Seguidores

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

GM de Niterói: 200 vagas


A Guarda Municipal de Niterói, em breve, receberá reforço profissional. No próximo dia 20, será definida a empresa organizadora do concurso público para a instituição, que ofertará, inicialmente, 200 vagas para guarda, sendo 100 para ocupação imediata e 100 vagas para cadastro de reserva. 

Tradicionalmente, para concorrer ao cargo, é exigido nível médio. Os aprovados receberão o salário base de R$1.100, mais vale transporte e vale refeição. Um dos atrativos da seleção é a possibilidade de ascensão profissional, passando da categoria de guarda A para B e C, além de poder chegar a subinspetor ou inspetor. “Os guardas que apresentarem melhor condição, formação e desempenho poderão ser escolhidos para cargos superiores”, avisa o secretário de Segurança e Controle Urbano de Niterói, Wolney Trindade. Embora não haja definição quanto a data de divulgação do edital, o secretário informou que as inscrições estarão abertas do dia 5 de novembro até 5 de dezembro. 

Os interessados em concorrer a uma vaga já devem iniciar os estudos. De acordo com Wolney, além das matérias de praxe como Português, Gramática e noções de Direito Penal e Direito de Trânsito, o concurso contará com uma nova disciplina: Geografia municipal de Niterói. O candidato deverá estar informado sobre os principais pontos da cidade.
Há 24 anos na corporação, o comandante da coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal, Sérgio Luiz, entrou como guarda e foi conquistando cargos mais altos. Apaixonado pela profissão, ele falou sobre seu maior desafio na corporação. “Gosto do que faço e aqui meu desafio é seguir no combate ao desmatamento”, afirmou.
Corporação enfrenta carência de servidores
Atualmente, a corporação conta com 310 guardas em atividade, sendo 47 mulheres. Apesar do anúncio de 200 vagas, o secretário de Segurança e Controle Urbano de Niterói, Wolney Trindade, garantiu que para atender a demanda do município seriam necessárias a abertura de mais 400 oportunidades. “Este número é infinitamente pequeno para os problemas que a cidade tem. Mas conseguimos autorização para 200. Nossa necessidade é de mais 400, em razão da gama de serviços que a Guarda Municipal presta. Infelizmente não há orçamento para contratar mais do que 200”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário