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domingo, 27 de novembro de 2011

Prefeitura do Rio recruta ‘síndicos’ da ordem urbana

O Dia  Online

Campanha incentiva servidor a denunciar problemas, como focos de dengue e buracos

POR ALESSANDRA HORTO
Rio - A Prefeitura do Rio lançou uma campanha que incentiva o servidor a denunciar os problemas urbanos à Central de Atendimento 1746. O canal servirá para avisar sobre buracos em ruas, lâmpadas queimadas ou focos de dengue, entre outras informações. A ideia é estimular a participação cidadã na conservação dos bairros onde os servidores vivem.
Em entrevista à Coluna, o secretário-chefe da Casa Civil do Rio, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, explicou que o objetivo do projeto é incentivar todos os servidores, não só os que atuam nas ruas. “Nossos funcionários conhecem a cidade como ninguém. Queremos que eles detectem os problemas das casas deles. Haverá espaço para a participação de todos os servidores. Não só os que trabalham nas ruas, mas também os que ficam dentro das repartições”.
Segundo Pedro Paulo, se a campanha de incentivo gerar um bom retorno, a Prefeitura do Rio poderá pagar bônus ao funcionalismo pela participação na ação. “Ainda não sei o que seria concedido, ainda estamos estudando. Mas, se tudo der certo, podemos premiar aqueles que se preocupam com a conservação da cidade”, anunciou o secretário.

O gari Marcelo José Cruz do Nascimento, 33 anos, aprovou a campanha: “Quem trabalha na rua tem mais condições de observar os problemas”. Em breve, os principais órgãos da prefeitura receberão uma central de atendimento avançada do 1746, por meio da qual servidores poderão ter atendimento exclusivo para as reclamações.
Solicitações também pela Internet
O 1746 também pode ser acessado pela Internet, em www.1746.rio.gov.br. Outra opção é baixar, gratuitamente, um aplicativo para celular ou tablet e enviar as reclamações. Já foram feitas 5 mil solicitações de serviços via Internet e 2 mil pelos aplicativos, além de 15 mil downloads do programa e 25 mil acessos à página eletrônica.

O aplicativo do celular permite que o servidor (e também qualquer cidadão) fotografe o problema na rua. Exemplos: buraco, poste com a luz queimada, árvore que precisa de poda ou um foco da dengue. 

Após fazer o registro, basta enviá-lo, para que o órgão responsável tome as providências. Não é necessário digitar o endereço do lugar onde a solicitação está sendo feita. Basta clicar no ícone ‘Localizar’ que o sistema já encontra o local automaticamente.

Os órgãos que receberam o maior número de ligações com solicitação de serviços foram Comlurb, RioLuz e Guarda Municipal. Os pedidos mais comuns foram remoção de entulho, reparo de lâmpada apagada, controle de roedores e poda de árvore em logradouro.
http://odia.ig.com.br/portal/economia/html/2011/11/prefeitura_do_rio_recruta_sindicos_da_ordem_urbana_208800.html
Link do 1746 acessem:http://www.1746.rio.gov.br/
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GM1 André, Instrutor da Academia do Rio de Janeiro.

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