Seguidores

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

26.12.11 às 01h14 Bebida alcoólica proibida no entorno do Engenhão

Prefeitura vai coibir venda e consumo a partir de janeiro, quando começa o Cariocão

POR CHRISTINA NASCIMENTO
Rio - A prefeitura decidiu proibir a venda e o consumo de bebida alcoólica em dias de jogos e shows no entorno do Engenhão. A ‘lei seca’ em 16 vias próximas do estádio começará duas horas antes dos eventos e se prolongará até duas horas depois do fim das partidas e apresentações. O decreto municipal que estabelece as normas vai ser publicado na primeira semana de janeiro. Com isso, comerciantes e torcedores já terão que se adequar para o Campeonato Carioca, que começa no dia 21.
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
A mesma proibição já vale para o Maracanã — fechado para reformas desde 2010. No caso do Engenhão, a decisão de impedir a comercialização e o consumo de bebidas surgiu após reunião no Centro de Controle da Prefeitura entre Botafogo, clube que administra o estádio, a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).

O objetivo é diminuir os casos de violência e vandalismo no entorno do estádio. Residências que comercializam bebida em dias de jogos serão o alvo principal das fiscalizações. A maioria desses estabelecimentos improvisados não tem alvará para funcionar.
Arte: O Dia
“A sugestão surgiu desse encontro e teve aprovação de todos os órgãos envolvidos na fiscalização e na gerência do Engenhão. O estabelecimento que for flagrado vendendo bebida vai ser notificado, multado e fechado. No caso do torcedor (que estiver comprando ou bebendo), será abordado e advertido”, explicou o secretário de Ordem Pública, Alex Costa.

A região delimitada no decreto é a mesma onde a Seop costuma fazer operações em dias de jogo. Só este ano, 4.556 latas e garrafas de bebidas alcoólicas foram apreendidas em estabelecimentos irregulares e 2.203 alimentos foram recolhidos. 

“Se a pessoa quer comercializar, tem que nos procurar para ter alvará. Nas fiscalizações, vamos orientar quem não tem o documento, mas não vamos deixar de recolher produtos irregulares”, disse.

Garagens coletivas estão na mira

Não são só as bebidas alcoólicas que estão na mira da prefeitura. Os estacionamentos que ficam perto do estádio também serão fiscalizados com maior regularidade. Segundo a Seop, terrenos que são fechados em dias de partidas de futebol e shows e usados como garagens coletivas por flanelinhas estão com os dias contados.

Dezenove estacionamentos foram fechados ao longo do ano em operações da Ordem Pública: pelo menos 3.290 carros foram multados e outros 358 rebocados.

“As ruas são estreitas. Quando um carro para irregularmente, desencadeia uma série de outras consequências para o trânsito da região. Vamos fazer uma fiscalização ainda mais rigorosa”, prometeu o secretário de Ordem Pública, Alex Costa.
http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/12/bebida_alcoolica_proibida_no_entorno_do_engenhao_214424.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário