Seguidores

terça-feira, 17 de maio de 2011

A UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) -Segurança Pública-

André Muzell / R7









A UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do morro de São Carlos, no Estácio, região central do Rio, inaugurada nesta terça-feira (17), recebeu do Ministério da Justiça 315 armas não letais que serão usadas no policiamento das comunidades beneficiadas pela ocupação. As armas são pistolas que imobilizam o agressor com descargas elétricas.
Veja as fotos da inauguração da 17ª UPP do Rio
O Rio de Janeiro é o primeiro Estado do país a usar esse tipo de armamento. A ideia é empregar as 2.000 armas que o Rio ainda deve receber em outras UPPs.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que participou da cerimônia de inauguração da 17ª UPP da cidade, afirmou que o Rio foi escolhido para o projeto justamente por conta da experiência de pacificação.

- Enviamos essas armas para o Rio de Janeiro porque a Polícia Militar do Estado já trabalha a intenção de mudar a ideia de que a polícia deve matar. O Estado do Rio é um exemplo não só para o país, mas para todo o mundo. Estamos recebendo notificações de vários países querendo conhecer a experiência das UPPs no Rio.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, voltou a falar sobre a experiência da pacificação das favelas e lembrou que só é possível que outros serviços públicos, como saúde e educação, cheguem às comunidades por meio de segurança pública.

- Não há política pública que funcione sem que haja segurança. Não há uma creche que funcione com tranquilidade sem que haja segurança em seu entorno. É um ponto fundamental para assegurar cidadania nessas comunidades.
17ª UPP do Rio
Terceira UPP do complexo do São Carlos, a unidade inaugurada nesta terça vai beneficiar 17 mil moradores dos morros da Mineira, Querosene, Zinco e São Carlos. Além disso, segundo o governo, a pacificação deve levar mais segurança para 200 mil moradores que ficam no entorno das comunidades.

Em fevereiro, foram instaladas unidades nos morros Fallet/Fogueteiro e dos Prazeres.

Segundo a Secretaria de Segurança Pùblica, as UPPs no complexo de São Carlos também vão beneficiar uma população estimada em 200 mil pessoas que vivem nos bairros do Catumbi, Estácio e Centro.

O capitão da Polícia Militar, Luiz Piedade, será o comandante da UPP do São Carlos, que será a unidade com o maior número de policiais do sexo feminino: serão 199 homens e 51 mulheres. A UPP do morro de São Carlos é a 17ª inaugurada no Rio.
UPP_SÃO_CARLOS
A nova UPP vai beneficiar os 17 mil moradores do morro de São Carlos (Foto: André Muzell / R7)
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/policiais-de-upp-do-morro-de-sao-carlos-vao-usar-armas-nao-letais-20110517.html

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário