Seguidores

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O desarmamento



Proibição do comércio de armas
Qual é nosso real interesse em dirigir todos os esforços para conter a crescente criminalidade ? Talvez seja esta a questão que devessemos ter de responder. A proibição é um caminho que não afetará a atividade de quadrilhas especializadas e pessoas ligadas ao tráfico pesado de entorpecentes, mas certamente mudará a relação com o pequeno criminoso que é responsável por mais de 70% dos roubos praticados no estado de São Paulo, e acredito que se reflita esta percentagem pelos demais estados.
A maioria das armas apreendidas envolvidas em pequenos roubos, seja a transeunte ou a comércios são de origem nacional indiscutivelmente, não há roubo a residencia ou a carros que usem armamento pesado de uso exclusivo do exercito ou de fábricas no exterior, com raras excessões e apenas ligadas a condomínios de luxo. Que dados estatísticos temos para afirmar que esta medida não será eficiente, necessária? Estranho é perceber que a grande maioria das pessoas que opinam a este respeito e que mantenho contato não possuem nenhum dado em que baseiam seus posicionamentos e sequer possuem experiencias na area de segurança. A segurança Publica tem que deixar de ser amadora neste aspecto e voltar-se ao profissionalismo, a eficiencia que o conhecimento pode oferecer. Hoje temos médicos que receitam remedios para segurança publica como delegados, Coronéis que discursam politicamente como se fossem sociologos, Tenentes que percorrem o barro Branco e se acham filosofos da lei dentro das delegacias, Investigadores que trabalham como oficiais de justiça para vara da infancia e Juventude. Pergunto quem é a policia? Oque é a policia? Quem faz verdadeiramente o trabalho policial?
Alguem pergunta aos soldados o que eles vêm nas ruas?
Ao delegado o que é importante em suas delegacias? Existe alguma estística neste sentido? Não!, verdadeiramente não!
Aliás, Promotor de Justiça, Juizes, deputados são profissional de segurança publica? 

A sociêdade não quer as respostas que estão escancaradas, quer inventar-las para que caibam em suas convicções. Ainda teremos que admitir que preferimos resolver nossos problemas de segurança apenas ouvindo a propria vóz nos Divãs dos Psiquiatras. Não é o desarmamento, não é o trafico de drogas..., devemos pensar que nossa maneira de resolver os problemas é que acabem por contribuir significativamente para a não solução da violencia.

fonte: fórum brasileiro de segurança pública


Postado pelo subinspetor S.Santos - GMRIO

Replicado por instrutor GM/RIO André

Nenhum comentário:

Postar um comentário