Seguidores

domingo, 4 de dezembro de 2011

PM e Guarda Municipal reforçam segurança em Niterói

Cerca de 20 duplas Cosme e Damião, formadas por um PM e um guarda municipal, vão intensificar a segurança em pontos onde foi detectada a maior incidência de assaltos

Com o intuito de reforçar o patrulhamento de áreas próximas ao comércio do Centro e de Icaraí no período de compras de fim de ano, a Polícia Militar (PM) e a Secretaria Municipal de Segurança e Controle Urbano de Niterói já definiram um esquema de ações conjuntas para o mês de dezembro. Cerca de 20 duplas Cosme e Damião, formadas por um PM e um guarda municipal, vão intensificar, a partir de terça-feira, a segurança em pontos onde foi detectada a maior incidência de assaltos e de irregularidades, como a atuação de vendedores ambulantes.   
O secretário municipal de Segurança e Controle Urbano, coronel Ruy França, informou que destacou 80 guardas para reforçar o patrulhamento nestas áreas. Deste total, cerca de 20 deverão atuar em parceria com policiais do 12º Batalhão (Niterói) e os outros 60 serão distribuídos em diversos trechos próximos aos centros comerciais. Para manter a segurança em horários diferentes, as escalas foram alteradas para 12 por 36 horas e alguns trechos poderão ser cobertos até mais tarde. 
“O comandante do 12º Batalhão, coronel Wolney Dias, já mapeou os locais onde a segurança será intensificada, com prioridade para Icaraí e o Centro. Este trabalho em parceria é fundamental para atendermos as demandas de segurança, já que a Polícia Militar e a Guarda Municipal sofrem com os mesmos problemas de baixo efetivo. Vamos fazer uma escala diferenciada porque existem trechos em que é mais importante a presença do guarda depois das 20 horas, por exemplo”, explica o secretário.
O comandante Wolney Dias adiantou que trechos como as avenidas Rio Branco e  Amaral Peixoto, Rua XV de Novembro e a Praça do Rink, no Centro, assim como as ruas Coronel Moreira César e Gavião Peixoto, em Icaraí, vão ser fiscalizados pelas duplas Cosme e Damião. As cabines da PM instaladas no Centro e em Icaraí também serão ocupadas por guardas municipais.
“Acredito que esses 20 policiais destacados da PM para patrulhar a cidade no período de compras de Natal serão suficientes, já que estarão atuando em parceria com a Guarda Municipal. Mas após essa primeira semana de ações, vamos avaliar se há necessidade de aumentar o número de homens nas ruas”, disse o comandante. 
O presidente do Sindicato  dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas), José Luiz Pascoal, disse estar otimista com as ações de segurança no entorno do comércio da cidade. 
“Nós, representantes do comércio de Niterói, nos reunimos, na quarta-feira, com o secretário Ruy França e levamos a preocupação do setor com relação à segurança no entorno dos centros comerciais nesse período. A questão de ordenamento urbano e, principalmente, a limitação da atuação dos vendedores ambulantes irregulares foi abordada no encontro. Saímos otimistas da reunião e vamos trocar impressões no dia a dia”, disse Pascoal.  
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fabiano Gonçalves, acredita que a parceria da Guarda com a Polícia Militar é a melhor solução para resolver os problemas de segurança. Segundo ele, a mudança da escala da Guarda foi essencial.
“Só o fato de o secretário ter alterado a escala de horários da Guarda Municipal já foi muito positivo para o comércio. Sentimos hoje que o efetivo já é maior nas ruas. A parceria com a Polícia Militar para aumentar o contingente será fantástica. Só com essas medidas, nossos problemas estão praticamente finalizados”, finaliza. 


O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário