Seguidores

domingo, 25 de dezembro de 2011

Infrações de motoristas são o principal problema de Copacabana


RIO - Na Avenida Atlântica, em frente ao Copacabana Palace, pouco antes das 19h da quarta-feira passada, 17 carros usavam o calçadão e o canteiro como estacionamento. O flagrante reflete o que foi constatado por um levantamento da Secretaria especial da Ordem Pública (Seop). Segundo o estudo, as infrações de trânsito são o pior problema de Copacabana. A implantação no bairro da quinta Unidade de Ordem Pública (UOP) da cidade, anunciada para o último dia 20, foi adiada para o fim de janeiro. Mas agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal, a tropa de elite da corporação, que usam boinas pretas, começaram há duas semanas a preparar o terreno para receber a UOP.
- A partir de Copacabana, seguiremos em direção ao Centro, formando um cinturão. Até o fim do primeiro semestre de 2012, inauguraremos UOPs em Botafogo, Flamengo, Catete, Glória e Lapa - informou Alex Costa, secretário da Ordem Pública.
Nova UOP contará com 300 guardas municipais
A decisão de adiar a inauguração da UOP de Copacabana, segundo Costa, foi tomada para permitir um melhor planejamento, já que várias ações estão em curso, como a preparação para o réveillon.
O território da UOP de Co$ainda não foi delimitado. O secretário, no entanto, adianta que nele serão incluídos os trechos mais movimentados das avenidas Nossa Senhora de Copacabana, Atlântica e da Rua Barata Ribeiro.
- O território da unidade terá de 400 mil a 600 mil metros quadrados. O seu efetivo terá cerca de 300 homens, usados de forma inteligente. Vamos privilegiar o patrulhamento a pé - diz Costa.
A presença dos "boinas pre$" tem inibido a atuação de camelôs, segundo maior problema de Copacabana, de acordo com a Seop. Mas basta um descuido para eles voltarem a ocupar os espaços públicos, diz o presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães:
- Os camelôs são espertos. Ficam a uma distância de uma ou duas quadras dos guardas. Mas os ambulantes estão tendo dificuldade de atuar.
As infrações de trânsito, $ém, continuam a acontecer. O desrespeito à proibição de fazer carga e descarga e de estacionar na faixa da esquerda da Nossa Senhora de Copacabana e da Barata Ribeiro nos horários de funcionamento do BRS (corredor exclusivo para os ônibus) é rotina nas duas vias.
A fila dupla em ruas transversais, até em portas de garagem - como na Hilário de Gouvêa, na Paula Freitas, na Bolívar e na Santa Clara -, é $infração comum:
- Essa é uma das lacunas do BRS, que trouxe melhorias para o trânsito. Com a proibição de fazer carga e descarga nas vias com BRS, muitos estão usando as transversais, que não têm como absorver tanto veículo. A prefeitura disse que criaria áreas de carga e descarga, mas não fez isso até agora - diz Magalhães.
Para o vice-presidente da Associação de Moradores e $de Copacabana (AmaCopa), Tony Teixeira, a questão das infrações de trânsito não será resolvida com a UOP:
- Seria sonhar com uma realidade que não vai acontecer. Só se fechássemos metade das lojas e das salas comerciais de Copacabana. A saída é a prefeitura estimular a construção de edifícios-garagem no bairro.
Flanelinhas dividem espaço com guardadores legalizados
Tão grave quanto o estacionamento irregular é a presença de flanelinhas, que dividem ruas com guardadores do Rio Rotativo. Há até aqueles que Tony chama de "personal car", que ficam com as chaves dos carros.
- Basta passar pelas ruas Xavier da Silveira, Bolívar, Leopoldo Miguez, Constante Ramos, Domingos Ferreira e Ayres Saldanha para dar de cara com flanelinhas - diz Tony.
O presidente da Sociedade Amigos de Copacabana aguarda com ansiedade a inauguração da UOP. Ele culpa a falta de fiscalização pelo volume de infrações de trânsito no bairro.
- Penso em pedir ao Ibama que inclua os guardas municipais de trânsito, os de boné branco, entre as espécies em extinção - brinca. - O que vemos nas ruas são os "periquitos", os agentes terceirizados da CET-Rio, com uniforme verde-oliva. Eles não são autoridade de trânsito, não podem multar e não têm preparo.http://br.noticias.yahoo.com/infra%C3%A7%C3%B5es-motoristas-s%C3%A3o-principal-problema-copacabana-185638129.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário