Seguidores

domingo, 19 de julho de 2015

Prefeitura do Rio apresenta operação para eventos-teste das Olimpíadas

16/07/2015 16h26 - Atualizado em 16/07/2015 18h42

Prefeitura do Rio apresenta operação para eventos-teste das Olimpíadas

De julho até maio de 2016 a cidade vai receber 44 eventos para os Jogos.
Operação começará no dia 28 de julho, com a interdição na Av. Atlântica.

Cristina BoeckelDo G1 Rio
Eduardo Paes em coletiva sobre o esquema de trânsito durante os Jogos de 2016 (Foto: Cristina Boeckel/G1)Eduardo Paes em coletiva sobre o esquema de trânsito durante os Jogos de 2016 (Foto: Cristina Boeckel/G1)
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou na tarde desta quinta-feira (16) os bloqueios que acontecerão na cidade em dois eventos-teste para os Jogos Olímpicos de 2016. De acordo ele, trata-se de um "ensaio" para as competições durante o evento. De julho até maio do próximo ano, a cidade recebe 44 eventos para testar as operações necessárias para receber atletas, autoridades, jornalistas e visitantes.
"Nós entramos em uma fase em que vamos discutir menos as obras e mais o que vai acontecer como consequência das Olimpíadas", afirmou Paes.

No dia 1º de agosto (sábado), será realizado o Mundial de Paratriatlo, reunindo 60 atletas de 15 países em Copacabana. No domingo, dia 2, acontece o qualificatório de Triatlo Olímpico, com 125 atletas de 25 países. Já o evento-teste de Hipismo será no Complexo Esportivo de Deodoro, entre os dias 6 e 9 de agosto, com a presença de 30 competidores, e acarretará alguns fechamentos de vias no fim de semana (dias 8 e 9), afetando bairros como Magalhães Bastos e Vila Valqueire.
O prefeito reconheceu os impactos dos eventos e afirma que os cariocas devem estar atentos a uma série de restrições na cidade. Ele afirmou ainda que funcionários da prefeitura já estão conversando com moradores da região sobre as interdições.
"Os eventos de rua vão gerar uma série de restrições na circulação da cidade e precisamos contar com a ajuda da população", pediu o prefeito.
Pra orientar os motoristas, 21 painéis estarão em diferentes pontos da cidade para informar a população sobre as principais alterações no fluxo de veículos. A operação começará no dia 28 de julho, com a interdição da faixa da Avenida Atlântica junto à praia para a construção do deque de transição do evento. A operação termina no dia 9 de agosto, com a liberação das últimas vias bloqueadas em Deodoro.
Interdições olimpíadas (Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio)
Copacabana será a mais afetada
O bairro mais afetado será o de Copacabana, onde acontecerão provas de triatlo paralímpico no sábado (1) e olímpico (2). A operação acontecerá com a presença de 2.500 agentes da Prefeitura e 464 veículos. Mais de 200 atletas devem participar do evento, que é classificatório para os jogos Olímpicos e Paralímpicos.
A Prefeitura pede que a população esteja atenta às alterações das linhas de ônibus que passam pelo bairro. A recomendação é de que a população acesse o bairro por meio da estação Siqueira Campos do Metrô. A expectativa é de que o trânsito na Lagoa também fique sobrecarregado, pois a área será usada como acesso para Ipanema.
"O acesso a Copacabana, como estará fechado, exige que a população fique mais atenta por causa da mudança na circulação das linhas de ônibus", afirmou o secretário municipal de transportes, Rafael Picciani.

Panfletos serão colocados nos carros estacionados no bairro para que desde já a população Saiba sobre a proibição de estacionamento no bairro. Os moradores também não poderão circular de carro durante o evento.
"Estamos divulgando para que tenhamos que remover o menor número possível de veículos", afirmou Joaquim Diniz, diretor de operações da CET-Rio.
Operação em Deodoro
A operação para as provas de hipismo se concentrará no final de semana dos dias 8 e 9. Cento e trinta operadores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal participarão do processo. Dezoito painéis serão espalhados pela região para alertar os motoristas sobre as mudanças no trânsito.
A operação começará às 18h da sexta (7), com a implantação das primeiras restrições de estacionamento, e só deve terminar no começo da tarde do domingo (9).
No esquema de trânsito, o movimento nos Viadutos de Deodoro é de Anchieta seguirão em mão única. A recomendação é que para circular será preciso usar os trens da Supervia, na estação Magalhães Bastos.

Interdições
Terça-feira (28/07) às 23h
Faixa junto à praia da Av. Atlântica, entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos;

Quarta-feira (29/07) às 23h
Av. Atlântica junto à orla, entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos;

Sábado (1º de agosto) das 7h às 17h
Av. Atlântica, ambos os sentidos, entre as ruas Rodolfo Dantas e Francisco Otaviano;
Das 17h de sábado (01/08) às 7h de domingo (02/08)
Av. Atlântica junto à orla, entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos;

Domingo (02/08) das 7h às 8h30
Avenida Atlântica, ambos os sentidos, entre as ruas Francisco Otaviano e Figueiredo de Magalhães; Rua Miguel Lemos; Rua Djalma Ulrich; Avenida Henrique Dodsworth; Rua Gastão Bahiana; Rua Presidente Afonso Lopes; Rua Percy Murray; e Av. Epitácio Pessoa, entre a Rua Prof. Gastão Bahiana e a Av. Henrique Dodsworth.

Domingo (02/08) das 8h30 às 15h
Além das interdições já implantadas:
Rua Pompeu Loureiro - entre a Rua Constante Ramos e Av. Henrique Dodsworth;
Rua Barata Ribeiro - entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Sá Ferreira;
Av. Nossa Senhora de Copacabana - entre as ruas Francisco Sá e Miguel Lemos;
Rua Aires Saldanha; Rua Leopoldo Miguez; Travessa Cristiano Lacorte.
Domingo (02/08) das 15h às 16h
Liberação de todo o circuito, exceto:
Avenida Atlântica, pista junto à orla;
Avenida Atlântica, pista junto às edificações entre as ruas Francisco Otaviano e Siqueira Campos; A pista junto às edificações entre Rua Siqueira Campos e Av. Princesa Isabel estará aberta com reversível, semelhante à área de lazer.

Domingo (02/08) das 16h às 18h
Liberação da Av.Atlântica junto às edificações com reversível, semelhante à área de lazer.
Das 18h de domingo (02/08) às 6h de segunda (03/08)
Liberação da Av.Atlântica junto à orla, exceto entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário