Seguidores

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Guarda Civil Municipal proporciona segurança em Araruama

O posto 24 horas no Parque Hotel faz parte do conjunto de ações que visam melhorar a segurança no município (Foto: Marcelo Fiqueiredo/Ascom)
Patrulhamento de bicicleta na orla, atuação no trânsito e em patrimônios públicos, além de grupamento de cães, GTO (Grupamento Tático Operacional) e Posto 24 horas. Essas têm sido algumas das estratégias da Secretaria de Segurança e Ordem Pública para levar mais segurança e qualidade de vida para população araruamense.
"A Guarda Civil de Araruama tem sido decisiva na solução de alguns crimes no município, auxiliando as polícias militar e civil em ações ostensivas no combate a criminalidade e ao tráfico de drogas", disse o secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Marcio Oliveira.
Hoje a Guarda Civil Municipal é formada por 220 agentes, que atuam em todos os distritos da cidade, com 55 guardas por plantão. Quem caminha pela orla do Centro durante o dia ou a noite sente mais segurança com a presença dos agentes que circulam de bicicleta para evitar furtos e uso de drogas.
Carros e equipamentos garantem melhor apoio da guarda nas ações de segurança do município (Foto: Flávio Delazari/Ascom)Carros e equipamentos garantem melhor apoio da
guarda nas ações de segurança do município
(Foto: Flávio Delazari/Ascom)
Moradora da cidade do Rio de Janeiro, Neslie Lobão, disse que evita caminhar com celular nas praias da capital fluminense.
"A presença constante dos Guardas Municipais traz uma sensação de segurança onde posso caminhar tranquilamente na orla, sem medo de assaltos. Quem dera que no Rio de Janeiro tivesse a mesma segurança que encontrei aqui em Araruama", contou.
Existente há 23 anos, o Grupamento de Cães vem recebendo investimentos nos últimos dois anos e chamando a atenção no município. De acordo com o inspetor Silvestre, responsável pelo treinamento com cães, atualmente o canil conta com cerca de 10 cães das raças Pastor Alemão e Rottweiler.
"Os cães são treinados constantemente para trabalhar na área de proteção, apresentações em escolas e desfiles, mostrando obediência e agilidade. Atuam no faro para detectar drogas. E também na parte social, já que são dóceis e adoram o convívio com os seres humanos, atuando em serviços humanitários", disse.
A segurança na orla conta com bicicletas que melhoram a mobilidade dos guardas (Foto: Flávio Delazari/Ascom)A segurança na orla conta com bicicletas que melhoram
a mobilidade dos guardas (Foto: Flávio Delazari/Ascom)
Há cerca de dois meses a Prefeitura de Araruama inaugurou o Posto 24 Horas da Guarda Civil, no bairro Parque Hotel, onde também funciona o Grupo Tático Operacional (GTO). Segundo o Comandante do GTO, Wilson Ferreira, o objetivo é proporcionar mais segurança para a população, combatendo a criminalidade e inibindo a ação de criminosos.
"O GTO conta com 13 agentes que desempenham trabalho diferenciado, contando com veículos apropriados, além de um carro elétrico para guarda e monitoramento da Praça Antônio Raposo e adjacências", contou.
Angelino Barata é morador do bairro Parque Hotel há 21 anos e conta que o Posto 24 horas trouxe tranquilidade e paz para os moradores do bairro.
"Os moradores já sentiram o efeito da segurança. Praticamente triplicou o número de pessoas andando pelas ruas do bairro de dia e de noite. Antes muitos traficantes e usuários de drogas invadiam a área do antigo camping no bairro. Hoje, já não acontece mais e as pessoas já ficam mais seguras para fazer caminhadas no local", comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário