Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Guarda Municipal terá novo concurso com 308 vagas

Guarda Municipal terá novo concurso com 308 vagas

Prefeitura do Rio também retomará a convocação de aprovados em seleção parada

POR ALINE SALGADO
Rio - Após 11 meses de indefinições, enfim os candidatos do concurso da Guarda Municipal do Rio, de 2008, podem ter as esperanças renovadas. Em entrevista exclusiva aO DIA, o secretário municipal de Administração, Paulo Jobim Filho, assegurou que a seleção — que parou na fase de treinamento — terá continuidade logo no primeiro semestre do ano que vem. Jobim antecipou ainda que finaliza os últimos detalhes do edital de um novo concurso, a ser aberto em novembro. A oferta será de 308 vagas, para o setor administrativo, a todos os níveis.

Com ganhos que variam de R$ 703,64 a R$ 1.467,95, a nova seleção vai contar com 168 chances a profissionais de Nível Fundamental (oito de auxiliar de serviços gerais e 160 de auxiliar administrativo), 113 vagas para Nível Médio e Técnico — quatro de técnico emContabilidade, cinco de técnico em Eletrônica, seis de técnico em Telecomunicações e 98 de agente administrativo. Haverá ainda 27 vagas a graduados em Biblioteconomia (uma), Contabilidade (duas), Pedagogia (três), Psicologia (quatro), Tecnólogo de Gestão em Telecomunicações (quatro), Administração (quatro), Direito (quatro) e Serviço Social (cinco).

A dica é não perder tempo e começar a se organizar. Com calendário em mãos, o candidato deve começar a elaborar planilha de estudos para se dedicar ao concurso. É bom não esquecer de reservar, pelo menos, um dia para o descanso. É fundamental para que o cérebro recomponha as energias.

O segundo passo é estudar as matérias básicas de cada cargo. Quem orienta é o diretorPedagógico da Academia do Concurso Público, Paulo Estrella. “Candidatos de Nível Fundamental podem se debruçar no Português, dando atenção às regras de gramática e realizando exercícios de interpretação de texto. Quem pensa em disputar as vagas de Níveis Médio e Superior, além do Português, Direito Administrativo e Constitucional são frequentes nas provas. Os que vão concorrer ao cargo de agente devem estudar Informática”, sugere.

Candidatos de Nível Médio devem refazer provas antigas da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). Já para os de Superior, a dica é ficar de olho no site da Esaf (www.esaf.fazenda.gov.br).

TREINAMENTO RECOMEÇA NO INÍCIO DE 2011

Paulo Jobim Filho, secretário municipal de Administração

Com um concurso para mil vagas, a Guarda Municipal do Rio mobilizou, há dois anos, mais de 23 mil interessados. Em 2009, 500 candidatos aprovados nos exames intelectuais e físicos estavam aptos a iniciar curso de formação, previsto para começar em 5 de janeiro deste ano. Mas, em dezembro, a terceira etapa foi suspensa para reformulação, já que o órgão, por lei municipal, se transformava em autarquia e a carreira de celetista passava para o regime estatutário. Segundo o Artigo 34 do projeto de lei, o novo quadro da corporação será de 10 mil guardas. Hoje, há cerca de 5.200 em atuação nas ruas. Secretário de Administração, Paulo Jobim Filho, prefere não arriscar os número de candidatos que serão convocados para a etapa de treinamento. Mas, ele assegura que em breve o concurso prosseguirá, normalmente. 

1. Os candidatos podem ter esperanças de serem chamados?
— Eles devem ficar tranquilos. A Administração está ansiosa em prosseguir com o concurso. Esta seleção é de alta prioridade. Mas, para se fazer bem feito, temos de reexaminar materiais didáticos e programa de capacitação desses profissionais. E isso, muitas vezes, demora.

2. Há uma data para as convocações?
— A nossa expectativa é que, já no primeiro semestre do ano que vem, eles voltem a treinar. O concurso não foi abandonado. 

3. A longa espera está relacionada a mudanças na estrutura administrativa da Guarda? O que tem sido feito sobre a capacitação dos profissionais?
— O que houve foi um freio de arrumação. Uma mudança grande na Guarda, na passagem de empregado para funcionários da autarquia. Mudou-se o regime jurídico e, com isso, houve modificações de código de disciplina e reestruturação da própria Guarda. É todo um processo complexo, que perpassa pela nova capacitação que será dada a esses servidores.

4. Os novos concursados receberão treinamento diferenciado? A prefeitura pensa em adequar a formação dos guardas ao novo posicionamento do Rio frente ao cenário internacional?
— Sim. Nesse sentido, a Copa do Mundo, de 2014, e as Olimpíadas, em 2016, são levadas em consideração dentro do processo de reestruturação da Guarda. O que se está fazendo não é algo periférico. A rigor há toda uma reformulação, visando novos desafios que a cidade enfrentará e aquilo que ela precisa e precisará. É com essa visão de futuro que vamos preparar esses profissionais. Com muito critério, conteúdo diferenciado, materiais interessantes e provocativos.Fonte:http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/10/guarda_municipal_tera_novo_concurso_com_308_vagas_119390.htmlcapturado dia 25 de outubro de 2010 às 05:41.

Secretaria da Ordem Pública instalará câmeras fixas para coibir ...
O Globo
RIO - A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) estuda a instalação de câmeras fixas para dar apoio ao trabalho da Guarda Municipal no combate aos ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »

O Globo
Acidente deixa três feridos na Taquara
R7
Mais cedo, às 12h15, dois veículos colidiram na rua Barata Ribeiro, em Copacabana, zona sul da cidade. A CET-Rio ea Guarda Municipal liberaram a via.
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Cartas de Leitores: Insegurança e risco de vida na Cidade Nova
O Dia Online
... de 82 anos foi brutalmente espancado em assalto na Rua Júlio do Carmo, bem próximo ao portão da prefeitura, onde há duas guaritas da Guarda Municipal...
Veja todos os artigos sobre este tópico »

Colaboração: Blog Policia Municipal
Administrador GM André
Contato: 7873-9074 ID 98*112066

Nenhum comentário:

Postar um comentário