Seguidores

sábado, 21 de maio de 2011






 
A operação, coordenada pelo Gabinete de Segurança, no Shopping Mundo Oriental, com vistas ao combate à pirataria, contrabando e sonegação fiscal, que iniciou na sexta-feira (13/05), continua por mais alguns dias em razão dos agentes terem identificado mais lojas do que o informado à administração pública. Até ontem (18/05), 214 lojas foram vistoriadas pela Receitas Federal, Estadual e Prefeitura. 85 lojistas apresentaram documentação regular das lojas e dos produtos.

Na manhã de terça-feira (17/05), um proprietário de uma loja foi preso em flagrante por tentativa de suborno a um agente da operação. A pessoa foi encaminhada ao 1° Distrito Policial.

Atuam na operação desde o seu início cerca de 300 agentes das Polícias Federal, Civil e Militar, da Guarda Civil Metropolitana, agentes das Receitas Federal e Estadual, das Secretarias Municipais de Segurança Urbana, da Subprefeitura da Sé, da Vigilância Sanitária (Saúde), da Secretaria de Finanças (Tributos) e de Transportes (CET) e do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (Ministério da Justiça).

Até o momento, foram identificados e qualificados mais de 202 pessoas, entre funcionários e proprietários, 51 clientes que estavam sem documentação. A Polícia Federal qualificou 18 estrangeiros. Oito foram autuados e seis notificados a deixarem o país.

O objetivo da operação é a fiscalização e a verificação de documentos fiscais e pessoais de lojistas, administradores, funcionários e outros no local com vistas a avaliar as irregularidades, sobretudo referente a produtos envolvidos em contrabando/descaminho, pirataria/falsificação/contrafação, origem duvidosa/carga roubada, sonegação fiscal, funcionamento irregular e outros delitos penais, civis e administrativos.

Organismos que participam da operação:

União: Polícia Federal, Receita Federal, Conselho Nacional de Combate a Pirataria do Ministério da Justiça;

Governo do Estado: Polícia Civil (DEIC), Polícia Militar, Secretaria da Fazenda;

Município: Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, Secretarias Municipais de Segurança Urbana (SMSU), com a Guarda Civil Metropolitana, Controle Urbano (CONTRU), Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária, Finanças, por meio do departamento de tributo, Transportes, com a CET e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras com Subprefeitura Sé.
Postado por Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Será que seguiremos esse exemplo um dia no Rio de janeiro?

Postado e apoiado pelo Subinspetor S.Santos - GMRIO

Replicado por instrutor GM/RIO André

Nenhum comentário:

Postar um comentário