Rio - Em 2012, o Governo do Estado pretende inaugurar três de seus mais inovadores projetos na área de segurança pública: a sede provisória do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Centro de Comando e Controle e a Cidade da Polícia, formando um complexo de segurança especializada no Rio de Janeiro. O objetivo é integrar as forças policiais no combate à criminalidade em áreas estratégicas.
No início do ano, parte do Bope vai ocupar instalações provisórias, semelhantes às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, que estão sendo construídas no antigo 24º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) do Exército, em Ramos, na Zona Norte do Rio. A Empresa de Obras Públicas (Emop) iniciou há uma semana as obras finais do espaço.
Estão previstas a construção de uma pista, a abertura de uma passagem no muro que circunda o terreno diretamente para a Avenida Brasil, duas guaritas, estacionamentos e uma baia para lavagem de veículos, além de iluminação externa. As obras vão custar R$ 362.887,28. A primeira parte do projeto, a montagem das instalações, foi feita pela Secretaria de Obras. No momento, elas estão sendo mobiliadas e equipadas.
Até 2014, todo o Bope e mais os efetivos do Batalhão a Companhia de Cães e dos grupamentos de Salvamento e Resgate, Aéreo e Marítimo irão para a nova sede, construída pelo Governo do Estado, a partir do ano que vem, no terreno de 198 mil metros quadrados do antigo BIB.
Segundo o chefe do Estado-Maior e coordenador do Comando de Operações Especiais (COE), coronel Pinheiro Neto, a ocupação das instalações provisórias é o início da intensificação do processo de pacificação no Complexo da Maré, uma área estratégica para a segurança dos grandes eventos programados para o Rio nos próximos cinco anos.
"Não posso dizer que futuramente será instalada ali uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), porque isso cabe ao planejamento da Secretaria de Segurança, mas posso assegurar que a ida de parte dessas tropas de elite para lá significa o início de um processo de diminuição da violência no Complexo da Maré e em seu entorno", afirmou o coronel Pinheiro Neto.
Centro de Comando e Controle pronto até junho
Até junho, o CCC abrigará as novidades tecnológicas do governo estadual, com o monitoramento das câmeras de segurança e circuito fechado de TV. Orçada em R$ 36.135.929,92, a obra está em ritmo acelerado. Cerca de 95% da estrutura metálica, 70% da laje, 50% da alvenaria e 40% do contra piso-executivo do espaço de 9.728,20 m2 e três pavimentos estão prontos. Em breve, vão ser colocadas as paredes em dry wall.
A meta é ampliar e integrar as polícias civil e militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil municipal, o SAMU, a Guarda Municipal, a CET-Rio (Companhia de Engenharia e Tráfico) e a Polícia Rodoviária Federal. De acordo com o subsecretário de Modernização Tecnológica da Secretaria de Segurança, Edval Novaes, o espaço também contará com um Centro de Crise e um Centro de Acompanhamento de Eventos.
"Vamos realizar um monitoramento inteligente. Saberemos o que acontece em todo o estado, e a resposta será mais rápida. O CCC contará com representantes de oito órgãos das três esferas de governo, além de teleatendimentos como o da Polícia Militar (190) e o do Corpo de Bombeiros (193). Vamos reunir informações, com imagens e dados dos municípios fluminenses", explicou Novaes.
Cidade da Polícia beneficiará comunidades de Manguinhos e Jacaré
A Cidade da Polícia, que está sendo construída no bairro do Jacaré, na Zona Norte do Rio, contará com mais de três mil policiais de 32 delegacias especializadas, e levará paz às comunidades de Manguinhos e do Jacarezinho. O projeto do complexo tem o objetivo de tornar a força policial especializada mais eficiente, centralizando o comando num complexo central de polícia.
Estrategicamente localizada, entre as avenidas dos Democráticos e Dom Helder Câmara, a Cidade da Polícia vai abrigar a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a Central de Flagrantes e as Unidades de Monitoramento e Inteligência, entre outras especializadas, em uma área de 41,6 mil metros quadrados. A Cidade inclui espaço de convivência com sala de estar, quiosques e praça de alimentação, e favela cenográfica.http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/12/governo_anuncia_projeto_de_complexo_de_seguranca_para_2012_212346.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário