Seguidores

sexta-feira, 4 de março de 2011

GCMs de Osasco participam de aula inaugural para futuros guardas de Carapicuíba

GCMs de Osasco participam de aula inaugural para futuros guardas de Carapicuíba
Redação
Foto: Leandro Palmeira
A Guarda Civil Municipal de Osasco tem atualmente a árdua e solidária missão de trabalhar na capacitação dos futuros GCMs da cidade vizinha de Carapicuíba. Para que este objetivo seja realizado com êxito e qualidade, foi realizada, na manhã de segunda-feira, 28 de fevereiro, a aula inaugural do curso de formação de 47 novos GCMs, incluindo ainda 9 de Osasco. A atividade aconteceu no Centro de Formação e Ensino da GCM, localizado na Rua Osvaldo Collino, 846, em Presidente Altino.
Na abertura do evento, o comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes, falou sobre a responsabilidade dos recém-egressos na corporação. “Será um grande desafio formarmos a Guarda de Carapicuíba, a única cidade que não possuía efetivo na região Oeste. Fico feliz de saber que essa realidade está se materializando. Criar uma Guarda não é tarefa fácil. É preciso vencer barreiras do encaminhamento de leis e da aprovação da Câmara Municipal até conseguirmos o convencimento e aceitação da população”, esclareceu.
 Menezes ainda ressaltou que integrantes da GCM de Osasco participaram de diversas plenárias na cidade vizinha para saber o modelo de Guarda desejada em Carapicuíba. Em seu discurso, o comandante fez questão de parabenizar o prefeito Sergio Ribeiro por cumprir, ainda no seu primeiro mandato, a formação de uma Guarda, pedido de mais de 10 anos em Carapicuíba. “É fundamental que cada um de vocês se dedique para que no término do curso se tornem profissionais competentes e sabedores das ações a serem realizadas servindo o povo”, finalizou.
 Em seguida, o secretário de Segurança de Carapicuíba, Erivaldo Cabrera Rodrigues, destacou a parceria com a cidade de Osasco. “Agradeço ao prefeito Emidio de Souza, ao comandante Gilson Menezes e ao secretário José Amando Mota por possibilitarem a formação de uma Guarda em nossa cidade, nos dando toda estrutura necessária. Espero que todos os alunos aproveitem muito o curso e possam, em breve, estar preparados para atuar nas ruas de Carapicuíba”, destacou.
 Para o secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, José Amando Mota, o município vizinho tem avançado muito no intuito de criar sua própria força de segurança pública. Ele também deu um recado aos novos guardas. “Lembrem-se sempre do amor à coisa pública. Pensem na boa prestação do serviço, agilidade, eficácia e efetividade das nossas operações. Vocês terão a missão de cuidar do bem estar do ser humano, valorizar o indivíduo, buscar a melhoria da qualidade de vida do cidadão e proteger as pessoas”.
 O secretário também destacou que o fato da criação de uma nova Guarda possibilitará uma ação mais sólida intermunicipal com o objetivo de mapear áreas de violência e traçar planos estratégicos e coordenados de combate ao crime. Amando Mota também destacou os avanços da corporação de Osasco, iniciada com menos de 200 homens e que atualmente conta com um efetivo de 409 GCMs, sendo 313 homens e 96 mulheres.
Dentre outros assuntos abordados, Amando Mota destacou a criação, em fevereiro de 2005, do Marco Legal (compêndio de legislações que normatizam a Guarda Municipal de Osasco); em outubro do mesmo ano, a criação do Plano de Cargos, Carreira e Salários da GCM; a criação da Central de Gestão Compartilhada (CGCOM), sistema de vídeomonitoramento e o sucesso e avanços do convênio de Osasco com o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).       
 Características da formação dos novos GCMs
 O curso de formação acontece no Centro de Formação da GCM, em Presidente Altino, e tem duração média de quatro meses. São 700 horas/aula e um total de 34 disciplinas. De acordo com o comando da GCM de Osasco, o objetivo é estender o curso de formação das próximas turmas para 800 horas/aula. A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) determina que Guardas armadas devem ter no mínimo 580 horas de formação. Os alunos da GCM de Carapicuíba terão aulas de segunda à sexta feira, das 8h às 17h, ministrada por inspetores de Osasco.
Para melhor formação humanística e cidadã das Guardas, a GCM de Carapicuíba, assim como a de Osasco, terá disciplinas inovadoras voltadas para lidar com os diversos, como os grupos GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), forças sindicais, moradores de rua e líderes comunitários. “Temos que trabalhar o profissional para tratar de questões veementes, presentes e importantes em nossa sociedade. Damos um caráter social à estrutura curricular, além da tradicional de polícia preventiva e comunitária. Não se faz polícia sem entendermos as demandas da sociedade. O legado que o governo Emidio constrói transpassa barreiras e hoje é referência nacional em segurança pública”, ressaltou o comandante Gilson Menezes.
Em meados de junho deste ano o efetivo de Carapicuíba já deverá estar nas ruas em patrulhamento e operações. Mas a corporação não é a primeira treinada em Osasco. Em 2006, a Guarda trabalhou na formação de 40 GCMs da cidade de Botucatu.
Estiveram presentes na solenidade também o coordenador da Defesa Civil de Osasco, Delcides Regatieri; o diretor do Instituto de Criminalística de Osasco, Nicolau Constantino Demirsky; e o subcomandante da GCM de Carapicuíba, Ednilson Fernandes; dentre outras autoridades.  http://cotianoticias.com.br/index.php?q=node/1946

Nenhum comentário:

Postar um comentário