Seguidores

domingo, 16 de outubro de 2011

Instrutores GM-Rio - Guarda Municipal do Rio de Janeiro


O Blog Polícia Municipal e seu administrador parabeniza a todos os instrutores da ACADEMIA DA GUARDA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO pelo dia do professor.


Instrutores estão cumprindo uma missão árdua em ritimo acelerado, mas com comprometimento e dedicação a qual é  formar até 2012, mais 3 mil guardas municipais podendo o efetivo chegar 8.500 e assim, se tornar o maior efetivo de guarda municipais de todo o Brasil, e para isso os instrutores estão ministrando aulas até aos sábados.

Foto: tirada dia 17 de outubro de 2011, instrutores.


Instrutores da Academia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Instrutor André, Coronel Narciso e Instrutora Glória

Ex-alunos e atuais Guarda Municipais

Formatura dos GM, Escola de Líderes 2011.


Na manhã desta quinta-feira, dia 1º, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro realizou a formatura de mais 316 guardas municipais na sede da GM-Rio  (Av. Pedro Segundo, n° 111), em São Cristóvão. A 2ª turma do 5° Curso de Formação de Guardas Municipais, denominada Sete de Setembro - Minha Pátria Amada, ganha as ruas na próxima segunda-feira, dia 5, completando o quadro de 5.828 guardas concursados. No mesmo evento, também se formaram os líderes, subinspetores e inspetores que cursaram a Escola de Líderes da GM-Rio.
Foto: Divulgação GM-Rio
Formatura dos novos Guarda Municipais 2011






Ao inaugurar em janeiro de 2004 a sua Academia, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro deu um passo pioneiro, sendo a única entre todas as instituições desarmadas existentes no Brasil a ter o seu próprio Centro de Formação e Treinamento. Funcionando como universidade corporativa, a Academia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro oferece inúmeras atividades de aperfeiçoamento e atualização profissional, assim como intercâmbio com outras instituições, em uma constante troca de experiências. In loco ou à distância, quase todo o efetivo da GM-Rio já passou por uma das salas deste complexo.

Implantada na sede da instituição (Avenida Pedro II, 111, São Cristóvão), a Academia da Guarda custou aos cofres públicos R$ 1 milhão, com moderno projeto arquitetônico planejado também para atender as necessidades relacionadas à formação e qualificação de integrantes de Guardas Municipais desarmadas. O complexo reúne em um mesmo espaço ambiente amplo e agradável, sendo um verdadeiro convite aos estudos.

Com 1.700m2 de área construída, a Academia dispõe de oito salas de aula com capacidade para 50 alunos cada, auditório no estilo anfiteatro com 70 lugares, centro de estudos com equipamentos multimídia e biblioteca, além de refeitório, alojamentos, vestiários e gabinetes para os instrutores da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal, setor responsável pela gerência da unidade de ensino. O complexo tem até espaço reservado para o preparo físico dos guardas (fundamental para enfrentarem o dia-a-dia nas ruas), que contam até com um dojô para treinos de Defesa Pessoal.

Curso de Formação de Guardas - A formação básica do guarda municipal é fundamental para o desempenho de inúmeras funções e serviços que prestará à cidade. Antes de ganharem as ruas, todos os guardas passam três meses em intenso treinamento no Curso de Formação de Guardas Municipais, quinta e última etapa eliminatória do concurso público. Com aulas teóricas e práticas, o Curso de Formação de Guardas Municipais conta com 15 disciplinas imprescindíveis à profissão:
Defesa Pessoal
Direitos Humanos
Educação Física
Emergência Pré-hospitalar Básica
Ética
História da Evolução Urbana da Cidade do Rio de Janeiro
Instrução Básica
Legislação
Língua Portuguesa
Princípios Básicos de Guarda Comunitária
Psicologia Social e Relações Humanas
Segurança Física de Instalações
Técnica Operacional
Técnica Operacional de Trânsito
Telecomunicações

Qualificação Profissional
Curso de Aperfeiçoamento Profissional para Líder Operacional - O curso é voltado para o aprimoramento de líderes operacionais que atuam nas mais variadas missões. Com 80 horas/aula e duração de dez dias, o curso oferece aos líderes aulas práticas e teóricas de disciplinas como Liderança e Processo Decisório, Procedimentos e Métodos Operacionais, Legislação e Instrução Básica, entre outras matérias ministradas por instrutores da Academia da Guarda.
Curso de Aperfeiçoamento Profissional para Subinspetor - Com 80 horas/aula e duração de dez dias, o curso é voltado para o aprimoramento de subinspetores. Eles recebem aulas expositivas e demonstrações práticas em disciplinas como Liderança e Processo Decisório, Gestão de Equipes, Procedimentos e Métodos Operacionais, Legislação e Instrução Básica.
Multiplicadores de Oferta Turística - Dentro dos preparativos na área de segurança comunitária para os Jogos Pan-Americanos 2007, a Prefeitura do Rio de Janeiro elaborou o Curso de Multiplicadores de Oferta Turística numa parceria entre a Guarda Municipal, Secretaria Especial de Turismo/Riotur e Subsecretaria de Seleção e Aperfeiçoamento Funcional. O curso promoveu conhecimentos básicos sobre a oferta turística da cidade, integrando guardas municipais que estão no dia-a-dia nas ruas à atividade e fortalecendo a imagem do Rio de Janeiro. Com debates, dinâmicas de grupo e visitas guiadas a pontos turísticos, 67 guardas - primeira turma de multiplicadores formada - tiveram aulas de Arquitetura, Sistema Turístico, História, Arte e Cultura e Gastronomia, entre outras disciplinas.

Telessalas - Em parceria com a Fundação João Goulart, a Guarda Municipal promove o Programa de Elevação da Escolaridade do Servidor Municipal para seus funcionários. Com aulas realizadas em telessalas e acompanhadas por um tutor graduado na própria Academia da Guarda, o curso é voltado para os que ainda não concluíram o Ensino Médio. Além de elevar a escolaridade do servidor, o programa oferece profissionalização crescente de seu corpo funcional com perspectivas de acesso ao Ensino Superior, qualificando assim os serviços prestados ao cidadão.
Programa de Educação à Distância - Este programa utiliza variadas técnicas (como apostilas, aulas agendadas e serviço tira-dúvidas) que dispensam o uso integral das salas de aula. Desenvolvido com sucesso em empresas privadas, o ensino à distância beneficia e qualifica um número maior de funcionários, sem perder a qualidade e o rendimento no trabalho, pois evita que o guarda deixe seu posto para estudar. Aplicados em módulos com limite de tempo para a conclusão e prova de avaliação, os cursos fornecem apostilas para que o próprio aluno organize seus horários de estudo, seja em casa, nas horas de folga ou nos intervalos de almoço.
Direção Defensiva à Distância - O Curso de Direção Defensiva à Distância é promovido para a atualização de guardas municipais que atuam na função de motorista. Com 46 horas/aula e duração de 20 dias, o curso é aplicado com o auxílio de apostilas que abrangem cinco módulos temáticos: O Condutor e o Trânsito, Prevenção a Acidentes, Visibilidade, Procedimentos Defensivos e Efeitos das Drogas.

Curso semi-presencial de Patrulhamento de Bicicleta - Dentro da metodologia semi-presencial, a Academia da Guarda realiza o Curso de Patrulhamento de Bicicleta para guardas municipais. Técnicas de Trânsito, Manutenção de Bicicletas e Patrulhamento com Ciclistas são algumas das disciplinas oferecidas em apostilas aos alunos que passam ainda por aulas práticas de ciclismo ministradas por instrutores da Academia.

Treinamento Motivacional Anti-estresse - Para combater a depressão, o estresse e a ansiedade comuns à profissão de guarda municipal, a Academia da Guarda desenvolve treinamento motivacional com palestras, trabalhos manuais, dinâmica de grupo, atividades lúdicas, alongamento, caminhadas em trilhas da Floresta da Tijuca e Morro da Urca e aulas de tai chi chuan. O programa foi desenvolvido após o comando da Guarda constatar que a depressão, o estresse e a ansiedade foram responsáveis por quase 200 pedidos de auxílio-doença nos últimos dois anos. Conduzido por psicólogas, pedagogas e instrutores, o treinamento visa melhorar o bem-estar do guarda no trabalho e, conseqüentemente, manter o padrão dos serviços prestados. Já passaram por este treinamento 216 guardas dos Grupamentos de Ações Especiais (GAE) e Tático Móvel (GTM), que atuam no controle urbano inibindo a ação de ambulantes ilegais. Até julho de 2006, passarão pelo curso todos os guardas da Coordenadoria de Trânsito.
Condutores de Cães - É voltado à capacitação de guardas que atuam no patrulhamento com cães em áreas públicas da cidade desenvolvido pelo Grupamento de Cães de Guarda (GCG). Com duração de um mês (160 horas/aula), o curso proporciona conhecimentos teóricos de disciplinas como Noções Básicas de Veterinária, Cinofilia, Noções de Adestramento, Emprego Tático, Psicologia, Cinotecnia, Segurança do Trabalho e Legislação, além de aulas práticas duas vezes por semana na sede do Grupamento de Cães de Guarda, em São Cristóvão. Para formar a turma, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da GM-Rio seleciona os inscritos consultando fichas funcionais e fazendo avaliações psicológica e prática. Entre as exigências, o guarda deve gostar de animais, não ter receio do contato com cão e ter ficha disciplinar com, no mínimo, bom comportamento. O curso já chegou na terceira versão, tendo capacitado um total de 106 guardas.

Telecentro - A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, em dia 9 de abril de 2007, na Academia da Guarda Municipal do Rio, o Telecentro de Ensino à distância da GM-Rio. Financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, o projeto custou R$ 175 mil e visa promover a capacitação de profissionais da área de segurança pública. Além da unidade da GM-Rio, há outros XX telecentros distribuídos pelo país, que estão ligados em rede a partir da internet, teleconferência e TV via satélite) intercâmbio entre diversas instituições de segurança do Brasil.

Para tornar o projeto realidade, a Guarda adaptou uma área de sua Academia para instalar a Salaweb, com 14 computadores de última geração equipados com webcam; e a Telesala, ligada via satélite à TV Senasp. A estrutura oferece acesso a cursos da Senasp, além de palestras e até conferências à distância, onde os guardas vão interagir e trocar experiências com profissionais de todo o Brasil, como policiais militares, civis, federais e bombeiros. Os cursos são monitorados por equipe de tutores da própria GM-Rio que acompanha e auxilia o desenvolvimento dos alunos. O sistema de educação à distância permite acessar o conteúdo das aulas de qualquer computador – não só os do Telecentro -, possibilitando que os guardas organizem seus horários de estudos sem prejuízo do trabalho.




Uma Guarda Municipal forte passa pela sala de aula em busca do conhecimento.
Não existe uma boa prática, sem uma boa TEORIA.

Ass: Instrutor AGM-RIO André


2 comentários:

  1. bom queria denuncia um estacionamento irregular que fia na rua soares caldeira em madureira atras do parque de madureira esse estacionamento dar propina para sub comandante da guarda municipal Carlos Vinicius do grupamento do GAU TODOS QUE SÃO SUBORDINADOS TO SEU GRUPAMENTO LEVAM PROPINA ATE GUARDA FEMININAS

    ResponderExcluir
  2. bom queria denuncia um estacionamento irregular que fia na rua soares caldeira em madureira atras do parque de madureira esse estacionamento dar propina para sub comandante da guarda municipal Carlos Vinicius do grupamento do GAU TODOS QUE SÃO SUBORDINADOS TO SEU GRUPAMENTO LEVAM PROPINA ATE GUARDA FEMININAS

    ResponderExcluir