Seguidores

quinta-feira, 18 de junho de 2015

17/06/2015 22h13 - Atualizado em 17/06/2015 22h13 Prefeito de Niterói quer guardas municipais armados Rodrigo Neves disse que pretende oferecer treinamento superior ao da PM. Segundo ele, medida será implantada em "médio - longo prazo".

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou nesta quarta-feira (17) que pretende viabilizar o uso de armas de fogo pelos guardas municipais da cidade. Segundo ele, a medida é de médio a longo prazo e é prevista no Estatuto das Guardas Municipais para cidades com mais de 50 mil habitantes.
“Nós vamos desenvolver, a partir de um protocolo com a Polícia Federal, um amplo programa de formação e treinamento, que será inclusive superior em tempo e em horas do que o próprio treinamento da Polícia Militar para que a nossa Guarda Municipal possa atuar de maneira mais ostensiva também ajudando nesse trabalho”, disse Neves.
Segundo o prefeito, o município já está investindo na formação e na contratação de novos guardas municipais. “Evidentemente, ela [a Guarda Municipal] nunca substituirá a PM no enfrentamento à criminalidade, no enfrentamento ao narcotráfico, mas ela pode sim atuar de maneira eficiente como força pública no asfalto presente na cidade”, ressaltou.
A declaração de Rodrigo Neves foi dada após ele se reunir com o secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame, acompanhado de representantes de entidades civis e empresariais do município. O encontro tinha o objetivo de discutir ações para melhorar a segurança em Niterói.
O prefeito afirmou ao secretário que, apesar da redução dos índices de criminalidade na cidade, não houve melhora na sensação da segurança por parte da população.
“O que cria a sensação de segurança é a continuidade da redução dos indicadores criminais. E como em Niterói esses índices estão caindo há vários meses, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário.
Para aumentar a sensação de segurança da população, Neves propôs ao secretário o reforço do efetivo de policiais civis nas cinco delegacias distritais de Niterói; a implantação de uma Companhia de Polícia de Proximidade (CPP) na Região Oceânica, nos moldes da que será implementada no bairro de Santa Rosa, e a transformação do 12º BPM em batalhão exclusivo para o policiamento do município.

Beltrame destacou na reunião que, desde a última segunda-feira, o Batalhão da Polícia Militar de Niterói recebeu o reforço de 24 motocicletas para o policiamento ostensivo e que, a partir da próxima semana, parte dos 750 novos policiais que estão se formando serão enviados a Niterói.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário