Seguidores

sexta-feira, 1 de abril de 2011

DE CORONEL PARA CORONEL PM- PASSAGEM DE COMANDO DA GUARDA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO SERÁ TERÇA FEIRA, ÀS 15:00.

Cerco a desvios na Guarda Novo comandante assume posto na terça com missão de criar linha direta com a PM.
POR ADRIANA CRUZ


Rio - Fechar o cerco à corrupção e trabalhar afinado com a Polícia Militar. Estas são as metas do novo comandante da Guarda Municipal, coronel Henrique Lima Castro, que assume terça-feira, às 15h, no lugar do coronel PM Ricardo Pacheco, como O DIAantecipou. Há 28 anos na PM, com passagem pelas missões de paz do Timor Leste e Moçambique e cinco comandos de batalhão, Lima Castro deixa o posto de relações-públicas da corporação para liderar a tropa de 6 mil homens da Guarda. 


Lima Castro pretende incrementar a atuação da Corregedoria. “Casos de desvio de conduta serão tratados com transparência e direito a ampla defesa. Se tivermos que cortar na própria carne, sem dúvida, cortaremos”, prometeu o oficial.



Mas para Lima Castro, afinar a PM com a Guarda é a maior missão. A meta é criar uma espécie de linha direta entre as duas forças. Segundo ele, é comum ocorrer disputas. Ele planeja repetir a experIência no trabalho em parceria, como já fez nos municípios de Volta Redonda e Barra Mansa. “No Centro de Comando e Controle dessas regiões, há PMs e guardas. Então, lá mesmo é decido quem deve atuar, conforme o perfil. Os resultados em termos de emprego de efetivo e atuação são positivos”, exemplificou.

No Rio, Lima Castro ressalta como a Guarda e a PM podem trabalhar em conjunto, por exemplo, em Copacabana. “A Guarda tem que estar muito mais perto do cidadão. Em função das UPPs os índices de violência caíram muito, então o emprego da Guarda tem que ser maior. A PM tem que atuar onde houver maior risco de confronto”, analisou.

Lima Castro deixa claro que outra meta é aumentar o efetivo. “Isso vai ocorrer como quer o prefeito Eduardo Paes, mas ainda vai depender de outros projetos que serão revelados em momento oportuno”, disse.
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/4/cerco_a_desvios_na_guarda_154809.html
POSTADO POR ADMINISTRADOR DO BLOG-GM/ANDRÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário