Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ex. Comandantes da Guarda Municipal do Rio e suas histórias

Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio

                                  


 A Guarda Municipal do Rio de Janeiro é a força de segurança da Prefeitura do Rio. Uniformizada e desarmada, a Institiução atua no patrulhamento diário da cidade, com ações especiais no trânsito, escolas, praias, meio ambiente, turismo, ordenamento urbano, e grandes eventos. A GM-Rio tem também frentes comunitárias, sociais, esportivas e culturais, trabalhando nas ruas em contato direto com o cidadão, seu principal foco.Para todas essas missões, são quase 6 mil guardas concursados, distribuidos em turnos por 21 unidades operacionais (15 Inspetorias e 6 Grupamentos Especiais) e monitorados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), além de 47 guardas músicos e 380 funcionários administrativos. Criada em 1993, a GM-Rio conta com a primeira Academia de Ensino do país voltada à capacitação e atualização de guardas e é hoje a maior Instituição de segurança comunitária do Brasil.

Na galeria dos ex-comandantes estão: - Cel. PM Amêndola - 1993-1996 e 1997-2000 - Ten Cel. PM Carlos Moraes Antunes - 2001-2008 - Cel. Ricardo Coutinho Pacheco - 2009-2011 - Cel. Henrique Lima de Castro Saraiva - 2011 (Atual)

1 Comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro

PAULO AMENDOLA - Ten-Cel PM, formado em Direito, criador do BOPE e organizador da Guarda Municipal/RJ, com experiência nacional e internacional em segurança pública. Toda a sua vida profissional tem sido voltada às questões de segurança, tendo, na Polícia Militar, atuado intensamente na área operacional, de inteligência e de treinamento especializado.



Ex Comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Cel. PM Amêndola - 1993-1996e 1997-2000 .





Ex Comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Ten Cel. PM Carlos Moraes Antunes - 2001-2008 


Ex Comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Cel. Ricardo Coutinho Pacheco o segundo da esquerda  2009-2011.



Comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro,  Cel. Henrique Lima de Castro Saraiva - 2011 (Atual)





Paulo Storani é mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Pós-graduado em Administração Pública (2004), em Gestão de Recursos Humanos (2002), ambos pela Fundação Getúlio Vargas - RJ, e Treinamento Físico pela Universidade Gama Filho - RJ (1999). Curso de Operações Especiais, é Mestre de Tiro, possui cursos nos EUA e Israel. Foi Subcomandante do BOPE no Rio de Janeiro e consultor do Filme Tropa de Elite. Atualmente é professor da Universidade Cândido Mendes, pesquisador do Instituto Universitário de Políticas Públicas e Ciências Policiais da Universidade Candido Mendes - RJ e Secretário Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de São Gonçalo - RJ.






Atuou na Guarda Municipal do rio de Janeiro.

JORGE HELENO ARAÚJO
Pedagogo, com especialização em Orientação Educacional, além de instrutor de escolas de formação de vigilantes.

Atuou na Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro

Viatura da GM - Rio
Veículo do Grupamento de Controle Urbano - Rio
Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro – GM-Rio, foi criada em 1992, pela Lei Municipal nº 1.887, de 27 de setembro, com a finalidade de proteger bens e serviços municipais e contribuir para a melhoria das condições de vida da cidade. Foi, inicialmente, organizada como uma empresa pública, a Empresa Municipal de Vigilância S.A., conforme estabeleceu o Decreto Municipal nº 12.000, de 30 de março de 1993.
Com a extinção da EMV (Empresa Municipal de Vigilância) e criação, de fato, da Guarda Municipal do Rio de Janeiro através da Lei Complementar n.º 24-A, sancionada no dia 16 de outubro de 2009, a corporação passou a ter regime estatutário, deixando as relações de emprego de serem regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A Guarda Municipal do Rio de Janeiro–GM-RIO, passou a ser uma entidade autárquica, com personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia administrativa, financeira e orçamentária, com patrimônio e receita próprios e sede na Cidade do Rio de Janeiro.
Atua com 15 Inspetorias da Guarda Municipal (IGM’s) distribuídas pela cidade e 14 Grupamentos Especiais, de ações especiais, de praia, turismo, ronda escolar (direcionado às escolas públicas municipais), trânsito, tático móvel (repressão ao comércio ilegal na via pública), de cães, comunitário, de motociclistas, posturas municipais e área portuária, mobilizando um efetivo de 5.500 guardas que operam 536 viaturas, sendo 219 automóveis e utilitários, 105 motocicletas, 10 micro-ônibus e 2 reboques, além de carrinhos elétricos e bicicletas.
Dispõe do seu próprio centro de formação e treinamento, a Academia da Guarda Municipal, criada em 2004 e de uma banda de música com sessenta e sete músicos.
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro tem as seguintes funções institucionais:
- proteger bens, serviços e instalações municipais do Rio de Janeiro;
- fiscalizar, organizar e orientar o tráfego de veículos fazendo cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de atribuição do Município;
- orientar a comunidade local quanto ao direito de utilização dos bens e serviços públicos;
- proteger o meio ambiente, o patrimônio histórico, cultural, ecológico e paisagístico do Município;
- apoiar e orientar o turista brasileiro e estrangeiro;
- colaborar com as operações de defesa civil do Município;
- seguir as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito–CONTRAN;
– vigiar os espaços públicos, tornando-os mais seguros em colaboração com os órgãos responsáveis pela segurança pública em nível federal ou estadual;
- exercer o poder de polícia no âmbito do Município do Rio de Janeiro, inclusive sancionatório, ressalvadas as hipóteses em que, por força de lei, a atribuição seja privativa de outra categoria funcional, situação em que poderá auxiliar a fiscalização com a prática de atos meramente materiais;
– implementar ações comunitárias, no intuito de aproximar o Poder Público dos grupos sociais, visando identificar e trabalhar, no limite das suas atribuições, os problemas específicos de cada área da Cidade.[4]
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro propõe ligar a sua origem à antiga Polícia Municipal do Distrito Federal, criada pelo Prefeito Pedro Ernesto em 1934. Na época, a cidade do Rio de Janeiro era a capital da República.
O primeiro dirigente dessa organização foi o tenente-coronel Zenóbio da Costa, que se tornaria figura destacada do Exército Brasileiro,Ministro da Guerra do Presidente Getúlio Vargas em 1954, quando general. É o atual patrono da corporação.[5]
Fontes Pesquisadas: Wikipédia, Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário