Seguidores

terça-feira, 27 de março de 2012

Os agentes da Guarda Municipal de Fortaleza paralisaram as atividades.


Guardas Municipais também pediram o direito ao uso de armas de fogo em greve realizada em 2009
MARÍLIA CAMELO
Os agentes da Guarda Municipal de Fortaleza paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (26) para a realização de um protesto, em frente à sede do órgão, que cobra o direito ao uso de armas de fogo e de coletes à prova de bala.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais (Sindiguardas-CE), Márcio Cruz, a manifestação é um apelo à Prefeitura para que seja firmado um convênio com a Polícia Federal. "Não dá para fazer segurança do patrimônio público sem armas de fogo. Essa é uma reivindicação que nós cobramos há mais de dois anos", diz.
Cruz não descartou a possibilidade de greve, caso essas reivindicações não sejam atendidas. Ele revelou, após reunião com a Prefeitura, que outra paralisação acontecerá na terça-feira (27) em frente à Câmara Municipal.
Violência
Dois guardas municipais foram feitos de reféns em assalto na Câmara Municipal de Fortalezano último domingo (25). Um quadrilha armada invadiu a Câmara, abriu os caixas eletrônicos e roubou todo o dinheiro que havia nas gavetas.
Outros dois guardas foram baledos no terminal do Antônio Bezerra também no domingo. O Ronda do Quarteirão informou que os tiros foram disparados por um grupo de torcedores do Ceará, que conseguiu fugir após a ação.

Nota da Prefeitura de FortalezaA Prefeitura de Fortaleza enviou em nota a posição da gestão em relação ao protesto realizado pela Guarda Municipal. O órgão ressalta que o Ministério da Justiça não recomenda o uso de armas letais, mas reconhece que a gestão pode  futuramente adotar o uso destes equipamentos.

Confira a  nota na íntegra
"A assessoria de comunicação da Guarda Municipal de Fortaleza informa que a posição da Prefeitura de Fortaleza a respeito do uso de armas de fogo por guardas municipais não está previsto, pois é incentivado pelo Ministério da Justiça e permitido pela gestão somente o uso de armas semi letais, como espargidor (spray de pimenta), tonfa (cassetete), pistola elétrica. 

A direção da instituição admite que atualmente as Guardas Municipais no Brasil tem adotado o uso de armas letais, é uma tendência crescente nos últimos dois anos, e que não impede futuramente a gestão adotar o uso dos equipamentos, sendo uma posição que irá impactar na cidade. 

Atualmente são utilizadas 50 pistolas elétricas, mas esse número aumentará assim que a licitação da capacitação para 1.000 agentes for concluída, passando assim, para 320 tasers."

Nenhum comentário:

Postar um comentário