Seguidores

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Guardas municipais são empossados e nova turma será chamada

A partir da próxima semana serão convocados mais 80 aprovados no concurso público de 2014, que após o curso de formação vão compor a tropa
Por - Redação I 30/07/2015 - 10:20 - 
———————————————————————————————————————————
Fotos: Igorh Martins
Os novos guardas municipais prestaram juramento perante à Bandeira Nacional nesta quarta-feira
Boa Vista recebeu nesta quarta-feira (29), um reforço na segurança pública com a posse de 80 novos guardas civis municipais aprovados no Curso de Formação. A cerimônia ocorreu em frente ao Palácio 9 de Julho e contou com a presença da prefeita Teresa Surita, do senador Romero Jucá e de outras autoridades locais. Somando-se ao atual efetivo, a tropa agora dispõe de 329 homens e mulheres em defesa do município.

Durante a solenidade de posse, foram entregues cinco novas viaturas e duas motocicletas à Guarda Municipal, que serão utilizadas na política de segurança comunitária. Além disso, a prefeita Teresa Surita anunciou que até o fim do ano a instituição vai contar com 30 viaturas, no total.

Os 80 novos guardas civis foram aprovados no concurso público realizado em julho de 2014. Durante quatro meses, os alunos passaram pelo Curso de Formação, que iniciou em março deste ano, e que teve como matriz curricular disciplinas como relações humanas e sociabilidade; ética, direitos humanos e cidadania; políticas de segurança pública, primeiros socorros, ordenamento de trânsito, gestão ambiental, entre outras matérias.

A prefeita Teresa Surita enfatizou da importância que a Guarda Civil Municipal possui, ressaltando que foram empregados investimentos para valorização e emparelhamento da tropa. “Nós estamos fazendo um grande investimento na Guarda Municipal, em função da necessidade de segurança dentro de Boa Vista. Nós precisávamos aumentar o número de guardas e agora nós estamos recebendo essa nova tropa. Este investimento vai fazer com que nossas praças tenham mais segurança, pois todas terão guaritas. E, assim, vamos dar mais condições de trabalho a eles”, disse a prefeita.

Para o superintendente da Guarda Civil Municipal, Daniel Mangabeira, a meta agora é continuar atuando de forma responsável, ética e esforçada, para garantir o bem-estar da população e do patrimônio público. “A GCM vem fazendo um bom trabalho de segurança em nossos logradouros e praças, além de preservar a vida dos nossos munícipes. Antes nós tínhamos uma dificuldade com o número do efetivo, mas agora com, a entrada dos novos guardas, com certeza, vai suprir a necessidade para que possamos fazer um trabalho de excelência frente à população boa-vistense”, destacou.

Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Gerson Moreno, a Guarda Municipal hoje vive uma nova realidade, pois atualmente a instituição conta com 17 viaturas, contando com as três que foram entregues na solenidade. Além disso, houve investimentos com equipamentos, treinamento e também com mais efetivo. “Sem sombra de dúvidas, hoje a GCM tem muito a comemorar, pois em nenhuma outra gestão municipal houve tamanha valorização e reconhecimento da Guarda”, frisou.

Honra frente aos desafios

Aprovada em 1º lugar no curso de formação, a nova guarda civil Ana Paula Gondim encara esta nova etapa de sua vida como um desafio, mas também como uma grande honra em poder fazer parte da Guarda Civil Municipal. Com nota 96,4, a jovem destacou a importância de estar na linha de frente da política de segurança comunitária.

“Estar atuando na segurança pública é um grande desafio, mas também é um privilégio ter feito este curso de formação e hoje me encontro preparada para defender e cuidar dos cidadãos de nossa capital. Então, é um desafio, mas algo prazeroso, pois aprendemos a respeitar esta instituição que tanto nos ensinou, não só princípios de trabalho físico, mas também de ideais filosóficos, e outras questões que hoje nos faz novas pessoas”, disse.

Também membro dos 80 novos guardas civis, Daniel Silva lembrou-se das dificuldades encontradas desde o início, com o concurso público, e que agora se encerra um ciclo para que outro se inicie. “Viemos de uma série de concursos públicos prestados e agora conseguimos lograr êxito. Desde os exames, foi uma jornada difícil, e até a academia, que foram quatro meses de muito aprendizado que servirão pelo resto da carreira”.

Efetivo – Com o novo efetivo, a escala de serviço diária dos guardas civis vai saltar de 30 para até 45. Além disso, a partir da próxima semana serão convocados mais 80 aprovados no concurso público de 2014, que após o curso de formação vão compor a tropa, chegando a 409 homens e mulheres na Guarda Civil Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário