Seguidores

domingo, 22 de abril de 2012

Guarda Municipal- Polícia Municipal- UOP objetiva reduzir índice de delitos na Glória 20/4/2012 19:59, Por Flávia Ferreira

UOP da Tijuca completou 1 ano
A redução no índice de delitos foi uma das vitórias da Unidade de Ordem Pública (UOP) da Tijuca, comentou o coronel Lima Castro, coordenador da unidade. Um balanço apresentado esta semana mostra que 41% dos moradores da região se sentem mais seguros um ano após a implementação da UOP.
O mesmo sentimento positivo foi reproduzido na percepção diária do barulho, redução de 15,5% para 1,5%, e com o estacionamento irregular, caiu de 56 pontos percentuais para 7,9%. A ocupação irregular das calçadas por mesas e cadeiras caiu de 39,5% para 16,3%. A presença de ambulantes irregulares despencou de 51,5% para 9,4%.
Esses foram alguns pontos mostrados por Lima Castro na reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública da 2ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), esta semana, em conjunto com a apresentação do projeto da UOP do Catete/Glória/Aterro do Flamengo, que será inaugurada no próximo dia 8 de maio e contará com o patrulhamento de 330 guardas.


O encontro teve o objetivo de discutir os problemas da segurança nos bairros que compõem a 2ª AISP (Glória, Catete, Largo do Machado, Botafogo, Flamengo, Humaitá, Urca e laranjeiras) e encaminhar as demandas às autoridades municipais e estaduais através de uma ata de reunião.
Os principais questionamentos dos membros do conselho eram relativos à segurança, estacionamentos irregulares, cracolândia e a prostituição no bairro da Lapa. Durante o encontro, o coordenador da Unidade de Ordem Pública (UOP), coronel Lima Castro, explicou como funcionará a UOP do Catete/Glória/Aterro do Flamengo que é um meio de reprimir a incidência de delitos por conta da presença constante dos Guardas Municipais na rua.
“A Unidade de Ordem Pública foi criada com o objetivo de organizar o espaço público, evitando que problemas de desordem urbana se transformem em delitos maiores”, disse durante a palestra ministrada para o conselho. A data inicial para a inauguração da UOP, segundo informações do coronel Lima Castro, será no dia 8 de maio.
De acordo com Lima Castro, 79% das demandas recebidas pela Guarda Municipal são referentes a estacionamento irregular. “Não atingimos 100% porque notificamos os motoristas sobre a irregularidade, mas dependemos de um reboque para retirar o carro”, explicou. Ela informou que a SEOP está com um projeto de colocar reboques em pontos estratégicos em toda a área da UOP, que contará com o patrulhamento de 330 guardas.


O coronel lembrou não pode atender a solicitação feita por Rubem César, Diretor-Executivo do Viva Rio, e Ubiratan Ângelo, coordenador do Programa de Segurança Humana do Viva Rio, para dar uma atenção maior para o bairro da Glória. “Não atendi a solicitação antes por falta de força, mas agora tenho. Garanto que se fizermos essa reunião daqui a 6 meses muita coisa estará diferente nessa região”, afirmou.
O representante do Viva Rio e diretor do conselho da 2ª AISP, Luiz Carlos, informou que na reunião anterior do conselho, o secretário de assistência social, Rodrigo Bethlen, adiantou que a Glória foi escolhida para receber a UOP por que o morro do Santo Amaro será tomado pela Guarda Federal com um trabalho de recuperação de dependentes químicos.
De acordo com Luiz, a função primordial do conselho é o de aproximar a sociedade das corporações. Por mais que não tenha poder deliberativo, ele serve como uma ponte entre os moradores e o poder público. “Quando o morador vê que está acontecendo alguma coisa de errado no bairro, ele procura o conselho para informar”, disse. Todas essas reclamações são colocadas em uma ata que posteriormente é encaminhada para o Instituto de Segurança Pública.http://correiodobrasil.com.br/uop-objetiva-reduzir-indice-de-delitos-na-gloria/438419/

Nenhum comentário:

Postar um comentário