Seguidores

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Projeto prevê que guardas municipais usem armas 26 de maio de 2015

w_guarda_p
Em Joinville, guarda municipal já tem 44 homens. Foto: Rogerio da Silva, divulgação
Agregadas as sugestões dos mais diversos órgãos ligados à segurança pública, como as polícias civil e militar, os conselhos e o Fórum Municipal de Segurança, os projetos de lei que vão sugerir a criação da Guarda Municipal de Blumenau devem ser apresentados ao prefeito Napoleão Bernardes nesta quinta-feira. É o que prevê o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, que trabalha agora na finalização dos textos. No total são seis projetos que fixam o efetivo, regulamentam a atuação e criam critérios de promoção e oportunidades de carreira.
Uma vez aprovados pelo prefeito, eles seguem para a Procuradoria do Município que vai preparar o envio dos projetos para a Câmara Municipal. A esperança de Schrubbe é que o trâmite ocorra de tal forma que os primeiros homens sejam chamados até o final do ano. O número de guardas na primeira turma será definido pela Secretaria de Gestão Governamental, que vai avaliar a viabilidade financeira da corporação.
Armada e treinada
Depois da discussão com os órgãos da segurança, ficou definido, por exemplo, que a Guarda Municipal de Blumenau será armada. Terá efetivo de cem homens, com contratação gradual, e vai atuar, prioritariamente, nas segurança dos terminais urbanos, de praças e parques e na ronda escolar.
– Ela terá a missão de aumentar a sensação de segurança do blumenauense – explica o secretário Marcelo Schrubbe.
Pela proposta, os integrantes da Guarda serão treinados por instituições de ensino superior que firmariam convênios com as academias das polícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário