Seguidores

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Guarda Municipal do Rio de Janeiro, dará Segurança no Carnaval.

Riotur expande infraestrutura para Carnaval de Rua em 2012 "A aproximação dos blocos com o poder público gerou um diagnóstico do Carnaval de Rua. E esse mapeamento abriu possibilidades para melhorar a inserção dos serviços públicos de limpeza (Comlurb), segurança (Guarda Municipal) e organização do trânsito (CET-Rio)", argumentou.

Patrícia Raposo e Rafael Menezes | Carnaval | 03/11/2011 18h57

Com foco em criar harmonia entre blocos carnavalescos, moradores e prefeitura, a Riotur anunciou nesta quinta-feira as mudanças de infraestrutura para o Carnaval de Rua 2012. O SRZD-Carnaval acompanhou a entrevista coletiva em o presidente da empresa, e também secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro, discorreu sobre o planejamento. O novo projeto terá um reforço maior da iniciativa privada.
"Nosso objetivo é manter a tradição que retornou espontaneamente ao Rio de Janeiro", frisou Antonio Pedro antes de detalhar o tema infraestrutura. "A aproximação dos blocos com o poder público gerou um diagnóstico do Carnaval de Rua. E esse mapeamento abriu possibilidades para melhorar a inserção dos serviços públicos de limpeza (Comlurb), segurança (Guarda Municipal) e organização do trânsito (CET-Rio)", argumentou.





Foto: Divulgação
A Dream Factory foi a vencedora da licitação para organizar o Carnaval de Rua pela terceira vez consecutiva. Responsável pelo Rock in Rio 2011, a empresa está encarregada de cumprir as exigências do Caderno de Encargos estabelecido pela Riotur.
Dado de destaque durante a coletiva, o número de posições de banheiros químicos na cidade durante o Carnaval teve aumento. Segundo o secretário, entre 2010 e 2011, o crescimento foi de 4,2 mil para 13 mil. Para o próximo ano, a estimativa de posições demarcadas ao longo do percurso dos blocos é de 15 mil. O projeto prevê ainda 1000 diárias de controladores de tráfego e 80 diárias de UTI móvel. O secretário, no 
entanto, não soube informar de que maneira a logística operacional será feita.

O número de blocos inscritos para o Carnaval de 2012 é de 476. Uma das 
preocupações da Riotur, que gerou definições publicadas no Diário Oficial, foi a limitação de blocos na Zona Sul, região de alta concentração de foliões e também de reclamações por parte dos moradores durante a folia.

Uma das soluções para harmonizar a coexistência da festa com os ambientes residenciais, segundo Antonio Pedro, será a aproximação com os síndicos. "Queremos um diálogo com os síndicos dos prédios da orla para verificar a aceitação do cercamento dos jardins que ficam na frente desses locais com o apoio da prefeitura".
Foto: Divulgação
Complementando o evento, representantes banco Itaú e da Ambev (representada pela marca Antárctica), falaram à imprensa sobre a parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura do Rio. As empresas são as patrocinadoras do Carnaval de Rua 2012. Caso o investimento fosse feito apenas pelo poder público, o custo do evento estaria em aproximadamente R$ 15 milhões, segundo Antonio Pedro.
Houve ainda a demonstração das peças publicitárias para a divulgação da campanha da próxima folia, que incluiu o material de sinalização dos banheiros, feito por meio de faixas e cartazes espalhados ao longo do trajeto dos blocos, o guia do folião e anúncio da criação do site especial com informações para cariocas e turistas.
Além disso, detalhes da decoração da Avenida Rio Branco, no Centro, e da Princesa Isabel, no Leme, terão menções aos antigos carnavais. Arcos e bandeirões ganharam ares modernos, porém, sem deixar de ilustrar personagens genuínos da folia, como pierrôs, colombinas e malandros. No dia 10 de janeiro, a Riotur vai se reunir com os representantes dos blocos para definir o organograma para 2012.
O secretário comentou sobre os problemas que as agremiações do grupo de Acesso, e algumas do Especial vem enfrentando com seus barracões, e citou as próximas providências.
"As agremiações que se instalaram nas áreas que agora farão parte da obra do projeto "Porto Maravilha", não serão despejadas da noite para o dia, elas serão realocadas. Estamos organizando o novo espaço na Avenida Brasil, que receberá as escolas do Acesso A e B", afirmou.
Ele frisou, ainda, que em 2012 a regra de rebaixamento será válida para todos os grupos do Carnaval carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário