Seguidores

sexta-feira, 4 de março de 2011

VEJA O POLICIAMENTO COMUNITARIO DA GUARDA MUNICIPAL DE SÃO JOSE DOS PINHAIS






Poder ligar para o celular de um guarda municipal e ser atendido prontamente em caso de perigo, suspeita ou pressentimento a qualquer hora do dia ou da noite já é realidade em algumas regiões de São José dos Pinhais. A iniciativa faz parte do Policiamento Comunitário, projeto adotado desde junho de 2010, que utiliza a aproximação dos policiais com a comunidade como estratégia para a diminuição da violência. De lá para cá, Guatupê, Borda do Campo, Afonso Pena, além da Rua XV com a Base Comunitária, foram beneficiados com o projeto, que agora, também vai fazer parte da rotina dos moradores do São Marcos.

“Havia um clamor muito grande para que o policiamento comunitário fosse estendido para o São Marcos, pois tivemos resultados ótimos em todas as regiões onde instalamos o projeto até hoje. A população está bem mais confiante e enxerga a Guarda Municipal como um aliado. Eles recuperaram a confiança na instituição”, explica a secretária de Segurança em exercício, Célia Milano. 

Apesar do pouco tempo de trabalho, alguns índices de violência já registraram queda. No Jardim Ipê, por exemplo, o número de homicídios caiu 41%, comparando os períodos de janeiro a junho e de julho a novembro. De forma ainda mais pontual, pode-se observar uma diminuição de 77% entre os meses de junho, quando o policiamento comunitário foi instalado na região, e julho. 

“Havia comerciantes que eram assaltados toda semana e com a chegada da Guarda essa realidade mudou”, comenta a coordenadora do programa, Fernanda Fraiz. 

O princípio utilizado no Policiamento Comunitário é igual ao das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP’s) do Rio de Janeiro: os mesmos profissionais fazem ronda sempre na mesma região e são conhecidos pela comunidade. Para esse serviço, foram destacados 180 guardas com novas viaturas e armamento, auxiliados por uma potente rede de monitoramento feita por mais de vinte câmeras que mantém os olhos da Guarda Municipal abertos durante 24 horas por dia nos principais pontos da cidade. 

Como preparação, estes Guardas passaram pelos cursos da Polícia Militar do Paraná, os treinamentos internos da Secretaria da Segurança municipal e o aprendizado de Direitos Humanos propiciado pelo Ministério da Justiça. Tudo para implementar a filosofia de Policiamento Comunitário, baseada na relação de proximidade e confiança com a população. 

Um aspecto bastante importante do Policiamento Comunitário é o cuidado especial com as escolas públicas, que comumente servem de abrigo para gangues e ponto fácil do tráfico de drogas. Os guardas do Policiamento Comunitário desenvolvem nestes locais o projeto Construção da Paz, que realiza palestras para os alunos abordando temas como prevenção de drogas e acidentes domésticos, violência e bullying. Um dos resultados da aproximação dos alunos com a Guarda foi o recebimento de diversas denúncias de pedofilia. 

Para 2011 o trabalho nas escolas continua, incluindo a nova área de cobertura, no bairro São Marcos. Algumas palestras já começaram e nos próximos dias os colégios restantes receberão os ofícios para marcarem a data para receber a Guarda. Ainda neste semestre o programa será aprimorado com o teatro de fantoches, que abordará os temas ministrados nas palestras de uma forma lúdica, principalmente para as séries iniciais.

Outra novidade do Policiamento Comunitário é a extensão da Patrulha Rural, que antes funcionava com uma equipe de segunda a sexta, e agora passa a ter cobertura 24 horas. O principal objetivo da Patrulha Rural é proteger cerca de 250 famílias de produtores agrícolas que moram em regiões isoladas e tornavam-se alvos de bandidos. 

Território de Paz – O Policiamento Comunitário faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, que articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão da repressão qualificada. São mais de 90 ações que integram a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade. O objetivo do Território é melhorar a vida das pessoas, reduzir a violência e gerar mais oportunidades de ensino, trabalho e lazer para a comunidade. 

Lançado em junho de 2010, São José dos Pinhais foi o 1º território de Paz no Paraná. Além desse, outros 11 projetos do Território estão sendo instalados em São José, com cerca de R$ 4,4 milhões em investimentos.




Um comentário:

  1. ASSIM DÁ PARA FAZER UMA GUARDA COMUNITÁRIA....PELO Q EU VI NA FOTO GUARDA COM COLETE E ARMA NA CINTURA,OU SEJA PREPARADO PRO QUE DE E VIER.....

    ResponderExcluir