Seguidores

domingo, 8 de maio de 2011

Abandono, Insegurança = Gastos: vandalismo é um dos propulsores da violência e da criminalidade.




Fábio André do Nascimento.Especialista em Gerencimento de Crise.





DA POPULAÇÃO


Os atos de vandalismo - que configuram uma atividade criminosa, de acordo com o Código Civil - custam caro aos cofres públicos e significam o desperdício do dinheiro da população.

DO GASTO COM MANUTENÇÃO

Somando todos os recursos utilizados para a reposição de equipamentos da cidade do Rio de Janeiro chegam a quase 2 milhões por ano apenas para repor ou reparar o que deveria ser conservado pela própria população, transferindo recursos que poderiam ser destinados para setores como os da Segurança, Saúde e Educação.

Rio de Janeiro 

O vandalismo ataca também o patrimônio público. Exemplo disso ocorre no Rio de Janeiro, cidade que tem o maior número de monumentos: 694. A prefeitura gasta, anualmente, R$ 700 mil para limpar as pichações que são feitas em bustos, estátuas e esculturas; e outros R$ 200 mil para repor placas ou partes de obras.

DO CRIME!

RIO - A Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, abriu procedimento investigatório para apurar a pichação na estátua do Cristo Redentor. "Pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano" é crime descrito no Art. 65, Parágrafo Único, da Lei 9605/98. Os vândalos que picharam o Cristo podem ficar presos de três meses a um ano, além de pagar multa.

Da Ação da Guarda Municipal:

RIO de Janeiro - A guarda municipal, prendeu, na noite da última quinta-feira, Guilherme Taveira dos Santos, de 20 anos, que estava pichando uma placa de trânsito  na Praia de Botafogo, esquina com Rua Pinheiro Machado, na Zona Sul.  De acordo com a GM, Guilherme estava com outro pichador e os dois foram flagrados por guardas em patrulhamento, por volta das 22h30. Os pichadores tentaram fugir, mas Guilherme acabou detido no Viaduto Santiago Dantas. O outro pichador conseguiu escapar. Guilherme foi levado para a 13ª DP (Ipanema), onde o caso foi registrado como dano aopatrimônio público (art. 163, do Código Penal)

RIO - Guardas municipais prenderam, na madrugada desta sexta-feira, na Lapa três homens que estavam pichando o portão da casa de show Fundição Progresso. Os agentes realizavam patrulhamento motorizado na Rua Visconde de Maranguape quando viram a ação dos pichadores. Foram presos: Gladston Carraro Neto e Alessandro Duarte da Silva, ambos de 27 anos, além de Carlos Eduardo Ferreira Coelho, de 31 anos

DA ANÁLISE:

Em duas ações constatamos que aconteceram a noite;
Os guardas municipais atuam desarmados,
ou em duplas o que dificulta a ação;
Na maioria das vezes os criminosos atuam em grupo;

DA CONSIDERAÇÕES DO ANALISTA. GC.

Em suma temos que elogiar e destacar o excelente trabalho dos guardas municipais pela técnicas e profissionalismo, pois mesmo com risco possível ou prováveis por que este sempre vai existir, ou seja não podemos zerar o RISCO, MAS DEVEMOS MINIMIZÁ-LOS, não mostraram tibieza frente ao perigo. 

Cumprindo assim na  íntegra o CAPÍTULO IV
DO REGIME DISCIPLINAR ESPECIAL da LEI 100 de 15 de Outubro de 2009, da Guarda Municipal da cidade do Rio de Janeiro, que diz: - jamais revelar tibieza ante o perigo e o abuso; e também fazendo cumprir uma das funções institucionais da Guarda Municipal que é: I - proteger bens, serviços e instalações municipais do Rio de Janeiro;

Mas vale ressaltar que os agentes poderiam estar menos expostos e com equipamentos de proteção e de  submissão para facilitar, e com esses recursos, estes tipos de ações, possam minimizar os gastos da Prefeitura com a Manutenção (que é de quase 2 milhões ao ano) e assim, investir em salários, equipamentos e treinamentos sistemáticos para os agentes da guarda municipal possam cada vez mais prover uma cidade limpa, segura e ordenada. Ainda mais sendo uma cidade sede de grandes eventos a exemplo: jogos MILITARES 2012, COPA DO MUNDO 2014 E OLIMPÍADAS 2016. Sem citar outros diversos eventos que ocorrem em nossa cidade.Desejo toda felicidade aos profissionais e que Deus nos abençoe!



Fontes da Pesquisa:

Um local sem segurança, abandonado sujo e mal iluminado  é sem dúvida um local propício para ações criminosas. . Grifo Fábio Gestor de Segurança e Especialista GC.

AQUI, FOI EXPOSTO APENAS UNS DOS ELEMENTOS  DOS MUITOS QUE PODEM SER REVISTO E ANALISADOS PARA A MELHORIA CONTÍNUA DA SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário