Seguidores

sábado, 2 de maio de 2015

01/05/2015 09h33 - Atualizado em 01/05/2015 09h33 Profissionais de segurança aprendem a usar armas não letais em curso

Qualificação acontece de 1º a 4 de maio da Facape.
Armamento compreende equipamento de choque e spray de pimenta.


Dispositivos Eletrônicos de incapacidade, conhecidos ppularmente por arma de choque (Foto: Amanda Franco/ G1)Dispositivos Eletrônicos de incapacidade, conhecidos poularmente por arma de choque (Foto: Amanda Franco/ G1)
Quase 70 profissionais de segurança de órgãos públicos, como a Guarda Municipal de Petrolina, no Sertão pernambucano, Juazeiro-BA e Agentes do Poder Judiciário participam nesta sexta-feira (1º) de um curso sobre a operação de armamentos não letais. A formação deverá qualificar quase 300 pessoas de várias cidades dos dois estados e acontece até a segunda-feira (4) no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).
Instrutor, Ricardo Fugante, mostra a arma de choque (Foto: Amanda Franco/ G1)Instrutor, Ricardo Fugante, mostra a arma de choque
(Foto: Amanda Franco/ G1)
O objetivo é mostrar como os profissionais de segurança podem garantir a proteção pessoal e pública, sem precisar do armamento letal, como as armas de fogo. De acordo com o responsável pelo curso, Ricardo Fugante, a capacitação torna prudente o uso do armamento. “Os dispositivos eletrônicos de incapacidade (arma de choque) e espargidores de gel ou espuma (spray de pimenta) têm objetivo de conter pessoas em surto e que estão contra a vida do agente e público. Ela incapacita o indivíduo sem trazer morte, desde que utilizada de forma correta”, explicou o instrutor.
“A agente não pode ficar alheio às atualizações. Este é um uso diferenciado da força sem cometer excessos”, disse um dos representantes da GM de Petrolina e coordenador do curso, Cícero. A Guarda Municipal de Petrolina já possui este tipo de amramento. “Já dispomos destas ferramentas, uma tecnologia usada na segurança que está em ascensão e o prioritário é que ela seja utilizada ao invés do armamento não letal”, explicou o secretário de Ordem Pública, Jenivaldo Santos.
Os agentes de proteção do Poder Judiciário, Fabiano dos Santos Costa explicou que para sua categoria já é permitido o uso de armas não letais. "Trabalhamos com segurança dos menores e esta é uma arma não letal, não mata. O curso é, justamente, para explicar a hora de usar e como utilizar”, disse.
Profissionais de segurança de cidade de Pernambuco e Bahia (Foto: Amanda Franco/ G1)Profissionais de segurança de cidade de Pernambuco e Bahia (Foto: Amanda Franco/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário