Seguidores

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Comando do GAAM-GMN toma posse e porte de arma de fogo é entregue a corporação


Mesa com as autoridades presentes na solenidade
A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, empossou, na tarde desta quinta-feira (11), o novo Comando do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN). A solenidade que empossou o comandante Marcos Alexandre Adriano de Melo e o subcomandante Ivanaldo Rodrigues aconteceu no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
Na ocasião também foram entregues os primeiros portes de armas, simbolizando os 145 portes de arma concedidos à GMN, que foi autorizada, na última terça-feira (9), pelo Ministério da Justiça por meio da Polícia Federal. Esta autorização ao porte de arma foi concedida por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e a Polícia Federal que incluiu um curso de formação para capacitar os guardas municipais ao uso das armas letais.
A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, parabenizou o novo comando do GAAM/GMN e relatou a luta da Guarda Municipal pelo porte de arma. “Fizemos uma parceria com as Polícias Federal e Militar e os nossos guardas participaram de todos os cursos e treinamentos necessários para que, agora, pudéssemos tê-los com armas em nossas ruas novamente”, disse a prefeita.
A Chefe de Grupo de Ação (CGA) Fátima Miranda recebeu das mãos da prefeita, Micarla de Sousa, o porte de arma de fogo.
A regularização do porte de arma de fogo da GMN vai conceder a corporação maior capacidade de atuação e resposta nas diversas ocorrências atendidas, possibilitando uma ampliação no atendimento de segurança exigido diariamente pelo cidadão nas praças, escolas e demais áreas públicas da capital. A chefe do Executivo Municipal lembrou, ainda, que até o final deste ano, a Guarda Municipal do Natal terá seu prédio próprio na avenida Itapetinga, na zona Norte da capital.
Em seu pronunciamento o comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, parabenizou o novo comando operacional da GAAM e fez um relato do trabalho árduo desenvolvido pela regularização do porte de arma de fogo da corporação. “Hoje é um dia de vitória, pois há mais de um ano estamos na empenhados para fazer valer o direito do guarda municipal do Natal ao porte legal do seu armamento dentro e fora de serviço”, comemorou.
A solenidade também contou com a presença do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva; do superintendente da Polícia Federal, Marcelo Mosele; do delegado federal de Represão ao Crime Organizado, Elton Zannata; do superintendente regional do IBAMA, Alvamar Furtado; do representante do Corpo de Bombeiro Militar, Major Jorge; secretário adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Eugênio Bezerra; do subcomandante de Segurança da GMN, Izaac José Duarte; e do subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo.
Grupamento Ambiental
O Grupamento de Ação Ambiental foi criado através da Lei 5.391, de 31 de outubro de 2002. A ele cabe a responsabilidade de preservar o patrimônio ambiental do município, agindo em observação do estrito cumprimento das normas e recomendações expedidas pela Secretaria Especial do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O GAAM ainda tem a prerrogativa de promover visitas e policiamento aos locais da cidade onde existem ecos-sistema, adotando políticas educacionais de divulgação para prevenção da natureza, analisando relatórios de impacto ambientais, combatendo crimes ambientais, entre outras missões.
Texto: Assecom PMN e GMN.
Postado por Guarda Municipal do Natal
Replicado por administrador do Blog Polícia municipal Instrutor André GM-RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário