causando ferimentos e queimaduras, e caso acerte os olhos, pode te deixar cego!
402px-ArmasNaoLetaisRooseweltPinheiroAgenciaBrasil
Modelos usado pela policia militar:
gl304
A granada GL-304 foi projetada para ser utilizada em operações de controle de distúrbios e combate à criminalidade. Possui grande efeito atordoante provocado pela detonação da carga explosiva, associado a uma nuvem de um pó branco de efeito moral, sem agressividade química.
Ao ser lançada a granada, após a retirada do grampo de segurança, osistema de acionamento ejeta a alça do acionador, percute a espoleta e inicia ofuncionamento da coluna de retardo até a detonação da granada. Com a detonação forma-se uma nuvem de talco inerte. No controle de distúrbios a granada deve ser lançada para explodir a uma distância mínima de 10 metros dos infratores da lei. Deve ser lançada em ambiente aberto. Em contato com materiais de fácil combustão pode provocar chamas.
Características:
Granada de formato cilíndrico, confeccionada em borracha na cor branca. É dotada de acionador tipo EOT (espoleta de ogiva de tempo), com argola e grampo de segurança. Contém misto explosivo de baixa velocidade e uma carga de pó inócuo. O sistema de duplo estágio utilizado faz com que o corpo rígido do acionador seja ejetado antes da explosão da granada. Com isso, ao explodir, a granada lançará apenas fragmentos de borracha, evitando-se, assim, causar lesões tanto no agente da lei quanto nas pessoas que estejam na cena da ocorrência policial. Leva 2,5 segundos para explodir após ser acionada.

gm100
A granada GM-100 foi projetada para ser utilizada em operações de controle de graves distúrbios e no combate à criminalidade, quando os infratores da lei encontram-se protegidos por barricadas ou colchões. Possui grande efeito atordoante provocado pela detonação da carga explosiva, associada ao impacto dos múltiplos projetis de borracha.Ao ser lançada a granada, após a retirada do grampo de segurança, o sistema de acionamento ejeta a alça do acionador, percute a espoleta e inicia o funcionamento da coluna de retardo até a detonação da granada. Com a detonação, são lançados os projetis de borracha. No controle de distúrbios a granada deve ser lançada para explodir a uma distância mínima de 10 metros dos infratores da lei. Deve ser lançada em ambiente aberto. Em contato com materiais de fácil combustão pode provocar chamas.
Granada esférica confeccionada em borracha na cor preta, contendo 130 projetis esféricos de borracha. É dotada de acionador tipo EOT (espoleta de ogiva de tempo), com argola e grampo de segurança, de duplo estágio, que ejeta o corpo do acionador antes da explosão da granada.

gl307A granada GL-307 foi projetada para ser utilizada em operações de controle de distúrbios e combate à criminalidade. Possui grande efeito atordoante provocado pela detonação da carga explosiva associado à luminosidade intensa que ofusca a visão dos agressores por alguns segundos, permitindo uma eficiente ação policial. Ao ser lançada a granada, após a retirada do grampo de segurança, o sistema de acionamento ejeta a alça do acionador, percute a espoleta e inicia o funcionamento da coluna de retardo até a detonação da granada. Com a detonação ocorre um flash de luz de alta intensidade. No controle de distúrbios a granada deve ser lançada para explodir a uma distância mínima de 10 metros dos infratores da lei. Deve ser lançada em ambiente aberto. Em contato com materiais de fácil combustão pode provocar chamas. Granada de formato cilíndrico, confeccionada em borracha na cor preta. É dotada de acionador tipo EOT (espoleta de ogiva de tempo), com argola e grampo de segurança. Contém misto explosivo de baixa velocidade, misto iluminativo para produção de um flash e uma carga de pó inócuo. O sistema de duplo estágio utilizado faz com que o corpo rígido do acionador seja ejetado antes da explosão da granada. Com isso, ao explodir, a granada lançará apenas fragmentos de borracha, evitando-se, assim, causar lesões tanto no agente da lei quanto nas pessoas que estejam na cena da ocorrência policial.
Estas tres granadas e a maioria das armas não letais utilizadas pela policia são fabricadas pela Condor

COMO LIDAR COM A BOMBA DE EFEITO MORAL:
Não há muito que se fazer, no máximo o que você pode fazer é se previnir utilizando roupas grossas o suficiente que segurem os estilhaços, óculos de serralheiro ou pintor e protetores auriculares, caso uma destas bombas venha explodir perto de você, nunca tente pegar pois o risco dela explodir na sua mão e arrancar um dedo seu é muito alto, tudo o que se pode fazer é se virar de costas para proteger os órgãos vitais. Escudos são ótimos pra se proteger!
Lembre-se, é apenas uma arma de distração! Mantenha a calma e não saia correndo sem direção que nem um idiota.

PRIMEIROS SCORROS
Caso você ou alguem for atingido por estilhaços de bomba de efeito moral deve-se , antes de tudo, ver o quanto o ferimento é grave, se for muito artificial só precisará limpar com alcool ou sabão neutro, retirar os estilhaços com uma pinça (se forem poucos), passar soro fisiológico e fazer um curativo simples com gase. Caso o ferimento for mais grave deve-se analisar o risco da permanecia da pessoa no local do conflito, analisar se haverá mais riscos de ser atingido ou de ser preso, leve a pessoa para um lugar longe da area de conflito e aplique os primeiros socorros. Não sendo possivel aplicar estes primeiros socorros, pela gravidade do ferimento ou pelo numero alto de estilhaços, leve a pessoa a um pronto socorro comum. Lembre-se de se livrar de todas quaisquer provas q possam te incriminar antes de entrar no pronto socorro, pois provavelmente a direção de lá  chamará a policia para averiguar o caso.

5 comentários:

  1. Isso é um site a GM e foi colocado um texto produzido por manifestantes ensinando como se livrar da ação da policia?
    Para que eu quero descer. kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Não entendi nada...Uma postagem onde ensina o manifestante devolver as latas do lacrimogênio pra polícia ???????????????

    ResponderExcluir
  3. Os senhores acima não perceberam que estas dicas podem ser utilizadas aos cadetes que ingressão nas forças militares,tropa de choque ou á Agentes Penitenciários.
    Não me refiro as ações e sim as táticas, como respirar com calma entre outras.

    ResponderExcluir
  4. Estarei tomando um "curso" de defesa ostensiva e nele, entrará alguns exemplos vivido e ativos pelos alunos. Achei gratificante essa abordagem e explicação de condução e cuidados que, todos devem ter ao se deparar com essas circunstancia.
    Parabéns aos elaboradores desse site.

    ResponderExcluir
  5. Estarei tomando um "curso" de defesa ostensiva e nele, entrará alguns exemplos vivido e ativos pelos alunos. Achei gratificante essa abordagem e explicação de condução e cuidados que, todos devem ter ao se deparar com essas circunstancia.
    Parabéns aos elaboradores desse site.

    ResponderExcluir