Seguidores

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Encontro Nacional de Instrutores de tiro - Qualificar o Guarda Municipal e investir na instrução

Na abertura do encontro o Guarda Municipal de Jundiaí Rubens Fernando fez as honras da cerimônia e chamando à mesa o Tenente e Instrutor de Treinamento de Tiro José Cardoso Alves, o Diretor da ABRAPAM Carlos Gomes e o Instrutor de Tiro Marcelo Danfenback. Juntos abordaram a padronização de procedimentos para a qualificação do Curso Nacional de Tiro, credenciamento do instrutor de tiro pela Polícia Federal e o acesso a novas tecnologias e equipamentos de fortalecimento de uma rede nacional de profissionais das Guardas Municipais.
            Com muito orgulho Rubens Fernando há 20 anos GM, ressalta para os companheiros do encontro. “Não importa o uniforme e sim o sangue da bandeira azul da Guarda Municipal, que temos em nossas veias”. É nesse pensamento que o Tenente Cardoso acrescenta sobre a formação nacional das Guardas Municipais: “Precisamos ter uma instrução de tiro qualificada para as ruas e que seja algo único em todas as guardas. O GM não pode errar o tiro, mas na instrução de tiro ele não está estressado e apenas 40 % acerta o alvo e na rua é outra situação, por isso precisamos qualificar e padronizar a instrução de tiro em âmbito nacional.”
            Na questão do credenciamento da Polícia Federal para tiro e instrução de tiro, Danfenback fala que para ter uma regulamentação é preciso melhorar duas vertentes, investimento próprio e investimento público. “É preciso primeiramente investir no preparo do profissional para ele conseguir a credencial, depois multiplicar conhecimento com os instrutores”. E para ele o maior problema é a falta de investimento interno das prefeituras. “Elas (prefeituras) não investem e buscam a contratação externa, o maior problema mesmo é a falta de investimento no profissional”. Marcelo ainda deixa uma mensagem para os GMs presentes: “Voltem para seus municípios para criarem um centro de carga para estruturar o instrutor de tiro, para ele ter equipamento e capacitação do próprio instrutor”.
            “Não é qualidade de tiro e sim o local certo para ser atingido”. Com essa frase o Diretor da ABRAPAM Carlos Gomes resume o que tem aprendido fazendo treinamento de instrutores de tiro em outros países. “Comecem a fazer o treinamento de tiro no quadril. Essa região do corpo humano é um local que possui muito líquido”. Carlos acredita que é preciso melhorar muito a qualificação dos Guardas Municipais em amplo sentido, principalmente instrução de tiro e defesa e outras armas, em grandes eventos por exemplo. “Por que receber instrução apenas da PM? Vocês podem sim ser instrutores e eu quero que vocês briguem por isso, pois o GM também é um policial e necessita de todo o conhecimento de neutralização.”

            Postado pelo Subinspetor S.Santos - GMRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário