Seguidores

sábado, 2 de maio de 2015

GUARDA MUNICIPAL BRASIL Noticiais e ocorrências

Bandidos explodem caixas eletrônicos dentro da Guarda Municipal de Luziápolis

Terminais ficaram destruídos
Explosão deixou rastro de destruição na sede da Guarda

Uma ação ousada foi registrada na madrugada desta quinta-feira, 20, em Luziápolis, distrito de Campo Alegre, cidade a 94 quilômetros da capital alagoana. Um bando explodiu dois terminais de autoatendimento instalados na sede da guarda municipal da cidade. As informações dão conta que o bando seria composto por pelo menos oito elementos.
Durante a ação, os assaltantes teriam utilizado explosivos, o que deixou o rastro de destruição na sede da guarda. Não houve registro de veículos. A instituição financeira responsável pelos caixas, o Banco do Brasil, não informou o montante levado pelo bando.
Dois veículos, entre eles um Fox de cor branca, teriam participado da ação criminosa. A reportagem do Alagoas 24 horas entrou em contato com a delegacia de Luziápolis e foi informada que os levantamentos no local foram feitos pelo Pelopes e pela Seção de Assalto a Bancos da Polícia Civil de Alagoas.
http://www.alagoas24horas.com.br/889270/bandidos-explodem-caixas-dentro-da-guarda-municipal-de-luziapolis/

Atuação de guardas municipais é alvo de investigação do Ministério Público

Objetivo é fiscalizar atuação de agentes, principalmente em relação a moradores de rua

O Ministério Público em Mato Grosso do Sul (MPE) instaurou inquérito civil para fiscalizar a atuação e formação da Guarda Municipal em Campo Grande. O procedimento, aberto pela Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos, foi publicado no Diário Oficial do órgão desta quinta-feira (30).
De acordo com a publicação, o objetivo do inquérito é fiscalizar a atuação dos agentes da Guarda Municipal no que se refere ao respeito à dignidade e direitos humanos da população, em especial aos moradores de rua.
A Guarda Municipal, que foi concebida para proteger patrimônio, serviços e instalações do Município, passou por reformulações para integrar o Sistema de Segurança Pública da Capital e passou a fazer um trabalho de policiamento.
Além disso, os agentes também auxiliam a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) na fiscalização no trânsito da cidade, reduzindo a dependência da Polícia Militar para organizar o tráfego.
Sobre a formação, que também será fiscalizada, a Guarda Municipal havia informado que cerca de 200 homens e mulheres de seu efetivo são afastados dos postos de trabalho todos os meses para fazer cursos de reciclagem.
A reportagem entrou em contato com o comandante da Guarda Municipal, Valério Azambuja, mas as ligações não foram atendidas. A assessoria de imprensa da Guarda Municipal afirmou que ainda não foi notificada sobre o inquérito.
http://www.correiodoestado.com.br/cidades/ministerio-publico-instaura-inquerito-para-fiscalizar-atuacao-da/245450/

Guardas municipais treinam prevenção e combate a incêndio


Um grupo de 26 guardas municipais, sendo 18 de Curitiba e oito de Araucária, participa nesta quinta-feira (30) de um treinamento prático de prevenção e combate a incêndio. No total, o módulo tem 12 horas/aula, entre teoria e prática, e faz parte de um ciclo completo de formação obrigatório a todos os guardas municipais.
Há um ano e meio na corporação, o guarda Felipe Adriano Laurindo, que atua em Curitiba, falou sobre a importância de passar pela capacitação. “Vai muito além de um treinamento profissional. O conhecimento que adquirimos nos deixa mais preparados para a nossa vida em sociedade e pode ser utilizado, inclusive, pra evitar perdas humanas em muitas eventualidades que podem ocorrer em nosso dia a dia”, comentou Laurindo.
Um dos instrutores do curso de combate a incêndio, Ronaldo Suek, integrante da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, informou que a entrada em espaços confinados e a retirada de vítimas de uma construção que sofreu colapso são algumas das ações práticas realizadas pelos guardas no curso.
 “Eles aprendem ainda como proceder em casos de fumaça intensa, na evacuação de edifícios e como combater com extintores e hidrantes”, explicou Suek. O módulo de prevenção e combate a incêndio é realizado numa parceria entre a Guarda Municipal, a  Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e o Centro de Formação Cadenas, que funciona como um dos 34 núcleos comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) homologados pelo Município.
O ciclo completo de formação pelo qual os guardas municipais passam tem 720 horas/aula e vários módulos teóricos e práticos. Entre eles, Polícia Comunitária, Direitos Humanos e Primeiros Socorroshttps://www.bemparana.com.br/noticia/384318/guardas-municipais-treinam-prevencao-e-combate-a-incendio

Nenhum comentário:

Postar um comentário