Seguidores

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Choque de Ordem apreende 13 mil itens com ambulantes no Rock in Rio


Ambulantes não autorizados trabalharam nas vias de acesso e no entorno da Cidade do Rock
A operação Choque de Ordem realizada por agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), com apoio de guardas municipais, apreendeu 13.503 itens com ambulantes não autorizados nas vias de acesso e no entorno daCidade do Rock.
Foram recolhidas: 5.867 bebidas diversas, 2.854 capas de chuva, 457 adereços de cabeça, 560 bottons, 200 broches, 1.486 camisas, 233 chicletes, 17 bonés, 16 chapéus, 95 saquinhos de iogurte, uma carrocinha de iogurte, 104 canecas personalizadas, 54 óculos, 99 maços de cigarro, 897 pacotes de balas, 17 isopores, seis caixas de incenso, 12 pirulitos, quatro isqueiros, um fagulheiro, dois guarda-sóis, uma mesa.
E mais: três banquinhos, cinco carrinhos para transportar mercadorias, 34 guarda-chuvas, 64 chaveiros, 280 pacotes de biscoito, 2 caixas térmicas, 7 botijões de gás, 11 mochilas, 2 bolsas térmicas, 15 sacos de pipoca, 10 pochetes, 69 bandeiras, 10 garrafas térmicas, 1 caixa de som, 7 relógios, além de 20 kg de alimentos (salsichas, condimentos) e 26 kg de doces diversos.
A fiscalização também multou 1.332 veículos e rebocou 217 (16 motos e seis vans) por estacionamento irregular nas vias de acesso da Cidade do Rock. Durante a ação, guardas municipais prenderam um cambista que vendia ingressos nas proximidades do evento. Ele foi levado para a 42ª DP (Recreio). Um homem também foi detido por guardas municipais e levado para a mesma DP por desacatar os agentes que realizavam a fiscalização.
– Direcionamos para o Rock in Rio um efetivo com mais de 400 agentes por dia e mostramos que é possível manter a alegria e a descontração sem que o ordenamento do espaço público seja comprometido. O balanço das operações foi bastante positivo. Não toleramos o estacionamento irregular, assim como a atuação de ambulantes irregulares nas proximidades da Cidade do Rock. Desta forma, oferecemos um evento com mais qualidade, organização e segurança –, disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.
A Seop atuou em todos os dias do Rock in Rio com 402 homens/dia, 40 viaturas e nove comboios, entre Guardas Municipais, agentes do Controle Urbano e subsecretaria de Operações para coibir a ação de ambulantes não autorizados e estacionamento em local proibido na região. Foram montadas 15 barreiras de fiscalização no entorno do evento. A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER), órgão da Seop, disponibilizou 25 reboques/dia.
A CFER, em conjunto com fiscais da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF), também atuou para combater as áreas particulares utilizadas irregularmente como estacionamento clandestino.
As ações de fiscalização realizadas pela Secretaria Municipal de Transportes, durante os sete dias de shows do Rock in Rio, resultaram em 212 veículos penalizados dentre os 1.101 que foram verificados pelos fiscais, o que significa que 19,25% dos veículos checados apresentaram algum tipo de problema.
Falta de documento de porte obrigatório, tanto do motorista como do veículo, estava entre as principais irregularidades encontradas pela SMTR, nas modalidades: táxi; ônibus; Transporte Especial Complementar (TEC); fretamento e escolar.
Também foram flagrados quatro (04) veículos de TEC circulando clandestinamente, sem autorização da SMTR para prestar o serviço de transporte remunerado de passageiros na cidade (“pirata”), e dois (02) taxistas que cobravam valores abusivos a passageiros e que, como consequência, sofrerão a penalidade máxima administrativa que significa a cassação da autonomia do permissionário junto à Prefeitura do Rio.
As equipes da SMTR foram compostas por fiscais do município e policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que agiram de forma simultânea, localizados em diferentes pontos de fiscalização, nos terminais Alvorada, Autódromo e Via Parque, e nos acessos à Cidade do Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário