Seguidores

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Guarda Municipal de Curitiba treina agentes prisionais para uso de cães


(foto: Cesar Brustolin/SMCS)

O Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Curitiba realizou, na tarde desta quarta-feira (29), um treinamento voltado para agentes da Seção de Operações Especiais (SOE) do Departamento de Execuções Penais do Paraná (Depen-PR) e da Guarda Municipal de Campo Largo. O objetivo é aproveitar a experiência da Guarda Municipal de Curitiba em operações com cães para capacitar outras equipes.
Na aula ministrada no interior de um prédio sem uso em Santa Felicidade, foi simulada a retirada de detentos de um presídio em rebelião. O supervisor da Guarda Municipal Antonio Carlos Flausino, que ministrou o treinamento, explica que a atividade faz parte do curso de Adestramento de Cães em Operações Prisionais – que inclui também a condução de cães de trabalho em áreas de segurança penitenciária, faro antidrogas, abordagem de veículos, captura de preso em mata e intervenção tática em delegacias ou presídios. “As equipes do SOE/Depen tiveram 120 horas-aula em diversas etapas no adestramento e manejo de cães”, explica Flausino.
A Guarda Municipal de Campo Largo, por sua vez, passa por um treinamento mais rápido, de dois dias, para reforçar suas atividades com cães. O inspetor do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Curitiba Antônio Moreira da Silva, responsável pela capacitação dos agentes do município vizinho, explica que o treinamento auxilia nas eventuais ausências do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), divisão da Polícia Civil especializada no gerenciamento de crises em unidades prisionais.
Participam das atuais etapas de adestramento de cães 32 guardas municipais de Campo Largo e dez agentes do SOE/Depen-PR.
O GOC de Curitiba conta hoje com 13 cães adestrados das raças rottweiler, pastor alemão, labrador e malinois. Há um ano, o prefeito Gustavo Fruet assinou um decreto que instituiu oficialmente o canil da Guarda Municipal. Desde então, segundo o diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, foi possível fortalecer as ações educativas, preventivas e também de combate ao uso e tráfico de droga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário