Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

Nova inspetoria da Guarda Municipal na Avenida das Américas esconde de quem passa pela via a visão do bosque

RIO - Mais um monstrengo surge na cidade e assusta quem passa pela Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. Em carta ao GLOBO, Josué Setta, professor de engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), apontou a aberração arquitetônica: a nova inspetoria da Guarda Municipal, que fica em frente ao Bosque da Barra e perto da Cidade da Música. Em reportagens publicadas há duas semanas, O GLOBO mostrou construções que destoam da bela paisagem da cidade.


— Não é possível que a prefeitura, que tem de zelar pela cidade, construa um caixote desses, que, além de agredir o visual, também não pode ser bom para quem vai trabalhar lá. É horrível — disse o professor. — A administração municipal deveria ter um setor para evitar que a má qualidade arquitetônica se dissemine pela cidade.


Construção da Guarda custou R$ 1 milhão


A nova inspetoria — que custou mais de R$ 1 milhão e deve ser inaugurada nas próximas semanas — é um retângulo com de esquadria de alumínio basculantes. O equipamento corta a vista do Bosque da Barra e é semelhante à recém-instalada inspetoria na Central do Brasil, que também já foi alvo de críticas.


— Além dessa nova inspetoria, há, também próxima à Cidade da Música, uma cabine do 31 BPM sem qualquer qualidade em sua construção. O batalhão é do estado, mas o espaço municipal é que abriga cabines como essa, e a prefeitura tem de responder por isso. Outra coisa terrível é o contêiner do Detran onde se faz vistoria na Barra, ao lado de um terminal rodoviário de péssimo gosto também. Além de um visual tenebroso, as pessoas não deveriam ser atendidas num lugar como aquele. Mais parece um bunker de guerra — acrescentou o professor da Uerj e morador da Barra da Tijuca.


O Detran informou que o contêiner será substituído por uma construção de melhor qualidade. Procurada pelo GLOBO, a assessoria da Secretaria de Ordem Pública (Seop) não explicou o motivo para as novas inspetorias serem construídas nesse padrão.


O analista de sistema Luiz Oliveira, morador da Barra, também reclamou de construções da prefeitura:


— De repente, a gente acorda e vê uma coisa daquelas na Avenida das Américas, escondendo o Bosque da Barra. E a subprefeitura também é instalada num prédio sem qualquer qualidade.


No último dia 20, O GLOBO começou a publicar reportagens mostrando as intervenções urbanísticas que destoam da bela paisagem da cidade. Arquitetos apontaram as novas inspetorias da Guarda Municipal e as cabines da PM como monumentos ao mau gosto. O arquiteto Miguel Pinto, por exemplo, citou a estrutura pré-fabricada que abriga a 2 Inspetoria da Guarda Municipal, no Leblon, como uma agressão à paisagem. A passarela para pedestres erguida diante da prefeitura do Rio, contudo, foi a obra a receber mais votos dos leitores do site do GLOBO em relação à feiura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário