Seguidores

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

'Absurdo', diz Fortunati após proposta da BM de uso de guardas municipais BM propôs ação conjunta com a Guarda Municipal para frear violência. Prefeito da capital pediu reunião com governador Sartori sobre segurança.

José Fortunati falou sobre o tema nas redes sociais (Foto: Luciane Lanes/PMPA)José Fortunati falou sobre o tema nas redes
sociais (Foto: Luciane Lanes/PMPA)
Conforme Fortunati, que falou sobre o assunto nesta quarta-feira (9) nas redes sociais, para que isso fosse possível teriam que ser deslocados os guardas municipais que protegem espaços como postos de saúde, hospitais e escolas. Segundo ele, há um déficit no número de guardas municipais. Cerca de 500 profissionais hoje cumprem a função.
"Temos um número insuficiente de guardas para atender a população e proteger os locais em Porto Alegre. Com a crise é impossível contratar mais", escreveu o prefeito. "Retirar os GM [guardas municipais] das escolas e postos de saúde seria um grande absurdo e temeridade. Tenho a convicção de que enquanto não se resolve a questão salarial é necessário pedir apoio à Força Nacional. A normalidade só irá voltar quando o Estado tiver condições de pagar à integralidade dos salários", completou Fortunati em seu perfil no microblog Twitter.
Fortunati se manifestou logo após a solenidade que marcou a assinatura do contrato com o consórcio vencedor da licitação para a revitalização da orla do Guaíba.
Enquanto não se resolve a questão salarial, é necessário pedir apoio à Força Nacional"
Prefeito Fortunati, sobre segurança na capital
A sensação de insegurança capital aumentou nas últimas semanas, segundo moradores de regiões mais afetadas. Em entrevista à Rádio Gaúcha na terça-feira (8), o prefeito da capital, José Fortunati, reconheceu o que chamou de “período bastante problemático” na cidade.
Diante do policiamento ostensivo reduzido devido à paralisação dos servidores estaduais, motivada pelos parcelamentos dos salários, Fortunati solicitou uma reunião com o governador Sartori. Ele adiantou que irá pedir o reforço do efetivo. A data para o encontro, porém, ainda não foi definida. Na ocasião, ele defendeu a presença do Exército e da Força Nacional nas ruas.
À tarde, o secretário estadual da Segurança Pública Wantuir Jacini se reuniu com os chefes e diretores da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Superintendência de Serviços Penitenciários. No encontro, foi proposto o aprimoramento do trabalho integrado com o município, especialmente com a Guarda Municipal, “visando promover ações conjuntas e com efetividade”, segundo nota divulgada.
De acordo com a SSP, as ações são de caráter imediato e de curto prazo. O trabalho seria realizado em parceira entre a Brigada Militar, por meio do Comando do Policiamento da Capital e a Guarda Municipal de Porto Alegre. A reunião contou ainda com a participação do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, e com o chefe de equipe operacional da Guarda Municipal, Carlos Fogasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário