Seguidores

sábado, 1 de janeiro de 2011

GUARDA MUNICIPAL SUA POLÍCIA ADMINISTRATIVA

Prefeito e presidente do COI inauguram o Centro de Operações Rio

Local será responsável por planejar operações na cidade, atuar em situações de emergências e em grandes eventos

31/12/2010

J.P. Engelbrecht
O prefeito Eduardo Paes inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 31, o Centro de Operações Rio – uma espécie de quartel general da Prefeitura, que integra cerca de 30 órgãos municipais e concessionárias, e já entrará em funcionamento neste Réveillon. Projeto pioneiro no Brasil e fundamental para a organização de eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o moderno centro iniciou sua operação na presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. Também participaram da inauguração o diretor de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli; a presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Nawal El Moutawakel; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e secretários municipais.



Durante a apresentação de funcionamento do Centro de Operações, Paes disse que o Rio tomou rumo depois que ganhou as Olimpíadas.



Beth Santos
- Esse Centro de Operações permite que tenha gente olhando 24 horas por todos os cantos da cidade. A gente tem que cuidar da cidade e acho que a Prefeitura deu o primeiro passo para isso.Vamos cada vez mais incrementar esse Centro. Não tenho dúvida que isso vai mudar, aos poucos, a qualidade de vida dos cariocas.



Localizado na Cidade Nova, o Centro de Operações Rio vai monitorar e otimizar o funcionamento da cidade, além de antecipar soluções e minimizar as ocorrências, alertando aos setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências como chuvas fortes, acidentes de trânsito e deslizamentos.




J.P. Engelbrecht
O prefeito comentou a importância de mostrar o novo Centro de Operações e as obras em andamento para os Jogos Olímpicos às autoridades internacionais.



- É importante que eles entendam que o Rio vai estar pronto para as Olimpíadas. Nós estamos avançados no calendário. Nunca antes na história dos Jogos Olímpicos uma Vila Olímpica começou a ser construída com tanta antecedência, o concurso do Parque Olímpico, o metrô da linha 4, o BRT – Transoeste e o Centro de Operações. Ou seja, é um momento fantástico dessa cidade, um momento de virada.



Desenvolvido em parceria com a IBM, o QG da Prefeitura é o primeiro do planeta na linha mundial de Cidades Inteligentes que integra todas as etapas de um gerenciamento de crise: desde a antecipação, mitigação e preparação, até a resposta imediata aos eventos e realimentação do sistema com novas informações que podem ser usadas em futuros casos. O acordo entre a IBM e a Prefeitura prevê o desenvolvimento de um inédito sistema de Previsão de Meteorologia de Alta Resolução (PMAR), que pode prever chuvas fortes com até 48 horas de antecedência e que ficará pronto até o primeiro semestre de 2011. O novo radar meteorológico adquirido recentemente pela Prefeitura também será uma das fontes de informação para o sistema integrado.



J.P. Engelbrecht
No Centro de Operações, 400 profissionais trabalharão, diariamente, em três turnos, além de uma equipe de jornalistas que transmitirá as informações à imprensa e à população em tempo real, através de três boletins diários (6h, 11h e 18h). Outra ferramenta importante na divulgação das informações é o twitter www.twitter.com/operacoesrio. Em caso de grandes eventos ou situações de emergência, boletins especiais serão enviados a todo o momento. 
 


Todas as informações da cidade recebidas no Centro serão tratadas e geradas por 300 monitores espalhados em 100 salas. A Sala de Controle, centro de inteligência do projeto, possui o maior telão da América Latina, com 80 metros quadrados, de onde mais de 70 controladores irão monitorar a cidade em tempo integral. Na Sala de Crise haverá um sistema de telepresença para agilizar a tomada de decisões em situações de emergência. Neste espaço será possível realizar reuniões virtuais com funcionalidade avançadas de áudio e vídeo, garantindo a participação de mais de 40 salas de reuniões ao mesmo tempo. 
 


J.P. Engelbrecht
Entre os órgãos municipais que participam do novo Centro de Controle estão a Defesa Civil, CET-Rio, Geo-Rio, Rio Águas, Rioluz, Guarda Municipal, Comlurb, Iplan Rio, secretarias municipais da Ordem Pública, de Conservação, de Saúde, de Assistência Social, de Meio Ambiente, de Educação, de Habitação e Riotur. Além disso, também estão integrados ao projeto a CEG, a Cedae, a Light, o Metrô, a Supervia, a Rio Ônibus, a Ponte Rio - Niterói e a Lamsa.http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1423101



Texto: Anna Beatriz Cunha

Fotos: Beth Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário