Seguidores

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Méier, Madureira e Campo Grande terão Unidades de Ordem Púlbica neste semestre

Replicado por administrador do Blog 


Polícia Municipal 24 horas

POR CHRISTINA NASCIMENTO
Rio - O subúrbio vai ganhar duas Unidades de Ordem Pública (UOP), no Méier e em Madureira, e a Zona Oeste receberá uma, em Campo Grande, ainda neste primeiro semestre. Os novos ‘quartéis’ de fiscalização urbana se somarão aos da Tijuca, Centro, Leblon e Ipanema, cujas estatísticas apontam para efeitos que vão além do ordenamento. No Leblon, por exemplo, após a instalação da unidade, o número de roubo a pedestres caiu 35% segundo dados do batalhão da Polícia Militar local.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Estacionamento sobre as calçadas, como na Rua Barão de São Borja, no Méier, será reprimido pela UOP | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
A primeira UOP da nova leva será a do Méier, onde um dos principais problemas é o descumprimento dos horários de carga e descarga, além da ocupação irregular de calçadas. Nas ruas Dias da Cruz, 24 de Maio e Santa Fé, mesmo nas férias escolares, o trânsito é caótico. Para o presidente da associação de moradores do bairro, Jorge Barata, a UOP, que atuará 24 horas por dia, é esperança de melhorias para o bairro. “A gente já tinha pedido isso à prefeitura”, disse.
Bairro mais populoso do Rio, com cerca de 330 mil habitantes, Campo Grande também concentra ambulantes. A presença permanente de mais guardas promete mudar o visual de algumas ruas. “Para andar pelas calçadas, a gente quase pisa nos vendedores”, reclama a dona de casa Maria Clara Silveira, 54. Recolhimento de moradores de rua também está entre as atribuições da UOP.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Moradores de rua tomam calçada na Avenida Edgard Romero, em Madureira | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Em Madureira, a prefeitura estuda instalar a sede da UOP no Largo do Campinho, e no Parque de Madureira. “A simples presença da Guarda Municipal proporciona mais segurança”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Alex Costa. “Não é só um choque, é uma corrente elétrica. UOP é permanente”, diz Eduardo Paes.
Nova unidade em Botafogo
Antes de chegar ao subúrbio, a UOP terá mais uma sede na Zona Sul. No próximo dia 24, será inaugurada uma na Rua da Bambina, em Botafogo, que será responsável por cobrir toda área de Copacabana também. “Apesar de ficar em outro bairro, há uma proximidade que vai permitir o fácil deslocamento dos agentes”, disse o secretário Alex Costa.
Segundo ele, Catete, Glória e Flamengo também vão ganhar instalações de Choque de Ordem permanente, mas será uma única sede para os três bairros.
No Leblon, os efeitos da fiscalização permanente já aparecem. Entre outubro e dezembro, foram mais de mil multas de trânsito emitidas pela guarda, cerca de 500 quilos de alimentos perecíveis apreendidos com ambulantes. Em Ipanema, em 15 dias de atuação, foram 89 veículos rebocados e 1.842 multas emitidas.
Fonte: O DIA NOLINE-RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário