Seguidores

segunda-feira, 21 de março de 2011

Prefeitura do Rio deve abrir até 2 mil vagas para a Guarda Municipal.

POR ALINE SALGADO

Rio - A Copa do Mundo de 2014, e as Olimpíadas de 2016, já mexem com algumas corporações do município, dentre elas a Guarda Municipal. Para fazer frente a alta demanda dos eventos, a Prefeitura do Rio autorizou a organização de uma nova seleção para agentes. Serão oferecidas até 2 mil oportunidades.
Quem quer ingressar na corporação precisa utilizar o tempo a seu favor. Segundo o secretário de Administração, Paulo Jobim Filho, o edital do concurso deve sair no segundo semestre de abril. Até lá, os candidatos têm quase um mês para intercalar o preparo intelectual com o físico.
Se a seleção seguir a mesma lógica do concurso passado, serão cobradas nas provas escritas as seguintes disciplinas: Português, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direitos Humanos, além de Cidadania, História e evolução urbana da Cidade do Rio. O diretor Pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella, sugere que os candidatos distribuam o tempo de estudos de acordo com o peso dado a cada matéria.
PORTUGUÊS É IMPORTANTE
“Se for mantida a mesma distribuição de pontos do ultimo edital, 40% da prova será composta por questões de Português, seguindo por Direito Constitucional e Administrativocom 30%. Dessa forma, sem negligenciar nenhuma das disciplinas, o candidato deve ter preocupação maior com Língua Portuguesa, Direito Administrativo e Constitucional, já que englobam a maior pontuação do concurso”, orienta.
Calma e treino planejado é a principal dica de preparo físico para os candidatos mais sedentários ou acima do peso. “Qualquer um é capaz de passar no teste físico da Guarda Municipal, independentemente do tipo físico, gênero ou idade, mas para isso se faz necessário treinamento planejado e antecipado com profissional especialista”, diz o professor Elon Júnior. 

Dentre os testes físicos, o especialista chama atenção para a prova de barra fixa, que costuma reprovar muitos. Já para a etapa de corrida de resistência, o ideal é esquecer a esteira e treinar num local similar ao do dia do teste, como pista de atletismo.

“Assim, o candidato conseguirá simular o tipo de solo a percorrer, a temperatura do dia da prova e tem o fator psicológico”, conclui o professor Elon Júnior.
Seleção de 2009: MP quer a anulação
Ministério Público do Estado, por meio da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva da Capital, pediu à Justiça a suspensão da última seleção da Guarda, iniciada em 2009 e que está na etapa de curso de formação. Segundo o MP, seria ilegal exigir altura mínima de 1,70m para homem e 1,65m para mulher. Reprovada nas últimas seleções por ter 1,62 m, Vânia Alves comemorou. “Torço para que abaixem o limite no novo edital”.http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2011/3/prefeitura_do_rio_deve_abrir_ate_2_mil_vagas_para_a_guarda_152087.html.
POSTADO POR ADMINISTARDOR DO BLOG GM/RIO ANDRÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário