Seguidores

sábado, 9 de abril de 2011

NOTÍCIAS E OCORRÊNCIAS DAS GUARDAS MUNICIPAIS-SUA POLÍCIA ADMINISTRATIVA

"09/04/2011 - Luiz Flávio Gomes *
GUARDA MUNICIPAL RIO DE JANEIRO AMPARA FAMILIARES VÍTIMAS DE ATAQUE.

O massacre dos alunos no Rio de Janeiro numa escola pública revela o quanto ela está desamparada no nosso país. Falha no conteúdo (o Brasil, em matéria de educação, só ganha do Zimbábue) assim como no item segurança (são incontáveis os episódios de invasão de escolas e disparos de arma de fogo, sem que providências concretas sejam tomadas pelo poder público).

Charlatões oportunistas, políticos e alguns setores midiáticos, que sabem explorar a emoção (e comoção) popular gerada por tragédias impactantes como a do Rio de Janeiro, certamente vão propor endurecimento das leis penais, “lei do gatilho fácil” (liberdade para a polícia matar), pena de morte etc. É um tipo de irresponsabilidade que não pode mais ter espaço na nossa sociedade.

É chegado o momento de pensarmos em soluções, não em alucinações. O Brasil é o campeão mundial em assassinatos de jovens (segundo a UNICEF), sexto país mais violento do mundo (com 46 mil mortes intencionais por ano, segundo o Mapa da Violência), campeão mundial em mortes por armas de fogo (34,3 homicídios) e um dos únicos do mundo em que construir presídios é mais prioritário que abrir escolas.

Estudo realizado pelo nosso Instituto de Pesquisa (http://www.ipclfg.com.br) verificou (a partir dos dados do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que no período compreendido entre 1994 e 2009 houve uma queda de 19,3% no número de escolas públicas do país, já que em 1994 tínhamos 200.549 escolas públicas contra 161.783 em 2009[1].

Em contrapartida, no mesmo período, o número de presídios aumentou 253%. Isto porque, se em 1994 eram 511 estabelecimentos, este número mais que triplicou em 2009, com um total de 1.806 estabelecimentos prisionais.

Vivemos num país que está virado de ponta-cabeça. O que é mais importante não tem merecido a devida atenção do poder público. Mais um exemplo: a investigação das causas dos crimes (assim como seu combate).

Dois terços dos casos de massacres dentro de escolas envolvem alunos ou ex-alunos (caso de Wellington de Oliveira) que foram vítimas de “bullying” (Glenn Stutzky, especialista em violência escolar, Folha de S. Paulo de 08.04.11, p. C3). Muito provavelmente nenhuma investigação séria sobre a vida do assassino será feita. Fontes preciosas de informações que poderiam evitar futuros assassinatos em série são totalmente menosprezadas.

Wellington de Oliveira massacrou suas indefesas vítimas utilizando dois revólveres e um arsenal impressionante de projéteis. Uma das armas foi roubada do seu dono em 1993. Compra-se arma de fogo por preço de banana em qualquer esquina do nosso país. Rouba-se arma de fogo com total facilidade. Milhões delas (sete milhões, dizem) estão na ilegalidade. Apesar da letalidade das armas de fogo, muita gente continua contra o absoluto desarmamento da população.

Num país conflitivo como o nosso, que soma violência (sexto país do mundo mais violento) com um dos maiores índices de impunidade do planeta (85 mil inquéritos de homicídios, instaurados até 31.12.2007, estão parados), permitir o armamento flácido e generalizado da população significa juntar gasolina com fogo. Não é por acaso que o Brasil é o campeão mundial em mortes por armas de fogo (34,3 mil por ano).

A contenção da violência no nosso país é uma das tarefas mais prioritárias. É preciso enterrar de uma vez por todas a cultura da guerra civil permanente, que aqui foi instalada oficialmente em 1822.
 Guardas Municipais da cidade do Rio de Janeiro participam do Isolamento da área.

 *LFG – Jurista e cientista criminal. Presidente da Rede LFG. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001)



Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.



A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos e em valor de mercado. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem trabalhador conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e formação profissional, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias e está presente em todos os estados brasileiros, com 56 câmpus e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado."



Guardas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro 
Guardas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro e diversos órgãos participam dando suporte as vítimas.






Fontes da Imagens O GLOBO ONLINE.

RIO - A Secretaria de Saúde atualizou, na manhã desta sexta-feira, o número de vítimas da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. O número de mortos permanece em 12 pessoas, sendo dez meninas e dois meninos. Há 12 feridos, sendo dez meninas e dois meninos. Desse total, três estão em estado grave e um deles já recebeu alta hospitalar.
Segundo o órgão, as vítimas foram levadas para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital da Polícia Militar, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e Hospital Estadual Alberto Torres.
Confira o estado de saúde dos feridos:
Hospital Estadual Alberto Torres: J.O.S., 14 anos, sofreu uma lesão vascular grave no ombro direito. Está sendo operado.
Hospital Estadual Adão Pereira Nunes: L. V. S. P., 13 anos, foi baleado no olho direito, foi operado. T. T., 14 anos, foi atingida no abdômen e coluna. Ela foi operada no Hospital Estadual Albert Schweitzer e transferida para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. Os dois permanecem internados.
Hospital Estadual Albert Schweitzer: C. M. V. S., 13 anos, teve fratura de antebraço e está estável. E. C., 14 anos, foi baleado no abdômen e mão e está em estado grave. D. D., 13 anos, foi baleado no abdômen e está estável. R. L., 13 anos, foi baleada no abdômen e está estável. Todos estão internados. P. S. F., 14 anos, teve uma lesão na perna, foi examinado na unidade e teve alta.
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia: I. B. O. P., 13 anos, baleado no braço e está estável. B. R. T., 13 anos, baleada nas mãos e está estável. Os dois estão internados.
Hospital Universitário Pedro Ernesto: L. G. C., 13 anos, baleado na perna e no braço. Ele está consciente, e o estado de saúde é estável.
Hospital da Polícia Militar: A. M.F. S., 14, anos, foi baleado na cabeça, mão e clavícula. Foi operado e passa bem. Está internado. FONTE:http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/04/08/ataque-escola-de-realengo-balanco-atualizado-do-numero-de-feridos-internados-924190398.asp.



08/04/2011 - 15:04
Repercussão internacional


Pontífice enviou mensagem através da Arquidiocese do Rio; vocalista do U2 esteve com Dilma (Fotos: Tadeusz Górny e Antonio Cruz/ABr)http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=93409

PROBLEMA DA SEGURANÇA PÚBLICA APARECE MAIS UMA VEZ. A FALTA DE PLANEJAMENTO E A AÇÃO REATIVA. E NADA DE PREVENÇÃO! 

ESPECIALISTA EM GERENCIAMENTO DE CRISE ( FÁBIO ANDRÉ NT) FICA PERPLEXO COM TAMANHA BESTEIRA E INCOMPETÊNCIA NA SEGURANÇA PÚBLICA.


O QUE MAIS CHOQUE NESTES MOMENTOS É UM MONTE DE OPORTUNISTAS QUE QUEREM APARECER EM UM MOMENTO TÃO TRISTE , SEM CONHECIMENTO ALGUM SOBRE UM TEMA COMPLEXO QUE DEVE SER TRATADO COM RESPEITO E RESPONSABILIDADE QUE É SEGURANÇA PÚBLICA, E SAEM FALANDO UM  CAMINHÃO DE BESTEIRA, DIZENDO QUE VÃO RESOLVER A VIOLÊNCIA E A CRIMINALIDADE COM PROPOSTAS RIDÍCULAS SEM TÉCNICA, ESTUDO E PLANEJAMENTO O QUAL PARECE SÓ AGORA EXISTIR! ISSO É UM PROBLEMA CRÔNICO QUE TEM SEU CALCANHAR DE AQUILES, A POLÍTICA DO GOVERNO DESCOMPROMENTIDO E SEM RESPONSABILIDADE. E A INSEGURANÇA REFLETI NA SAÚDE,EDUCAÇÃO E LAZER.


REFORÇO DA TESE ACIMA APRESENTADA.



Assaltantes invadem escola na Zona Oeste do Rio e acabam presos 
Dois assaltantes que estavam desarmados invadiram na manhã de hoje DIA 09/03/2011, uma escola municipal em Bangu, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Os homens estavam fugindo da polícia, depois de roubarem uma senhora na rua, e entraram no local para se esconder. Os dois foram presos no pátio da escola. 
Ninguém ficou ferido. Apenas uma professora passou mal e teve que ser encaminhada ao Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. As aulas na Escola Municipal Astrogildo Pereira, que tem cerca de 300 alunos do ensino infantil ao 5º ano do ensino fundamental, não precisou ser fechada e as aulas continuam normalmente na unidade. 
A invasão à escola ocorre um dia depois do ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, também na zona oeste, no qual um atirador matou 12 crianças e feriu outros estudantes. 

Com informações da Agência Brasil, do jornal "O Globo" e da Arquidiocese do Rio de Janeiro 






  • Vereador quer instalar detectores de metal nas escolas de Manaus

Vereador Massami Miki quer controlar a entrada e saía de pessoas estranhas ao ambiente escolar e pede mais rigor com a segurança das crianças FONTE:
http://acritica.uol.com.br/manaus/Vereador-instalar-detectores-escolas-Manaus_0_458954185.html



PLANEJAMENTO E INVESTIMENTO NA SEGURANÇA PÚBLICA COM RESPEITO TRANSPARÊNCIA E COMPROMETIMENTO É A ÚNICA SAÍDA. GRIFO: ESPECIALISTA EM GERENCIAMENTO DE CRISE, FÁBIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário