Seguidores

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Márcia Sant’Anna Borges, de 42 anos, é a primeira mulher a se tornar inspetora da Guarda Municipal (GM) da cidade. Ela vai atuar em Icaraí, Zona Sul de Niterói

Apesar de ser considerada “linha dura”, Márcia acredita que diálogo é boa solução. Foto: Evelen Gouvêa
Niterói vai ganhar sua “xerife de saias”. Márcia Sant’Anna Borges, de 42 anos, é a primeira mulher a se tornar inspetora da Guarda Municipal (GM) da cidade. Ela vai atuar em Icaraí, Zona Sul de Niterói. Conhecida como inspetora Sant’Anna, ela assumiu o cargo este mês, depois da posse do novo secretário de Segurança e Controle Urbano, coronel Ruy França. Agora tem pela frente a insegurança do Campo de São Bento, os moradores de rua e os ambulantes ilegais, que teimam em vender suas mercadorias na região. Apesar de ser considerada, até por ela mesma, como uma pessoa “linha dura”, Márcia promete trabalhar no comando de 40 guardas, 39 deles homens, com pulso firme, mas com a sensibilidade peculiar da mulher.
A inspetora acredita que lidar com o comércio informal, muito presente nas principais ruas do bairro, será uma tarefa difícil, mas que o diálogo, pode sim, ser uma ferramenta para auxiliar na resolução dos problemas.
“Pretendo trabalhar muito com a conversa, não adianta chegar gritando e impondo violência para resolver o problema dos ambulantes. É preciso respeitar o próximo. Sexta-feira mesmo, havia alguns camelôs pelo Campo de São Bento, cheguei próximo a eles sem o cacetete e conversei. Argumentei que eles estavam errados e pedi para se retirarem. Eram 10 ambulantes e todos deixaram o local na hora, sem maiores problemas”, declara Márcia.
Nascida em São Gonçalo, Márcia é solteira e tem um filho de 22 anos. Segundo ela, a vontade de trabalhar com a segurança pública é antiga. Com apenas 18 anos, ela passou em um concurso para a Polícia Civil, mas a preocupação da família a impediu de ingressar na corporação. No entanto, em 2001 ela passou no concurso de Guarda Municipal para realizar seu desejo e fazer história.
“Com medo, minha mãe pediu para que eu não trabalhasse na polícia, virei bancária. Eu sempre me interessei pela área de segurança pública. Em 2001 entrei para a Guarda Municipal de Niterói. Fui a primeira mulher a atuar nas ruas junto com os guardas municipais, a primeira sub-inspetora e agora sou a primeira inspetora mulher”, afirma ela.
A área de atuação da Inspetoria de Icaraí compreende o Campo de São Bento, a Fundação de Artes de Niterói (FAN), o Solar do Jambeiro, a Praça do Ingá, o Viva Idoso de Santa Rosa e o Centro de Controle Urbano de Icaraí. Segundo Márcia Sant’Anna, o foco de suas ações será a integração social, observando, principalmente, o caso de moradores de rua, que será avaliado junto com a Secretaria de Assistência Social, e atenção ao problema de usuários de drogas. Ela afirma que o apoio dos moradores será fundamental.
Gestor de segurança André. Não sei o que pretende a Inspetora com este argumento! A Guarda Municipal esta cada vez mais inserido no rol da Segurança Pública. A Guarda deve atuar na Segurança e para isso deve ter segurança! senhores armas não matam, quem mata são as pessoas. Dê treinamento e capacitação e deixe os guardas realizar a sua atividade fim, Segurança Pública Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário