Seguidores

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Frequentadores acusam guardas de agredir floristas em praça no Rio.

05/05/2011 13h06 - Atualizado em 05/05/2011 13h06 Família é dona de um quiosque de flores na Praça Saens Peña. Guarda Municipal informou que está apurando as causas do incidente.
Do RJTV



Moradores e frequentadores da Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte do Rio, preparam um abaixo-assinado para protestar contra a ação de três guarda municipais na última segunda-feira (2). Segundo eles, os agentes teriam agredido um casal de irmãos que vende flores na praça.

Em nota, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) informou que vai apurar, junto com a Guarda Municipal, as causas do incidente. De acordo com a Secretaria, foram os irmãos que agrediram os guardas, que estavam no local para advertir sobre o excesso de vasos de plantas espalhados pela praça.


Nas imagens gravadas pela dona do quiosque de flores, os guardas municipais aparecem recolhendo as flores. A filha da proprietária, então, tenta passar no meio dos guardas e acaba empurrando um dos agentes. Com isso, um dos guardas parte em direção à ela.

Em outra imagem, um homem parece caído no chão. Ele também é filho da proprietária do quiosque. A vítima ainda aparece de joelhos entre dois guardas e um deles dá uma gravata no homem. Enquanto isso, sua irmã é algemada e imobilizada. Ambos foram levados para a delegacia da região, onde foram autuados por desobediência e resistência.


Vítima tem marcas no rosto
Maurício, uma das vítimas, ainda possui arranhões no rosto. Ele alegou que não teve tempo de argumentar com os guardas municipais. “Não precisaria ter sido desta forma. Parecia que estávamos em uma guerra, pois eram meia dúzia contra eu e minha irmã", disse.

Segundo a família das vítimas, os irmãos estavam ocupando um dos canteiros para preparar algumas encomendas que deveriam ser entregues aos clientes algumas horas depois. Este seria o motivo para a confusão.

De acordo com Débora Melo, outra vítima, a exploração do ponto é autorizada pela prefeitura. Ela conta que os guardas exigiram o documento que comprova o pagamento da taxa de uso de área pública, no entanto, segundo ela, as guias ainda não foram entregues pelo município.

Segundo a Seop, os guardas não foram ao quiosque por esse motivo. A Secretaria informou ainda que os proprietários do quiosque já haviam sido advertidos pelo uso irregular do espaço público, por causa do grande número de vasos de plantas espalhados pela área.

 Postado Por administrador Instrutor GM/RIO André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário