Seguidores

domingo, 27 de novembro de 2011

Projeto para dar poder de polícia à guarda municipal é discutido no PR

 17/06/2011 19h29 - Atualizado em 17/06/2011 19h29

Uma audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa do estado.

No Paraná, 18 cidades possuem guarda municipal.

Do G1 PR

Uma audiência pública foi realizada nesta sexta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Paraná, para discutir o projeto de lei que sugere a regulamentação da função dos guardas municipais no país. Além de unificar as leis do órgão que são diferentes em cada estado, o projeto propõe poder de Policial Militar a Guarda. O projeto é do deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR).
Veja a reportagem do ParanáTV 2ª edição da RPCTV Curitiba
Em muitas cidades do Brasil, inclusive em Curitiba, a Guarda Municipal tem a função de zelar pelo patrimônio público. Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital, a Guarda atende cerca de 80 ocorrências por dia e já atua como polícia.
Para o diretor da Guarda de São José dos Pinhais, Altair Mariot, é sabido que as polícias Civil e Militar não conseguem atendem a todas as ocorrências geradas pela população.
Guardas Municipais, de Ponta Grossa Paraná.
Guarda Municipal de Limeira,São Paulo.
Guarda Municipal de Itapecerica da Serra. SP
Segundo o projeto, a padronização das guardas municipais do país iria desde a forma de atua dos guardas a uniformes e armamento. O deputado Francischini afirmou que a ideia é que a Guarda Municipal assuma a condição de órgão da segurança pública.
Para o delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Marcus Michelotto, dar mais autoridade às guardas municipais poderia reforçar o trabalho de combate ao crime. “Eu não chamo mais a Guarda Municipal de Guarda Municipal, eu vejo como polícia municipal”, declarou Michelotto.
Instrutor GM-André é a favor de equipar, treinar, qualificar, armar e reciclar a Guarda Municipal, para que ela a exerça de fato o seu papel contribuindo de forma direta e significativa na segurança pública.

Um comentário:

  1. Olá GM André, gostaria de fazer apenas uma correção na matéria "Em muitas cidades do Brasil, inclusive em Curitiba, a Guarda Municipal tem a função de zelar pelo patrimônio público", o texto apesar de ser de um jornal renomado, é inverídico, pois desde sua criação a GM Curitiba contribui com a segurança pública em todos os sentidos. Gostaria de tê-lo como leitor do Blog supervisoraparecido.blogspot.com , onde procuro salientar as principais ocorrências da GM.

    ResponderExcluir