Seguidores

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Réveillon: Mapa mostra como ficará o trânsito em Copacabana

POR DIOGO DIAS

Rio - Para tentar evitar o tradicional tumulto na volta para casa, esquema especial de trânsito será montado em Copacabana para o Réveillon. Pela primeira vez, aAvenida Nossa Senhora de Copacabana e a Rua Barata Ribeiro serão interditadas a partir das 23h30 para carros, ônibus e táxis. Quem planeja utilizar ônibus deverá procurar uma das três áreas de embarque montadas no bairro. 

Guardas municipais vão orientar o público e panfletos serão distribuídos. A previsão é que um milhão de pessoas, metade do esperado na praia para ver os fogos da Virada, deixe Copa em transporte público. Nos anos anteriores, a multidão ocupou as duas vias impedindo a circulação de veículos. Por isso, os ônibus foram transferidos de área.
Arte: O Dia
Arte: O Dia
“Facilitará a saída das pessoas que vão para outras festas. Não vai ficar aquele formigueiro de antes, evitando grande congestionamento”, explicou o secretário de Turismo presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Os pontos variam conforme o bairro de destino. Quem for de táxi terá também que procurar áreas específicas de embarque: na Av. Princesa Isabel e nas ruasTonelero, Pompeu Loureiro e Joaquim Nabuco. Outras opção é o metrô, que já vende o bilhete especial do Réveillon.

Os bloqueios no trânsito de Copa começam às 7h, com o fechamento de uma pista da Av. Atlântica. A partir das 15h, as demais pistas ficarão interditadas até a altura da Av. Princesa Isabel. Todos os acessos a Copacabana serão bloqueados às 18h, horário a partir do qual só ônibus, táxi, motos e veículos de serviço poderão passar pelos 24 pontos de interdição. Nem mesmo carros de moradores terão trânsito livre. 

Cinturões vão garantir ordem

A Secretaria Especial da Ordem Pública do Rio também vai atuar em esquema especial na Virada. Comércio ambulante irregular, estacionamento em local proibido e acampamentos na areia serão os principais alvos. Dois cinturões de fiscalização ficarão na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e na Rua Barata Ribeiro. 

Diversas ruas de Copacabana e também do Leme terão estacionamento proibido. Em algumas vias, a determinação começa a vigorar já no dia 30. Já os ônibus de turismo não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno, como Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo.

A Guarda Municipal vai operar com 1.845 homens, 127 viaturas , 20 reboques, 12 segways (patinetes elétricos) e uma torre de observação fixa na orla, que ficará em frente à Rua Rodolfo Dantas.

Um banheiro a cada 6.666 pessoas

A prefeitura disponibilizará 300 banheiros químicos para o evento, uma média de 6.666 pessoas para cada cabine. “É o número que a gente utiliza a cada ano. O Réveillon é diferente do Carnaval. No Carnaval a pessoa bebe sem parar. Já o Réveillon é o momento de brindar. A gente tem utilizado esse número e tem dado vazão”, defende o secretário de Turismo.

Sete postos de atendimento médico estarão à disposição da população, cada uma com 72 leitos. Para os casos mais graves, 70 ambulâncias estarão de prontidão na orla de Copacabana.
 
No último Réveillon, nos seis postos montados, foram atendidas 861 pessoas, principalmente por excesso de bebida, pequenos cortes, dores de cabeça e entorses, e realizadas 19 remoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário