Seguidores

sábado, 2 de maio de 2015

Guardas Municipais de Caxias param atividades e denunciam falta de estrutura na corporação

RIO - Guardas municipais de Duque de Caxias, que paralisaram as atividades por 24 horas nesta terça-feira, protestaram à tarde na cidade, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, na Praça Roberto Silveira e em frente à sede da corporação. A manifestação teve a adesão de aproximadamente 50 agentes, segundo a categoria, que denunciavam problemas como viaturas sucateadas e falta de efetivo para servir a população. Em um folheto distribuído durante passeata, os agentes, que são concursados, alertavam ainda que o órgão não tem linha telefônica nem rádios de comunicação.
Os guardas de Caxias também alegam que as equipes são insuficientes para atuar em escolas e creches municipais, além de monitorar o trânsito da região. A falta de um plano de carreira, que segundo os profissionais teria sido promessa de campanha da atual administração, também não saiu do papel, gerando insatisfação na categoria.
Procurada, a prefeitura de Caxias informou em nota, por meio de sua Secretaria de Defesa Civil e Políticas de Segurança, que tem negociado com representantes da Guarda Municipal, com o objetivo de atender as reivindicações da categoria. Nesta terça-feira, segundo o órgão, foi realizada uma nova reunião com 30 guardas, além integrantes do sindicato. Ao final do encontro, ficou agendado um próximo encontro, para 6 de maio.
Segundo o secretário de Defesa Civil e Políticas de Segurança, coronel Marcello Silva da Costa, 25% dos 272 guardas municipais em atividade aderiram ao movimento nesta terça-feira e, de acordo com ele, a adesão não prejudicou os serviços na cidade. Ele esclarece que a guarda da cidade foi incorporada nos quadros da secretaria de Defesa Civil e Políticas de Segurança, que vem procurando valorizar a corporação. Em três meses, segundo a nota da prefeitura, já foram entregues 3.140 peças de uniformes operacionais e estão em processo de licitação a compra de viaturas e equipamentos de segurança e de uso diário, além de estar em andamento a reforma das instalações da Guarda Municipal e a implantação de radiocomunicação.
A secretaria acrescenta que está em andamento nos órgãos competentes da prefeitura o Processo Administrativo que trata do plano de carreira da Guarda Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário