Seguidores

domingo, 6 de novembro de 2011

Prefeitura do Rio anuncia que obra contra enchente será iniciada este ano Licitação de obras na Bacia do Canal do Mangue tem início no dia 23. Obra é solução para alagamentos da Praça da Bandeira, diz prefeitura.

06/11/2011 08h32 - Atualizado em 06/11/2011 08h48
Renata SoaresDo G1 RJ

Paes chega ao centro de operações da prefeitura para simulado de enchentes no Rio (Foto: Renata Soares/G1)Centro de operações da prefeitura mostra imagens
do Rio para simulado de enchentes neste domingo
(Foto: Renata Soares/G1)
A Prefeitura do Rio de Janeiro vai iniciar ainda no segundo semestre deste ano as obras de construção de reservatórios subterrâneos de desvio de rios, para evitar as enchentes que ocorrem com frequência no município durante o verão. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes na manhã deste domingo (6), que acrescentou que o processo de licitação das obras contra enchente na Bacia do Canal do Mangue terá início no dia 23 de novembro.
Em nota, a prefeitura afirma que ""as intervenções indicam a solução da prefeitura do Rio para o ponto de alagamento mais emblemático da cidade: a Praça da Bandeira". As obras terão investimento de R$ 292 milhões do governo federal, ainda segundo a prefeitura, e serão iniciadas após o término do processo licitatório, que tem prazo de 60 dias. A previsão é de que as obras tenham duração de 18 meses.
Segundo a prefeitura, os reservatórios virão para amortecer o excedente de chuva, acumulando os volumes e impedindo o transbordamento dos rios. O processo também prevê a construção de galerias de desvio de parte da vazão do Rio Maracanã para o Rio Joana.
"Depois de mais de 450 anos, enfim vamos poder licitar o local", afirmou o prefeito Eduardo Paes, nesta manhã durante o simulado de emergência de enchentes, realizado na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio, e na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga a Zona Norte à Zona Oeste.
"Escolhemos a Praça da Bandeira porque sabemos que é um local que, quando chove, complica muito o tráfego na região. Já a Grajaú-Jacarepaguá é uma estrada muito perigosa e sempre tem muitos acidente fatais. A cidade é cheia de pontos críticos, mas resolvemos focar na Praça da Bandeira, porque é um lugar que causa grandes reflexos no trânsito na Avenida Brasil e na Francisco Bicalho também", explicou Paes. "Este simulado, por enquanto, é só um ensaio permanente, mas acho que estamos mais prontos para a chuva do próximo verão", completou.
Ruas da Praça da Bandeira, zona norte do Rio, completamente debaixo d'água.  (Foto: Vinicius da Silva Ferreira/VC no G1)Temporal de abril deixou Praça da Bandeira debaixo d'água (Foto: Vinicius da Silva Ferreira/VC no G1)
Simulado de emergência de enchentes
Paes chegou por volta das 6h40 deste domingo (6) ao Centro de Operações do Rio de Janeiro para dar início ao simulado de emergência de enchentes, realizado pela primeira vez no município. Paes foi acionado às 6h, como parte da simulação. Às 4h deste domingo, a cidade entrou em estágio de atenção para o exercício.
O primeiro exercício simulado de emergência para os dias de chuvas fortes vai acontecer das 9h às 10h deste domingo na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio, e na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga a Zona Norte à Zona Oeste, e afetará o trânsito nesses locais.
Às 21h de sábado (5), funcionários da prefeitura envolvidos no simulado de emergência de enchentes receberam o primeiro boletim do treinamento, informou o Centro de Operações da Prefeitura.
O Centro de Operações explicou que informará a população do andamento do simulado pelas redes sociais.
Opções de trânsito
Paes chega ao centro de operações da prefeitura para simulado de enchentes no Rio (Foto: Renata Soares/G1)Paes se reúne com secretariado durante simulado
de enchentes no centro de operações da prefeitura
(Foto: Renata Soares/G1)
Às 9h deste domingo, os acessos para a Praça da Bandeira serão fechados.
Os motoristas que vão da Zona Norte para o Centro deverão pegar o Viaduto de São Cristóvão, seguir pela Francisco Eugênio e depois pegar a Francisco Bicalho para chegar à Avenida Presidente Vargas.
Quem está na Presidente Vargas e vai para a Tijuca deve seguir pelo Viaduto dos Marinheiros, que é a alça de acesso à Avenida Paulo de Frontin, e entrar na Rua Doutor Satamini.
Já o motorista que estiver no Túnel Rebouças com destino à Zona Norte deve pegar a descida de acesso para a Avenida Paulo de Frontin, seguir pela Avenida Francisco Bicalho e fazer o retorno para entrar na Francisco Eugênio em direção à Radial Oeste.
Às 9h30 deste domingo, a pista sentido Jacarepaguá, entre os quilômetros 5 e 5,5 da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, será interditada. Linha Amarela e o Alto da Boa vista são as opções para o motorista que vai para Jacarepaguá.
Os bloqueios devem durar 15 minutos e a simulação termina às 10h.
Apoio da CET-RioA CET-Rio montou um esquema especial de trânsito. Segundo a prefeitura, 55 agentes, incluindo guardas municipais, orientarão motoristas sobre as opções de rota, além de 20 painéis com mensagens espalhados pela vias. Também serão usadas dez viaturas e nove reboques que ficarão posicionados em pontos estratégicos.
O Centro de Operações informou que vai monitorar o trânsito no entorno da Praça da Bandeira e na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, durante o simulado, por meio das 17 câmeras posicionadas próximas às duas regiões, implantando ajustes programados nos semáforos.
ProgramaçãoO treinamento começou na noite deste sábado (5): às 21h, o Centro de Operações anunciou o primeiro boletim meteorológico do simulado. Às 4h de domingo (6), segundo a prefeitura, a cidade entra em estágio de atenção, e, às 6h, o prefeito é acionado pelo Centro de Operações diante do agravamento do quadro.
Ainda de acordo com a programação, a partir das 7h de domingo, o prefeito Eduardo Paes vai acompanhar diretamente no Centro de Operações o treinamento, que também envolve a Defesa Civil, Seconserva, Comlurb, Rio-Águas, Geo-Rio, Guarda Municipal, secretarias municipais de Assistência Social, Habitação, Transporte, Casa Civil e a Subprefeitura da Grande Tijuca.
Uma hora após, às 8h, o município vai entrar em estágio de alerta diante da chuva que estaria caindo e, às 9h, a Praça da Bandeira é interditada. Em seguida, é a vez de uma faixa da Estrada Grajaú-Jacarepaguá, sentido Grajaú, ser fechada.
200 profissionais
Ao todo, a prefeitura mobilizará 200 profissionais do município. O objetivo é avaliar o tempo de resposta e coordenação do Centro de Operações da prefeitura na mobilização das equipes, além de conscientizar a população sobre novos padrões de ação em caso de chuvas fortes na região.O exercício será feito com base no temporal que caiu no dia 25 de abril deste ano. Naquela noite, o Rio Maracanã transbordou, alagando a Praça da Bandeira.
O Centro de Operações informou que a Praça da Bandeira e a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá foram os pontos escolhidos para o treinamento pela topografia vulnerável a alagamentos e deslizamentos e devido ao histórico recente de chuvas fortes.
“O principal objetivo da prefeitura com o simulado de chuva forte na Praça da Bandeira e Estrada Grajaú-Jacarepaguá é salvar vidas”, disse Sávio Franco, chefe executivo de operações do Centro de Operações.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/11/prefeitura-do-rio-anuncia-que-obra-contra-enchente-sera-iniciada-este-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário