Seguidores

sábado, 10 de dezembro de 2011

Rio tem agora manual a ser seguido na praia

Grupamento Especial de Praia- Guarda Municipal Rio .


Comandante do Grupamento-7° GEP-GM-RIO, Wanderson .

Cartilha começou a ser distribuída na Operação Verão, que este ano vai até o Recreio

POR ANGÉLICA FERNANDES
Rio - Para ir à praia, cariocas e turistas têm agora um manual a seguir. A cartilha, parte da Operação Choque de Ordem deste verão, começou a ser distribuída ontem aos banhistas, com regras do que pode e não pode ser feito e vendido na praia. Além do manual, a novidade para esta temporada é a ampliação da fiscalização nas areias, que agora vai até as praias da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
O monitoramento é feito a partir de 41 tendas operacionais e 20 comboios itinerantes compostos de quadriciclos elétricos e 30 cadeiras suspensas com 2,5 metros de altura. Da Praia do Flamengo ao Recreio, 481 agentes da Guarda Municipal e Controle Urbanoestarão em pontos estratégicos para coibir as irregularidades. Nos fins de semana, o efetivo será de mais 100 homens.
A cartilha reforça a proibição da prática  de esporte na beira da praia entre 8h e 17h, passeio de animais na areia e uso de cerol nas linhas de pipas. Alimentos preparados na praia como churrasquinho e queijo coalho também estão ‘fora da lei’ das areias. 
Apitos e megafones serão usados pelos agentes para advertir banhistas sobre irregularidades. “A primeira orientação será feita através dos equipamentos, se houver reincidência vamos recolher aquilo que estiver atrapalhando”, explica o secretário municipal de Ordem Pública, Alex Costa.
O casal de portugueses Branda Barata, 47, e Paulo Graça, 42, já sabem das regras na praia e não fazem feio nos passeios. “Não andamos com nosso cão na areia”, explica Paulo. “Cachorro só no calçadão”, completa Branda.
CONFIRA O QUE É PROIBIDO 
A Operação Verão promete apertar a fiscalização sobre as bandalhas na areia e não baixar a guarda até março. Além dos agentes na areia, haverá mais fiscais de olho no estacionamento irregular. Serão 30 reboques a disposição dos agentes de controle urbano. Confira o que não pode ser feito na praia:
ALIMENTO 
Preparar comidas assadas ou cozidas na areia, como churrasquinho, milho, salgados, queijo coalho, camarão frito e sanduíche preparado na hora.
BEBIDA
Consumir bebidas alcoólicas, água mineral, refrigerantes e sucos em embalagens de vidro. 
LAZER
Praticar qualquer esporte como frescobol, altinho e futebol à beira d’água entre 8h e 17h, durante o horário de verão e das 8h às 16h no horário normal
Usar cerol em linhas de pipas e papagaios
Passear com animas na areia mesmo com coleiras
NOS QUIOSQUES
Uso de recipientes de vidro em qualquer produto oferecido ao cliente
Venda de frutas fracionadas, descascadas ou raladas



Nenhum comentário:

Postar um comentário