Seguidores

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

´Guarda Municipal ocorrência pelo Brasil

MP de São Paulo abre investigação sobre operação na cracolândia

SÃO PAULO - O Ministério Público (MP) de São Paulo instaurou nesta terça-feira (10) um inquérito civil para apurar as razões que levaram a uma operação policial na região da cracolândia, no centro capital paulista. Desde terça-feira (3) da semana passada, a Polícia Militar (PM), acompanhada da Guarda Civil Metropolitana (GCM), ocupou as ruas onde se fumava crack livremente para acabar com o tráfico e uso de drogas no local.


Para o Ministério Público, a ação não conseguiu atacar as raízes do problema e apenas espalhou os viciados por outras regiões da cidade. "Colocando-os de modo inacessível aos agentes de abordagem social", segundo o promotor de Direitos Humanos e Inclusão Social , Eduardo Ferreira Valério.


Para o promotor, da maneira como a ação está sendo conduzida, não há enfrentamento efetivo do crime na região, além de causar sofrimento desnecessário aos usuários de drogas. Valério apontou como principal problema da ação a "falta de articulação com os demais órgãos da prefeitura e do próprio estado, sobretudo no que se refere a assistência social e saúde".


Ele criticou ainda a truculência da força policial. "Não é possível imaginar que essa operação à base de cavalos, gás lacrimogêneo, balas de borracha, dor e sofrimento vai fazer cessar o tráfico na cidade de São Paulo".


O inquérito assinado também pelas promotorias de Direitos Humanos e Saúde, Infância e Juventude e Habitação e Urbanismo vai ouvir pelo menos nove pessoas. Estão incluídos na lista os responsáveis pela operação policial e autoridades das áreas de saúde, assistência social e habitação dos governo estadual e municipal.


O último balanço da Operação Integrada Centro Legal divulgado hoje, às 11h, diz que até agora foram feitas 23 prisões, 25 recapturas de condenados, apreendidos 447 gramas de crack e 28 internações.
http://www.dci.com.br/MP-de-Sao-Paulo-abre-investigacao-sobre-operacao-na-cracolandia-8-405617.html
10/01/2012 - 13h57m - Terça-feira
Civil e GM estouram ponto de drogas em Itupeva

Jornal de Itupeva
A droga e o dinheiro foram apreendidos pela polícia.Uma operação desenvolvida pela Polícia Civil, Guarda Municipal de Itupeva e Canil da Guarda Municipal de Jundiaí resultou na apreensão de 119 pedras de crack.

Com ajuda de cães farejadores, a polícia ainda encontrou R$ 4.355, enterrados no interior da Chácara Santa Cecília, localizada na Estrada Municipal Alfredo Vaz Cerquinho, principal acesso ao Parque dos Cafezais. Uma mulher, caseira da chácara, foi presa. Seu marido, acusado de ser o responsável pelo tráfico de drogas no local, conseguiu fugir.

Já há alguns meses, a polícia monitorava e investigava a prática do tráfico de entorpecentes no local, porém, na tarde de quarta-feira, dia 28, a equipe da investigadora chefe, Carla Branco, composta pelos policiais Wilson, Orlando, Junior, Rodrigues e Maicon, que contaram com o apoio dos guardas municipais Oliveira, Lambert e Roseira, e também com a equipe do canil da GM de Jundiaí, GMs Daniel, Vaz, Baldri e Brito (cachorros Athon e Zyon), foram checar as denúncias e lograram êxito em prender uma mulher, acusada de tráfico.

O dinheiro e as drogas foram apresentados à Delegacia de Polícia de Itupeva, onde a autoridade policial, Fernando Iwanaga, após cientificar dos fatos, ratificou a voz de prisão da mulher, sendo determinado o seu recolhimento à Cadeia Feminina de Itupeva, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A polícia ainda procura pelo fugitivo e outras pessoas estão sendo investigadas. Esta não é a primeira vez que policiais flagram a prática de tráfico na Chácara Santa Cecília, conhecido ponto de tráfico da cidade. O imóvel é de propriedade de um renomado psiquiatra forense do Brasil.http://www.jornaldeitupeva.com.br/noticia.php?id=120110135718

Nenhum comentário:

Postar um comentário