Seguidores

domingo, 22 de janeiro de 2012

Participaram da ação agentes da Seop da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), Subsecretaria de Operações (Subop) e Grupo de Ações Especiais (GAE). A operação contou ainda com o apoio da Guarda Municipal.

Operação leva à delegacia 21 pessoas que urinavam na rua em desfile no Centro

Rio - A operação de combate à desordem realizada por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), com apoio de guardas municipais, na noite deste sábado, durante o desfile pré-carnavalesco do bloco das Carmelitas, na Praça Tiradentes, Centro, encaminhou para a delegacia 21 pessoas que urinavam na rua - entre elas uma mulher. Todos os detidos foram levados para a 5ª DP (Mem de Sá).
No feriado de sexta-feira, outros três mijões foram levados para a 12ª DP (Copacabana) durante o desfile pré-carnavalesco do bloco Boca Maldita, em Copacabana.
"O xixi na rua é uma questão puramente educacional que precisa ser revertida, assim como os carros estacionados em cima das calçadas, o lixo jogado nas ruas e tantas outras irregularidades que atingem em cheio o bem comum. Não vamos dar trégua a esse ato de desamor ao Rio", disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2012/1/operacao_leva_a_delegacia_21_pessoas_que_urinavam_na_rua_em_desfile_no_centro_220083.html

Mesmo com o planejamento anunciado pela Prefeitura, o primeiro final de semana dos blocos nas ruas foi repleto de reclamações, como a falta de banheiros químicos23.01.12 às 00h57

Rio - O esquenta para o Carnaval de rua do Rio, que começou no último fim de semana, já deu uma prévia do que o público vai enfrentar nos dias oficiais de folia. Apesar de a Prefeitura ter anunciado a instalação de 15 mil banheiros químicos e o aumento no efetivo da Guarda Municipal, a realidade mostrou que a situação ainda é precária.
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Na Avenida Mem de Sá, Centro, o bloco Tião dos Embaixadores da Folia prejudicou o trânsito, causando engarrafamento e revolta dos motoristas | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Com cerca de mil foliões, o bloco Tião dos Embaixadores da Folia — que sai da Rua Gomes Freire, passa pelas Rua da Relação e Av. Mem de Sá — abriu a temporada dedesfiles na sexta-feira causando problemas no tráfego da região. Apesar do efetivo reforçado da Guarda Municipal, motoristas que circulavam pelo Centro enfrentaram mais de 30 minutos de retenção em pequenos trajetos.
“Não tem nenhuma sinalização. Os guardas atuam apenas onde há os bloqueios. Deveriam sinalizar nas ruas de acesso ao bloco, assim não teríamos que encarar isso. Estou parado há mais de meia hora na Mem de Sá”, reclamou o caixa Alison Silva, 19.
No mesmo bloco, a falta de banheiros químicos causou reclamações. “O bloco é bem familiar. Mas não ter um banheiro é absurdo. Ainda mais com tantos ambulantes vendendo bebida”, queixou-se a professora Daniela Moreira, 27.
Mesmo com oferta de banheiros, o bloco Boca Maldita, que concentra na Praça Demétrio Ribeiro, em Copacabana, e reuniu cerca de 700 foliões, também apresentou problemas.“São poucos banheiros para o público”, reclamou a advogada Camile Gomes, 34.
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Dois foliões do bloco Tião dos Embaixadores da Folia, que não tinha banheiros químicos, urinaram na rua | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Na sexta-feira, Agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) detiveram três foliões do Boca Maldita, levados para 12ª DP (Copacabana). No sábado, mais 21 mijões, entre eles uma mulher, foram encaminhados para a 5ª DP (Mem de Sá).
Prefeitura: 15 mil banheiros
A prefeitura do Rio havia divulgado como planejamento para o Carnaval de rua a instalação de 15 mil banheiros químicos para que os foliões não fizessem xixi na rua, além de 80 UTIs móveis e mil orientadores de trânsito. Foram estabelecidas também novas regras para o tamanho dos carros de som, para evitar acidentes, como o que matou uma foliã ano passado.
Ricardo Sarmento Costa, diretor da Sebastiana, informou em entrevista para O DIA que a frequência deve aumentar nos 12 blocos tradicionais do grupo, mas que acredita que este ano a organização será maior.
Fonte: O DIA ONLINE-RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário