Seguidores

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Táxis, ônibus e até micro-ônibus da Guarda Municipal travam trânsito.

Veículo do órgão passa o dia parado em esquina movimentada de Copacabana, diz leitor.

Resposta do Administrador do Blog ao leitor.

Os agentes de Segurança Pública devem agir preventivamente, ou seja buscar tentar antecipar os fatos de forma a minimizar e evitar que pessoas sejam vítimas de pequenos delitos e ataques por pessoas mal intencionadas além de manter o ordenamento urbano da cidade. Tarefa árdua e nada fácil!
Mas, isso depende de viaturas e de transportar equipamentos, é claro que o objetivo principal é prover segurança e causar o mínimo de transtorno para a cidade e para os transeuntes.
Caro leitor quero parabenizar por sua reportagem! Tudo é bem vindo não só elogios como críticas e sugestões. Ass: Administrador do Blog Polícia Municipal, Fábio André do Nascimento.



RIO - Os leitores Leonel Maluf e Márcio Ehrlich flagraram duas situações que, segundo eles, contribuem para piorar o já intenso trânsito de Copacabana. Maluf mandou para o Eu-Repórter sua reclamação sobre um micro-ônibus da Guarda Municipal que para diariamente perto de uma das esquinas mais movimentadas do bairro.
“Todo dia, o micro-ônibus placa LRH 0089 da Guarda Municipal estaciona na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com Figueiredo de Magalhães - e lá permanece tumultuando o fluxo até o final da tarde”, contou Maluf.
A Guarda Municipal garantiu, em nota, que “avaliou o entorno da área” e escolheu o local de parada do micro-ônibus “por não haver proibição de estacionamento e por não atrapalhar o trânsito”. O órgão citou o Código de Trânsito Brasileiro, segundo o qual veículos prestadores de serviços de utilidade pública, no momento do atendimento, “gozam de livre parada e estacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados.”
O local de parada do veículo não foi a única reclamação de Maluf sobre a Guarda Municipal. “Outro dia, solicitei ao agente que estava na esquina que me acompanhasse para coibir um abuso praticado por um supermercado próximo, que ocupou a calçada, e ele me disse que ‘não poderia abandonar o posto’”, relatou o leitor.
De acordo com a instituição, “determinadas operações exigem a presença do guarda no posto de serviço. Neste caso, os guardas são orientados a acionar outra equipe ou guarda municipal para atender à população.”
Não muito longe de onde Maluf fez seu flagrante, Márcio Ehrlich mostrou que ônibus andam extrapolando o corredor exclusivo na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em uma briga por espaço com os não menos onipresentes táxis. No relato enviado ao Eu-Repórter, o leitor descreveu a cena (clique aqui para ver a foto):
“A falta de fiscalização do sistema BRS tem permitido que os ônibus ultrapassem as pistas reservadas a estes veículos para invadir as faixas reservadas aos carros particulares. O sistema, que deveria facilitar o deslocamento dos veículos particulares, acaba esbarrando também no excesso de táxis que circulam pelas ruas do Rio, com o direito de usar todas as pistas.”
As regras definidas pela Secretaria municipal de Transportes preveem que os ônibus circulem na faixa preferencial, dentro da qual os táxis só podem trafegar se estiverem ocupados. Demais veículos só podem circular nas faixas destinadas aos ônibus entre 21h e 6h, nos dias úteis; a partir das 14h, aos sábados; e nos domingos e feriados.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/eu-reporter/taxis-onibus-ate-micro-onibus-da-guarda-municipal-travam-transito-3512733#ixzz1hePebk4O

Um comentário:

  1. Parabens a GM RIO pelos esclarecimentos ao cidadão que fiscaliza o nosso trabalho. Só para complementar, a BRS é fiscalizada por radar eletrônico e não cabe infração para ônibus que estiverem circulando fora da faixa exclusiva.

    ASS: Crisciullo, agente de trânsito da GM RIO.

    ResponderExcluir